terça-feira, 14 de março de 2017

.: Cine Matilha apresenta produção nacional sobre grafite

Cine Matilha apresenta produção nacional sobre grafite e documentário concorrente ao Oscar 2017. "Olhar Instigado" retrata três artistas urbanos e a relação deles com a cidade. "Eu não sou seu negro" propõe uma reflexão a luta racial nos Estados Unidos



Com programação gratuita, o Cine Matilha tem como destaques deste mês "Olhar Instigado" e "Eu não sou seu Negro". "Olhar Instigado", produção da O2 dirigida por Chico Gomes e Felipe Lion, tem São Paulo como cenário. O espaço público e sua configuração e reconfiguração estão presentes no filme pela visão de três artistas e a atuação deles no cenário grafiteiro paulistano. 

Já "Eu não sou seu Negro", produção norte-americana dirigida por Raoul Peck e roteirizada por James Baldwin e Raoul Peck, é um documentário que parte da proposta original do esboço de um livro de Baldwin. Nele, o autor tem como mote as trajetórias de Malcom X, Martin Luther King e Medgar Evers para tratar das lutas raciais nos Estados Unidos. O filme retoma o manuscrito de Baldwin, que nunca publicou a obra e faleceu pouco tempo depois. Com narração de Samuel L. Jackson, Eu não sou negro traz um paralelo entre os anos 1960 e a atualidade, num profundo questionamento sobre avanços e retrocessos. 

De 15 a 18 de Março será a última semana de exibição do longa tunisiano, em homenagem ao mês das mulheres, Assim que abro meus olhos de Leyla Bouzid. O filme foi vencedor do Prêmio do Público no Festival de Veneza.   


Confira a programação do Cine Matilha (por filme)

Assim que abro meus olhos
Direção: Leyla Bouzid
Música composta por: Khyam Allami
Edição: Lilian Corbeille
Roteiro: Leyla Bouzid, Marie-Sophie Chambon

Verão de 2010 na Tunísia, alguns meses antes da Revolução. Farah, uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos. Indo contra a vontade da mãe, que conhece os tabus do país, Farah mergulha cada vez mais nesse mundo, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra em sua privacidade.

15 a 18 de Março (4ª feira a Sábado)
17h e 18h50
Olhar Instigado
Data de lançamento 9 de março de 2017 (1h 11min)
Direção: Chico Gomes, Felipe Lion
Elenco: Alexandre Orion, André "Pato" Monteiro, Bruno Locuras
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
Não recomendado para menores de 12 anos

São Paulo, capital econômica do Brasil, cidade de contradições, de paradoxos, um pedaço urbano de um país cujo espaço público é construído e estruturado através das divergências e convergências que existem entre seus habitantes. Neste contexto, três artistas buscam representar, através de suas artes, a maior cidade da América do Sul em todos os seus detalhes e particularidades.

15 a 18 de Março (4ª Feira a Sábado)
20h30 


22 a 24 de Março ( 4ª feira a 6ª feira)
20h30
"Eu não sou seu Negro"
Data de lançamento: 4 de fevereiro de 2017 (Brasil)
Direção: Raoul Peck
Indicações: Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, mais
Elenco: Samuel L. Jackson
Roteiro: James Baldwin, Raoul Peck
Produção: Raoul Peck, Rémi Grellety, Hébert Peck

Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, "Remember This House", relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.

22 a 24 de Março (4ª feira a 6ª Feira)
17h e 19h

25 de Março (Sábado)
15h e 20h

29 de Março a 01 de Abril ( 4ª feira a Sábado)
17h e 19h

05 a 08 de Abril ( 4ª feira a Sábado)
17h e 19h

Sobre o Cine Matilha: É um ambiente "pet-friendly" e recebe constantemente o público com seus animais de estimação. O espaço possui 68 lugares, além de 2 lugares para cadeirantes. 
Programação 100% Gratuita

Sobre a Matilha Cultural: Com sete anos completados em maio de 2016, a Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. Integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.

MATILHA CULTURAL - www.matilhacultural.com.br
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo - Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis. Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.