sexta-feira, 17 de novembro de 2017

.: "Manos e Minas" celebra a Consciência Negra com muito ritmo e poesia

O programa recebe a rapper e professora Preta-Rara e a cantora e compositora Naruna Costa. Vai ao ar na TV Cultura, às 19h30, com transmissão simultânea pelo YouTube


Está chegando o dia da Consciência Negra, marcado pela morte, em 1695, de um importante símbolo da resistência contra a violência à população negra no Brasil – o Zumbi dos Palmares. Para relembrar as lutas representadas pela data, o Manos e Minas deste sábado, dia 18 de novembro, traz uma edição repleta da poesia consciente da cantora e compositora paulistana Naruna Costa, além de um bate-papo cabeça com a rapper, professora de história, poetisa e modelo plus size Joyce Fernandes, mais conhecida como Preta-Rara, que leva muito ritmo à atração. Vai ao ar às 19h30, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo YouTube.

Como educadora, Preta-Rara entende a importância do debate dentro da sala de aula. No programa, ela fala sobre a importância da Lei 10.639, que tornou obrigatória a discussão sobre a história e a cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio, em 2003. Ela também avalia as dificuldades de implementação dessa medida, que incluem a escassez de referências de autores e autoras negras no cenário acadêmico.

A cantora ainda apresenta sua página no Facebook, #EuEmpregadaDosméstica, um espaço dedicado ao diálogo sobre as condições das empregadas domésticas no Brasil. Ela mostra como a profissão sofre com diversos resquícios do sistema escravocrata ao compartilhar suas experiências, já que também trabalhou como doméstica.

Durante a atração deste sábado, também é exibida reportagem de Rodnei Suguita, que entrevistou a fotógrafa Marcela Bonfim para entender seu projeto (Re)conhecendo a Amazônia Negra, exposição de fotos que retrata a população negra do maior bioma terrestre do Brasil. No trabalho, estão registradas populações quilombolas, afro-indígenas, barbadianas e imigrantes haitianos.

Serviço 
Exibição: sábado
Horário: 19h30
Duração: 1 hora

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.