quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

.: TV Brasil estreia série de entrevistas com pensadores


"Incertezas Críticas": TV Brasil estreia série de entrevistas com grandes pensadores contemporâneos. Produção nacional discute temas como sociedade, economia, política, cultura, arte e comportamento.

A série nacional "Incertezas Críticas" estreia nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, às 21h30. A produção nacional da Grifa Filmes entrevista grandes pensadores contemporâneos que discutem temas como sociedade, economia, política, cultural, arte e comportamento.

Os principais autores convidados são os sociólogos franceses Michel Maffesoli e Alain Touraine, o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky, o sociólogo norte-americano Richard Sennett, o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman.

O primeiro programa traz uma conversa com o escritor argentino, naturalizado canadense, Alberto Manguel, discípulo do mítico escritor Jorge Luis Borges.

Novidade da programação da TV Brasil, a série propõe uma reflexão sobre o mundo atual na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do tempo presente. Os principais autores que refletem sobre a sociedade contemporânea entrevistados na produção nacional da Grifa Filmes são os sociólogos franceses Michel Maffesoli e Alain Touraine, o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky, o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo e o sociólogo norte-americano Richard Sennett.

Em 13 de janeiro, a emissora exibiu o episódio de Incertezas Críticas com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman em tributo ao autor que faleceu no dia 9 daquele mês. Cada um dos 12 episódios de 26 minutos destaca um pensador, numa entrevista exclusiva gravada na sua residência ou escritório. O primeiro programa traz uma conversa com o escritor argentino, naturalizado canadense, Alberto Manguel.

Debate profundo, mas acessível
A proposta é discutir o mundo contemporâneo em diversas perspectivas como sociedade, economia, política, cultura, arte e comportamento. Em cada entrevista, o espectador pode ter uma introdução sobre o pensamento dos mais notáveis intelectuais da atualidade e descobrir como esses temas são abordados em suas obras.

As entrevistas foram conduzidas pelo diretor da série, Daniel Augusto, que também assina o roteiro e a edição de Incertezas Críticas. São programas que tratam de questões profundas, mas, ao mesmo tempo, de um modo acessível, para que o público possa pensar sobre a realidade mundial.

Produzida pela Grifa Filmes, a série Incertezas Críticas traz para a TV Brasil entrevistas com o sociólogo francês Alain Touraine; o escritor argentino, naturalizado canadense, Alberto Manguel; o cientista político francês Dominique Moisi; o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo; o urbanista norte-americano Mike Davis; o sociólogo francês Michel Maffesoli; o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky; o sociólogo norte-americano Richard Sennett; o historiador norte-americano Robert Darnton; o escritor paquistanês Tariq Ali; a ativista ambiental indiana Vandana Shiva; e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman.


Episódio de estreia
Romancista, ensaísta, tradutor e organizador de mais de uma dezena de antologias de literatura, o escritor Alberto Manguel é argentino, naturalizado canadense. Ele é o primeiro convidado da série "Incertezas Críticas" no ar para todo o país pela TV Brasil.

Na entrevista exclusiva, o autor fala sobre a noção do tempo narrativo. “A raça humana desenvolveu, há muitos anos, a possibilidade de imaginar o mundo. É como ter a experiência do mundo antes de vivê-la”, sugere.

Discípulo do escritor argentino Jorge Luis Borges, para quem lia em voz alta na juventude, Manguel é conhecido por obras como "Uma História da Leitura" (1996) e "Dicionário de Lugares Imaginários" (1980).

O autor da estreia conversa com a equipe do programa sobre a importância da literatura e a suposta morte do livro. Também comenta o que aprendeu com o mestre e sua relação com as dezenas de publicações que escreveu.

A nova obra de Alberto Manguel, “Uma História Natural da Curiosidade”, lançada ano passado, conta a trajetória de evolução da curiosidade através dos tempos, guiada por Dante Alighieri. O ex-colaborador de Borges destaca os labirintos e os perigos que estão associados ao desejo de saber. Atualmente, Alberto Manguel é o diretor da Biblioteca Nacional Mariano Moreno na Argentina.

"Incertezas Críticas"
Ficha Técnica 
Episódios: 12
Duração: 26 min.
Ano de produção: 2015
Classificação indicativa: livre
Produtora: Grifa Filmes
Direção: Daniel Augusto
Produção Executiva: Fernando Dias e Mauricio Dias
Direção de Fotografia: Jacob Solitrenick
Ideia original: Fernando Dias e Daniel Augusto
Roteiro: Daniel Augusto
Produção: Alessandra Tosi
Coordenação de Produção: Isabel Oliva

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.