sexta-feira, 31 de agosto de 2018

.: Japan House SP celebra a passagem de 1 milhão de pessoas

Em clima de comemoração pelo primeiro milhão de visitantes, alcançado dia 17 de agosto, o mês de setembro do centro cultural terá atividade em plena Avenida Paulista para celebrar a marca alcançada e segue sua programação intensa, com agenda de clínicas e palestras ligadas às exposições vigentes, quinta sessão do ciclo Chawan Project e ação ligada à literatura japonesa


JAPAN HOUSE São Paulo. Foto: Rogério Cassimiro


A JAPAN HOUSE São Paulo comemora a marca de mais de um milhão de visitantes que passaram pelo centro cultural desde sua abertura (em maio de 2017) e para celebrar com o público, decidiu extrapolar suas paredes e realizar atividade especial em plena Avenida Paulista aos milhares de pedestres que percorrem o local aos domingos, no próximo dia 16/09, das 11h30 às 16h.

Em frente ao centro cultural, será montado um tatame na avenida, onde serão realizadas demonstrações práticas das artes marciais japonesas, entre elas Aikidô, Kendô, Karatedô, Judô, Sumô e Kyudô, fechando com chave de ouro o último dia da mostra "DŌ: a caminho da virtude". Importante pilar da sabedoria nipônica, a exposição destaca o esporte e ocupa o andar térreo do centro cultural com fotos, vídeos, palestras e demonstrações práticas, que revelam movimentos, conceitos e filosofias que compõem essas artes.

O evento traz como colaboradores: Academia Central - União Sulamericana de Aikido; Aikido Kawai; Associação Pesquisa de Aikido; Confederação Brasileira de Kendô; Confederação Brasileira de Sumô; Federação Paulista de Judô; Federação Paulista de Karate; Brasil Kyudo Kai; Instituto Kodokan do Brasil e apoio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.


Confira a seguir outros detalhes da programação completa para o mês:

+ Conheça a filosofia por trás das artes marciais japonesas: EXPOSIÇÃO DŌ: A CAMINHO DA VIRTUDE + PALESTRAS
Pela primeira vez, a JAPAN HOUSE São Paulo traz para seu público o universo dos esportes com a mostra "DŌ: a caminho da virtude", que desvenda a história, técnica e filosofia das artes marciais japonesas.

Explorando a filosofia e a prática do Aikidô, o centro cultural recebe Shoji Seki, um dos mais importantes mestres do mundo, iniciado na arte em 1968 e dono de uma técnica poderosa, que será entrevistado por aikidoistas e realizará uma demonstração única do esporte, dia 05 de setembro (às 19h30). Nos dias 08 e 09 de setembro (às 15h), a nutricionista Caroline Ayme Fernandes Yoshioka, com experiência em suplementação e alimentação (BCAA) para atletas olímpicos, ministra a palestra "Judô e Nutrição de Atletas".

+ Desvende os cheiros e sabores da cultura japonesa: EXPOSIÇÃO AROMAS E SABORES + VISITAS GUIADAS E PALESTRAS
Em cartaz até 30 de setembro, a exposição Aromas e Sabores propõe um passeio pela diversidade de cheiros e sabores da cultura japonesa pelo viés sensorial. Os visitantes são convidados a reconhecer ou descobrir o sabor do wasabi e do shoyu, além de sentir a fragrância das sakuras, a árvore das cerejeiras. A casa proporciona ao público visitas guiadas que acontecem às terças e sextas-feiras às 11h, 15h30 e 19h30 e não precisam de agendamento prévio.

Aprofundando as questões trazidas por esta mostra, no dia 11 de setembro (às 11h), acontece a palestra "Sabores e curiosidades das estações do Japão", ministrada pela dupla Rafaela Bedone e Massao Geraldo Alves, representantes da multinacional japonesa de perfumaria Takasago. A atividade se propõe a relacionar as estações do ano às mudanças de hábitos e diferentes ingredientes disponíveis na natureza, com enfoque nos sabores e elementos típicos da cultura japonesa. No dia 29 de setembro (às 17h), acontece outra palestra explorando os aromas e sabores japoneses sob curadoria da Takasago.

Além disso, no dia 18 de setembro (às 19h), será ministrada a palestra "Incensos, Madeiras e Odores Japoneses", por Marcia Sant´Ana e Tony W.R. Cardoso, especialistas do mercado de fragrâncias. O evento contextualizará a cultura e a história do incenso, com foco no Japão, citando desde as madeiras utilizadas na sua produção até a tradicional cerimônia do incenso, o Kodo.

+ Conheça mais da literatura nipônica: PALESTRA SOBRE A ESCRITORA SAYARA MURATA
Destacando a literatura nipônica moderna, dia 19 de setembro (às 19h), Fundação Japão realiza com apoio do centro cultural a palestra sobre o livro "Querida Kombini", da escritora Sayaka Murata. Marcando o lançamento da primeira versão em português do livro pela editora Estação Liberdade, o evento trará para o público um debate entre Rita Kohl, Victor Hugo Kebbe e Donatella Natili sobre literatura japonesa contemporânea, usando como ponto de partida a obra de Murata e questões como relações de trabalho, relações de gênero e pressões sociais.

+ Entenda a filosofia por trás da milenar arte japonesa da cerâmica: CHAWAN PROJECT
Já no dia 26 de setembro (às 19h30), acontece a quinta sessão do ciclo Chawan Project, sob a curadoria da renomada ceramista Hideko Honma. Neste dia, a mestre japonesa Kimi Nii apresenta reflexões sobre a arte do chawan, além de comentar sobre sua trajetória no Brasil, iniciada em 1957, e técnicas especiais de trabalho. Em japonês, a palavra chawan significa "existe todo um universo" que no ocidente é reduzido por tigela, mas guarda uma tradição milenar.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.