terça-feira, 17 de julho de 2018

.: Programação de Cursos de Inverno da Casa Aguinaldo Silva de Artes

Estimule a sua criatividade e amplie o seu repertório. A Casa Aguinaldo Silva de Artes oferece cursos com curta duração nas férias de julho


Iniciação a Direção Teatral
Um panorama sobre o trabalho do diretor, teórico e prático, para iniciantes ou iniciados.
Datas: 17,19,24 e 26 de julho de 2018.
Terça e Quinta – 15h ás 18h
Investimento: R$ 300,00
R$ 250,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público alvo: Produtores Culturais, Artistas, Estudiosos das Artes e áreas afins, com idade mínima de 18 anos.
Mínimo: 10 alunos e Máximo 15 alunos

Conteúdo Programático: 

Aula 1: conceitos de arte, linguagem e estética. História do Encenador e diretrizes para o trabalho do diretor.

Aula 2: o simbolismo e as vanguardas, uma explosão estética: sua reverberação no teatro contemporâneo e o trabalho do diretor. Escolha das cenas a serem montadas na prática.

Aula 3: as diferentes metodologias do trabalho com os atores. Apresentação das concepções das cenas.

Aula 4: aula prática - apresentação das cenas dirigidas pelos alunos sob orientação do professor e feedback sobre as mesmas.

Descrição: Direção Teatral - André Grecco é ator, diretor e produtor cultural, formado em Educação Artística com Licenciatura Plena em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Seus últimos trabalhos como diretor foram os espetáculo: “Apoteose” – musical de Fernanda Maia. 2017, “O Ovo da Serpente” – Texto: Rudson Mazzorana. 2017 e “Olhos Verdes” – Texto: David Felipe. 2013.

Produção Cultural – Foco teatro
Produzir cultural e arte constitui um ato tríplice de criar, elaborar e realizar.
Datas: 17,19,24 e 26 de julho de 2018.
Terça e Quinta – 19h ás 22h
Investimento: R$ 300,00
R$ 250,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público alvo: Produtores Culturais, Artistas, Estudiosos das Artes e áreas afins, com idade mínima de 18 anos.
Mínimo: 10 alunos e Máximo 20 alunos

Criar no sentido de dar expressão ao que antes não existia; elaborar, na medida em que esta criação nascente precisa ser preparada e melhorada gradualmente, através do trabalho; realizar enquanto necessidade de que este processo culmine no resultado visível, que concretize o processo de criação e elaboração. A produção cultural é a atividade que dá sustentação às demais ocupações.

Objetivo: Os alunos aprenderão a elaborar um projeto de produção cultural. É importante desmistificar a ideia de que projetos são escritos apenas por especialistas, estando inacessíveis à maioria das pessoas.

Conteúdo
1º aula: Conceito de Arte e Cultura
            Conceito de Organização
            Conceito de Produção

2º aula: Marketing Cultural
Diferenças de eventos
Indústria cultural
O que é um projeto cultural?
Característica de um projeto Cultural

3º aula: Elementos básicos para elaboração de um projeto teatral

4º aula:  Elementos básicos para elaboração de um projeto teatral

Descrição: Produção Cultural - Júlio Luz - Leciona há 19 anos. Professor da Casa Aguinaldo Silva de Artes. Formado em licenciatura em Teatro pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Metodologia do Ensino das Artes, pela Uninter. Lecionou o curso de produção cultural na Escola de Artes Técnica Luiz Carlos Ripper / FAETEC – RJ. Em produção: “Cururu: o sapo jururu”, “Memorial de Amor Inquieto”, “O Livro dos Monstros Guardados”, “Congresso Nacional de Sexologia”, “Surto”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Se meu Ponto G Falasse”, entre outros.

A sua Voz é Show!
Quem não se comunica se trumbica! Venha aprender a colocar a sua voz em cena.
Datas: 17,19,24 e 26 de julho de 2018.
Terça e Quinta – 19h ás 21h30
Investimento: R$ 300,00
R$ 250,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público alvo: Estudantes de teatro;  amantes da voz; cantores, atores, locutores, apresentadores, radialistas, youtubers, influenciadores digitais, comunicadores, contadores de histórias, dubladores .
Mínimo: 10 alunos e Máximo 20 alunos

Objetivo: experimentar e vivenciar o uso da voz através da performance teatral.  Todas as vozes tem  identidade e tem valor  como únicas. 

