segunda-feira, 24 de setembro de 2018

.: "Cabaré dos Afetos" estreia dia 29 de setembro no Espaço Parlapatões


Unindo teatro e circo o espetáculo "Cabaré dos Afetos" é uma parceria entre a Cia. da Pegada e o grupo de teatro Desabafo Coletivo. A Companhia da Pegada é um núcleo de pesquisa em circo que atua em São Paulo desde 2014, formada pelos artistas Flávio Falcone e Victor Abreu. 

O Desabafo Coletivo foi fundado em 2010, pela atriz Vanessa Carvalho e pela musicista Estela Carvalho, e tem como objetivo investigar a relação do ser humano contemporâneo com o feminino através de espetáculos interativos que integram diversas linguagens artísticas como música, dança, culinária, audiovisual, narração de histórias e teatro.

No primeiro semestre de 2018 a Cia da Pegada realizou o "Cabaré do Dr. D", abordando as temáticas do machismo e da homofobia no circo. Acalorada discussão se deu nas redes sociais e constatou-se que esses conceitos precisam ser melhor esclarecidos e debatidos. 

Ao falar sobre o assunto, muitas histórias vieram à tona, como a vivência de mulheres que se sentiram desrespeitadas e objetificadas durante audições para espetáculos de circo. No mesmo período, o Desabafo Coletivo iniciava a pesquisa para seu novo espetáculo A Noiva que fala sobre a instituição do casamento, sua relação com a propriedade privada e com o controle do corpo da mulher.

Desse encontro nasceu a vontade de juntar estética e afeto num cabaré de variedades. “Acreditamos que nesse momento histórico a heteronormatividade dos números pode deixar de ser regra e dar lugar para que cada artista seja genuíno em cena”, afirmam Flavio Falcone e Vanessa Carvalho, idealizadores do projeto.

Em "Cabaré dos Afetos" o circo e o teatro se unem para ampliar esse debate. Entre os artistas convidados estão poetas, performers, atrizes e atores, acrobatas, dançarinos e dançarinas, palhaços e palhaças, cantoras e cantores, trans e cis, héteros e homossexuais, além de MC's moradores da região da Cracolândia. “Sabemos que o machismo e a LGBTQfobia estão presentes em toda a sociedade, com as artes não é diferente. Não faltam denuncias contra diretores de teatro, músicos, atores famosos da TV. Esse assunto ainda levanta muita polêmica e no momento atual é importante que seja debatido, com toda liberdade, para que possamos nos fortalecer e combater essa mentalidade que ainda acredita que esse tipo de assédio seja normal. A humanidade parece caminhar para uma mudança de paradigmas sem precedentes, onde as ditas minorias ganham voz, ocupam seus lugares de representação, descobrem seu poder. Em contraponto, o conservadorismo ganha força, fazendo com que espetáculos como o Cabaré dos Afetos sejam cada vez mais necessários para que os avanços continuem acontecendo. Não tem mais volta, as mulheres saíram de dentro de casa, as LGBTQs saíram dos armários”, comenta Vanessa.

Entre os convidados do espetáculo estão artistas que vivem na região conhecida como cracolândia, no centro de São Paulo. “São usuários em tratamento que fazem parte de um projeto de utilização da arte como "porta de saída" da cracolândia. Todos que participam do projeto estão em fases diferentes do tratamento”, conta Flavio que é psiquiatra e desenvolveu metodologia única onde utiliza a arte circense como ferramenta para os processos de tratamento de dependentes químicos.

"Cabaré dos Afetos"
Espaço Parlapatões (100 lugares)
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Informações: (11) 3258-4449
Bilheteria: terça a quinta das 16h as 21h; sexta e sábado 16h a meia-noite, domingo 16h às 20h. Formas de Pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Estacionamento credenciado: Garagem Imeri (Franklin Rooselvelt, 194). Lanchonete, ar-condicionado e acesso para pessoas com deficiência.
  
Sábados, às 23h59
Ingressos: R$ 40

Duração: 80 minutos
Censura: 16 anos
Gênero: Circo-Teatro

Estreia dia 29 de setembro de 2018
Curta temporada: até 27 de outubro

Ficha técnica:
Concepção e produção: Flávio Falcone e Vanessa Carvalho
Músicos Convidados: Jorge Valente e Giulia Valentim
Artistas Convidados: Alba Brito, Andréa Macera, Ariane Artioli, Caco Pontes, Edson Gonçalves, Giovanna Velasco, Gisela Lourenção, Fabio Venturini, Fran Marinho, Irmãs Cola, Kadu Mendes, Lua de Morais, MC KawX, Mc Meia Noite, Rafael Munhoz, Sandra X e Vulcânica Pokaropa
Iluminação: Ricardo Silva
Foto: Ariane Artioli
Assessoria de imprensa: Morente Forte

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.