domingo, 18 de março de 2018

.: Melhoramentos: 85 cartunistas homenageiam Ziraldo em livro

Edra, conterrâneo do pai de "O Menino Maluquinho", organizou a obra que comemora os 85 anos de Ziraldo


Publicado pela Editora Melhoramentos, "Ao Mestre com Carinho" reúne, nas suas 192 páginas, um registro ilustrado por caricaturas de 85 talentosos cartunistas que recriam fatos da vida e obra do multifacetado Ziraldo.

Reunir essas caricaturas em um livro foi apenas parte da brilhante ideia de Edra que, além de cartunista, também é curador do Salão de Humor de Caratinga e da Casa de Cultura Ziraldo, ambos em Caratinga (MG), cidade natal dos dois amigos. 

A segunda parte deste trabalho notável foi trazer uma biografia com dados, datas, fotos, desenhos e particularidades da vida e da obra de Ziraldo, que adorou o trabalho e abriu seus arquivos para complementar a obra. 

O resultado foi um livro-homenagem que teve ainda a colaboração dos irmãos de Ziraldo, Zélio e Geraldinho, texto de apresentação do cartunista/jornalista JAL, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e na contracapa, uma mensagem do Jô Soares ao amigo de longa data.

Os cartunistas convidados desta obra manifestaram admiração e carinho pelo mestre Ziraldo, apresentando desenhos dos mais variados estilos e técnicas, entre eles a participação especial de Mauricio de Sousa.

Cartunistas participantes: Abel Costa, Afonso Carlos, Alan Souto Maior, Alecrim, Alisson Afonso, Alpino, Amarildo, Amorim, André Barroso, André Camargo, Ariel, Aroeira, Baptistão, Bira Dantas, Biratan, Brito, Camaleão, Camilo Riani, Cerino, Chico Caruso, Cláudia Kfouri, Cláudio Aleixo, Cláudio Duarte, Cláudio Teixeira, Dálcio Machado, Edra, Enderson Santos, Erthal, Evandro Rocha, Fábio Coutinho, Fernandes, Ferreth, Fraga, Genin, Gervásio, Glen Batoca, Guedes, Hippertt, Humberto Pessoa, Ique, Ivo Favero, Izânio, J.Bosco, J.Fontinele, Jack, Jal, Jindelt, João Bento, Jorge Braga, Jorge Inácio, Leite, Lézio Jr., Liberati, Lucas Leibholz, Manga, Mário Alberto, Maurício de Sousa, Mauro Miranda, Mello, Mig, Miller Almeida, Moisés, Mônica Fuchshuber, Mônico Reis, Nei Lima, Paulo Branco, Paulo Caruso, Quinho, Rice, Rossi, Rui Miranda, Santiagu, Sérgio Gomes, Seri, Sid, Simch, Stegun, Suélen Becker, Thiago Lucas, Toscano, Turcios, Ulisses, Veronezi, Willian Medeiros e Xavier.

Autor: Natural de Caratinga (MG), EDRA (Élcio Danilo Russo Amorim) é cartunista, produtor cultural, design gráfico e editor. Foi realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga; idealizador/fundador da Casa Ziraldo de Cultura; da Gibiteca Turma do Pererê e presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga. Iniciou sua carreira em 1980, no Correio Braziliense (DF) e tem trabalhos publicados em diversos jornais e revistas nacionais e internacionais. Foi chargista do Diário de Caratinga, por 13 anos. É autor de 25 livros, colaborador de importantes editoras do País e dos portais de humor Chargeonline e Brazilcartoon. Tem 18 premiações, entre os vários Salões de Humor de que já participou, no Brasil e no exterior. 

Ziraldo: Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Autor de livros infantis, ilustrador e cartunista, é uma das personalidades de maior destaque na cultura brasileira. Sua obra compreende mais de 167 títulos para crianças e jovens, além de publicações para adultos. Com seus livros traduzidos para diversos idiomas, entre eles o inglês, o espanhol, o alemão, o francês, o italiano e o hebraico, Ziraldo representa o talento e o humor brasileiros no mundo. Seu livro de maior sucesso, O Menino Maluquinho, é um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil. O livro foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema, e conta com mais de 120 edições, tendo vendido mais de 3,5 milhões de exemplares.

Sobre a Editora Melhoramentos: Há 127 nos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado editorial com milhares de títulos publicados. À frente de seu tempo desde a fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, pelos autores e avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.