sexta-feira, 27 de outubro de 2017

.: Quando soltar a voz se torna a arte, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em outubro de 2017.

Nem todo ator ou atriz sabe cantar, assim como nem todo cantor ou cantora tem o dom de interpretar um personagem no cinema, na TV ou no teatro. Mas é fato que muitos atores e atrizes gostam de soltar a voz de vez em quando. E até conseguem alcançar em alguns casos o tão desejado sucesso de público e crítica. Vamos relembrar aqui algumas situações em que os representantes da arte de interpretar decidiram soltar a voz.

Bibi Ferreira
A eterna diva do teatro é um caso à parte. Já consagrada como a grande atriz do teatro, Bibi decidiu investir firme no sonho de cantar. Cantou canções de Edith Piaf, Frank Sinatra e Amália Rodrigues, sempre com uma maestria ímpar. E mesmo com a idade avançada – está com 95 anos – continua cantando maravilhosamente bem.

Elizângela
No ano de 1979, Elizângela (que recentemente atuou como a mãe da personagem Bibi Perigosa da novela "A Força do Querer") já era uma atriz de sucesso que atuava em novelas de TV e em peças de teatro. Surpreendendo a todos, ela emplacou um hit certeiro nas paradas com a canção dançante "Pertinho de Você". Foi seu único hit. Nos anos seguintes, ela preferiu se manter na carreira de atriz ao invés de investir na música.

Glória Pires
Glória Pires chegou a soltar a voz em algumas ocasiões nos anos 80. Uma delas foi com uma composição romântica feita pelo primeiro marido, o cantor Fábio Júnior ("Coração"). E em dueto com Oswaldo Montenegro, cantou a singela "Drops de Hortelã", com muita dignidade. Mas, assim como Elizângela, Glória sempre priorizou a carreira de atriz.

Cláúdia Ohana
Outro exemplo de atriz que acabou desempenhando o papel de cantora. Foi marcante a sua participação na novela Vamp, cantando canções de Roberto Carlos e dos Rolling Stones. 

Sylvia Massari
Sylvia Massari é o que costumamos chamar de cantriz. Seu alcance vocal é privilegiadíssimo e permite cantar até composições eruditas, como óperas, por exemplo

Sandra Bréa
Falecida em 2000, essa atriz se notabilizou pelos especiais de televisão produzidos ao lado do apresentador Miéle nos anos 70. Também soltou a voz no cinema, no filme República dos Assassinos, cantando a canção "Sob Medida", de Chico Buarque.

Daniel Boaventura
Este é um ator que depois de marcar presença em várias novelas, decidiu também investir na carreira musical, cantando desde Frank Sinatra até Roberto Carlos. E faz isso com muita competência.

Marjorie Estiano
Revelada pelo seriado Malhação, Marjorie sempre desenvolveu a carreira de atriz em paralelo a da música, uma sem interferir na outra. Em ambos os casos, ela obteve sucesso.

Marília Barbosa
Afastada há alguns anos da TV, esta atriz é uma cantora de mão cheia. Tem um alcance vocal invejável e um extremo bom gosto para escolher repertório ou revelar novos talentos como compositores.


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Meu Deeeeus!! Essa música da Elisângela eu sei muito bem, embora seja de antes de eu nascer. O videoclipe foi gravado no extinto parque de diversões, Playcenter!! Minha mãe sempre falava disso... Ao ver, fiquei arrepiada... Que saudade desse lugar!! Como minha mãe diz... Lá, eu fui tanto, desde quando estava na barriga dela. Amava o Playcenter!! Época maravilhosa foi a infância nos anos 80!!

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.