Conteúdo: 
- Exercícios: Alongamento, Respiração, Articulação, Ressonância, Vocalizes (práticas)
-  Jogos teatrais  voltados para VOZ e a ESCUTA. 
- A voz cantada e falada e o corpo.  (trechos de videos de artístas em performance)
-  O Diafrágma e as diferança da potência vocal utilizada de acordo com o ambiente  em  que se vai usar a voz.  Exercícios e exemplos práticos no canto e na fala.
-  A imaginação e a voz.
-  A voz em cena, a voz presente, a palavra, as poesias e as canções.

Descrição: A sua voz é show - Letycia Martins é  Cantora, Compositora,  Apresentadora/Locutora e Atriz como profissional participou de programas como Iluminados do Faustão 2016;  Fama 4 da Rede Globo no Projac em 2005;  Raul Gil na “A Grande Final II” da TV Record 2003”; foi  backing vocal de artistas do mainstream  como Zezé Di Camargo & Luciano, Sandy & Junior e diversas bandas de apoio em programas de televisão;  Integrante de banda nos anos 90 no Rio Grande do Sul, a The Hard Working Band que fazia sucesso na região; Grava voz em coros de importantes marcas e locuções de vinhetas de rádio;  Ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Interprete  do Rio Grande do Sul em 2001; Cantou nos estádios em amistosos da Copa  da seleção brasileira. Estudou voz na Universidade Livre de Música Tom Jobim em São Paulo (Canto popular, MPB, samba);  canto erudito com a soprano Elenara Nunes(UFRGS);  e conhece as técnicas de soul music e belting.  A experiência de Letycia vem dos palcos, das rádios, dos estúdios de gravação e ensaio; das televisões, desde criança. Atualmente,  estuda Teatro na Casa Aguinaldo Silva de Artes  e  Direção e Atuação na Faculdade Célia Helena. 

Jogos Teatrais - Improvisação
Transforme sua criatividade!
Datas: 21 e 22 de julho de 2018.
Sábado e domingo – 10h ás 13h
Investimento : R$ 250,00
R$ 200,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público Alvo: atores e não atores e interessados em geral, com idade mínima de 17 anos.
Mínimo: 10 alunos e Máximo 20 alunos

O jogo teatral tem como características principais: aprofundamento nos limites da criação e maior envolvimento ao ator na ação. Além destes elementos, é considerado um recurso de interpretação que demonstra a espontaneidade do ator nas ações dramáticas.

Objetivo: Desenvolver atores e não atores, o seu lado criativo.

Conteúdo
1º aula: Jogo e regras do ator
2º aula: Jogo e regras da cena

Descrição: Jogos Teatrais - Júlio Luz – professor de teatro, ator, diretor e produtor teatral. Leciona há 19 anos. Professor da Casa Aguinaldo Silva de Artes. Formado em licenciatura em Teatro pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Metodologia do Ensino das Artes, pela Uninter.

Maquiagem Artística
Datas: 24, 25 e 26 de julho de 2018.
Terça, quarta e quinta – 10h ás 13h
Investimento: R$ 250,00
R$ 200,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público Alvo: atores e não atores e interessados em geral, com idade mínima de 17 anos.
Mínimo: 10 alunos e Máximo 20 alunos

Objetivo: A maquiagem artística permite a possibilidade de criação dos mais diversos efeitos de maquiagem e ainda exercita o potencial criativo por meio das técnicas de aplicação dos produtos atreladas à arte de expressão com efeito visual (personagens, mistura de cores, texturas, linhas, formas, harmonia, ritmos e movimentos). 

Conteúdo:

01ª aula - Make básica, história da Maquiagem e Apresentação de materiais.
02ª aula - Make teatral com marcações femininas e masculina,  distorção da anatomia do rosto e evolução da maquiagem artística .
03ª aula - Demonstração de crockis de maquiagem artística e inversão de Sexo e técnicas.

Lista de Material para as aulas:
- 1 pincel delineador
- 1 pincel de blush
- 1 pincel chanfrado
- 2 pincéis língua de gato (1 maior e 1 menor)
- Esponjas para Pancake
- Lápis de olho: preto, marrom.
- Batons nas cores: cor de boca (Nude), rosa (não cintilante, sem brilho) e vermelho.
- Algodão, Cotonetes, lenços de papel e lenços umedecidos - Toalha pequena

Descrição: Maquiagem Artística - Miriam Sampaio. Blamk Produções: Empresa criada por 4 jovens atores (Mirian, Lyanne, Brenda e Artur), com habilidades em maquiagens artísticas e sociais. 

