sexta-feira, 31 de março de 2017

.: Bruno Seitras mostra a sua cara em Mundanas, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero*, em março de 2017.

Cenas do cotidiano foram a fonte de inspiração do jovem cantor e compositor Bruno Seitras para produzir o disco "Mundanas". Um trabalho musical que encontra diversas referências na nossa MPB.

O disco tem oito faixas e foi gravado de maneira independente. É uma obra onde o cotidiano é retratado de diferentes maneiras. Basta imaginar oito pessoas sentadas na mesa de um bar, depois de algumas bebidas, contando histórias interessantes de suas vidas.

As influências musicais de Bruno vêm de artistas nacionais, alguns clássicos, como Os Mutantes, Raul Seixas e Martinho da Vila. E outros estão em plena ascensão, como, o duo Antiprisma, a banda carioca Ventre e o rapper Criolo.

A voz é forte e melancólica em alguns momentos. Os arranjos têm uma certa predominância para o acústico, com ênfase no violão, que deve ter sido a matéria-prima principal utilizada para produzir as canções.

Há o ritmo soturno da canção Balançar e o experimentalismo de "Em Tua Vida", que começa como um samba-canção e depois entra em um arranjo instrumental inusitado, que remete ao rock progressivo dos anos 70. Possivelmente resultado do caldeirão de influências de Bruno Seitras. Utopia fala em desejar um mundo melhor para se viver. E isso é um desejo que todos nós sentimos, de uma certa forma.

O álbum contou com Julia Skinovsky cantando na música “Dora”. João Victor Caetano canta o final da faixa  “John”. Igor Stefano participa tocando piano nas faixas “John” e “Em Tua Vida”. A ilustração gráfica na capa e contracapa do disco é assinada por Mateus Capelo.

Mundanas é um disco conceitual. Não é um trabalho de fácil audição. Mas merece ter o seu espaço na mídia pela ousadia e coragem de produzir algo fora do padrão que é produzido nos dias de hoje. 

"Em Tua Vida"

"Balançar" 

"Utopia"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.