sábado, 11 de novembro de 2017

.: "O azul entre o céu e a água" é o novo romance de Susan Abulhawa

“A história que Susan Abulhawa conta neste livro maravilhoso é dolorosa, mas impossível de ignorar. Através de quatro gerações e uma família palestina, O azul entre o céu e a água nos mostra como é pública a investida da história em cada pessoa, e como, ainda assim, esse ataque não consegue suplantar a experiência particular do luto ou do sentido secreto de erros.”   Teju Cole

“A autora lança a sorte de seus personagens enquanto os acompanha por episódios de traumas no Oriente Médio.”
— The Guardian


Palestina. O ano é 1947, e Beit Daras, uma vila tranquila rodeada por oliveiras, é o lar da família Baraka. A primogênita, Nazmiyeh, precisa cuidar da excêntrica mãe viúva, que tem fama de louca e uma tendência a sair vagando a esmo; Mahmoud, seu irmão, ajuda a cuidar da criação de abelhas da vila; e a irmã mais nova, Mariam, com os marcantes olhos de cores diferentes, passa seus dias escrevendo e conversando com amigos imaginários.

Quando forças israelenses surgem nos arredores da cidade, ninguém suspeita do terror que está prestes a acontecer. Logo a vila está em chamas. Entre fumaça e cinzas, famílias precisam abrir caminho até os campos de refugiados em Gaza, em uma viagem que testará seus limites.
Após chegarem, nada mais é o mesmo. Para os refugiados — os que conseguiram evadir o cárcere ou o campo de batalha — a única preocupação é a sobrevivência: sustentar a família, reparar o orgulho ferido, juntar-se à resistência.

Com o passar dos anos, Nazmiyeh torna-se a matriarca — o centro de uma rede de irmãs, filhas e netas cujas vidas ameaçam sair dos eixos a cada crise pessoal, ataque militar ou reviravolta política. Sua filha tem câncer; a neta de Mahmoud está à deriva na América; seu próprio neto, traumatizado após um ataque de israelenses, refugia-se em um tipo completamente diferente de exílio.

Em uma narrativa que vai do mágico ao terrivelmente real, percorrendo pontos no Oriente Médio e na América em diversas gerações de uma mesma família, O azul entre o céu e a água é a história de mulheres imperfeitas, porém profundamente corajosas, de corações partidos, de resistência, de renovação.

Susan Abulhawa é escritora, ativista dos direitos humanos e comentarista política. Ela é fundadora da Playgrounds for Palestine, uma organização dedicada a garantir o direito de brincar a crianças palestinas. Seu romance de estreia, A cicatriz de David, foi um best-seller internacional, traduzido para 26 idiomas. Susan vive na Pensilvânia com sua filha. Twitter: @sjabulhawa

Serviço:
Livro: O azul entre o céu e a água
Autora: Susan Abulhawa
332 páginas
Editora Bertrand Brasil

(Grupo Editorial Record)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.