A Improvisação dentro do Cinema
Datas: 28 e 29 de julho de 2018.
Sábado e domingo – 10h ás 13h
Investimento: R$ 300,00
R$ 250,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público Alvo: Para atores profissionais ou iniciantes interessados em exercitar a prática de interpretação naturalista, focada no Cinema e na TV. Assim como roteiristas e cineastas que queiram acompanhar o processo, seja na prática ou como ouvintes.
Mínimo: 10 alunos e Máximo 15 alunos

O cinema contemporâneo cada vez mais busca uma maior improvisação do elenco dentro de seus filmes, onde o ator se torna quase um coautor do roteiro que se renova a partir da entrada do elenco no projeto. Tanto em testes quanto na fase de preparação e até mesmo já nas filmagens, diretores e preparadores provocam o elenco através de improvisos, na busca por uma maior organicidade de seus personagens. Onde algumas vezes, o próprio elenco tem a oportunidade de criar junto à direção novas cenas e diálogos dentro do universo trabalhado, tendo uma apropriação mais profunda do personagem e toda sua trajetória dentro do filme.

Objetivo: Estimular o trabalho de improvisação dos atores em seus processos criativos, fazendo com que se tornem além de intérpretes, mas também autores de cenas e personagens criados dentro do workshop.

Conteúdo:
01º aula
- Exercícios de preparação de atores, jogos e vivências.
- Improvisação de cenas em grupo e em duplas.
-  Criação de personagens em cenas individuais a partir do improviso.
02º aula  - (aula com câmera)
- Aprofundamento dos personagens criados no primeiro dia.
-  Improvisações de cenas em duplas dos personagens concebidos e vivenciados durante o workshop.

Descrição: A Improvisação no Cinema - Georgina Castro é atriz, roteirista, cineasta e professora de Interpretação.  Estreou no cinema em 2006 no elenco central do premiado Longa-Metragem “O Céu de Suely” de Karin Ainoüz e desde então desenvolve uma carreira artística voltada para o cinema, tendo sido dirigida por importantes Cineastas Brasileiros. Atualmente desenvolve o projeto de seu primeiro Longa-Metragem intitulado “Hamster” que em 2017 ganhou o prêmio de “’Incentivo a Mulheres Roteiristas” no Concurso Nacional de Roteiros “Cabíria”.

O Domínio do Corpo em Cena
Sensibilizar, desconstruir, conscientizar, aprofundar percepções e técnicas de dramaturgia do corpo.
Datas: 28 e 29 de julho de 2018.
Sábado e domingo – 10h ás 13h
Investimento: R$ 300,00
R$ 250,00 inscrições até 13/07 e alunos e ex alunos
Público Alvo: Oficina destinada a atores, bailarinos e​ performances
Mínimo: 10 alunos e Máximo 15 alunos

Objetivo: proporcionar ao ator o domínio do seu corpo na cena. Iniciaremos um processo de entendimento da dramaturgia corporal, diagnosticando ações repetitivas, vícios corporais e impedimentos na construção dos personagens. A partir da consciência do potencial do seu corpo na cena o ator terá as ferramentas necessárias para se apropriar, perceber e aplicar os conhecimentos adquiridos em seu trabalho.

Conteúdo:
1º aula
Apresentação de uma cena de um minuto e meio, em seguida aplicação de exercícios de sensibilização, relação com o espaço, mobilidade, transferência de peso, deslocamento, partituras, estímulos da prática de Laban como modificador da cena.  Ao final do primeiro dia aplicação do conteúdo adquirido na cena antes apresentada.

2º aula 
Exercícios de ressonância, respiração, relações com a cena, transmutações, entendimento das ações.  Aplicação e exercício na cena. 
Finalização: Apresentação das cenas após as intervenções, interferências e pesquisas.

Atenção: Iremos partir da apresentação de um texto de um minuto e meio trazido por cada ator, após as apresentações daremos início a aplicação de exercícios. Será necessário trazer um texto decorado e estudado.

Descrição: O Domínio do corpo em cena - Renata Mafra é atriz, diretora teatral, atuou como professora no Rio de Janeiro na Casa de Artes Aguinaldo Silva, dirigindo os espetáculos: O Casamento é uma Comédia e  O drama do Humano no Teatro Net. Em parceria com Julio Luz dirigiu O Médico à Força para um Doente Imaginário na Casa de Espanha e no CTC dirigiu os espetáculos: Bodas de Sangue de Garcia Lorca, Assim é Se lhe Parece de Pirandello, O Sonho e Sonata dos Espectros de August Strindberg.

Serviço
Casa Aguinaldo Silva de Artes
Rua Major Sertório, 476 – Vila Buarque
Informações: (11) 32138754

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