quinta-feira, 15 de novembro de 2018

.: Exposição de arte com tecnologia e invenções no Sesc Carmo

A mostra reúne 13 artistas nacionais e internacionais que usam aparatos tecnológicos e objetos para desenvolver engenhocas e propor novas possibilidades de aproveitamento de materiais. A exibição já passou pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, agora chega em São Paulo

Foto: Patrick Lydon

Traquitanas, invenções, improvisos, subversão das funções dos objetos. Obras nada convencionais de artistas-inventores são os ingredientes principais da exposição Maquinações – Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano, que abre no dia 22 de novembro, das 19h às 20h30, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Carmo. Com curadoria de Fred Paulino, a mostra fica de 23 de novembro a 14 de fevereiro de 2019, segundas a sextas, das 9h30 às 19h30.

A abertura da exposição conta com a performance Corpo Utópico, do cineasta Neville D’Almeida, em parceria com sua filha Sophia S.A. e com a artista mineira Juliana Porfírio. Trata-se de uma intervenção espacial, audiovisual, interativa e sensorial. Com trilha sonora e projeções digital e laser, realizada a partir de uma vestimenta eletrônica que é munida por uma câmera e um monitor, que filma e reproduz as pessoas e as situações ao redor.

Na mostra, 13 artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros apresentam seus trabalhos, apostando mais na interação do que na interatividade, no analógico sobre o digital, na reutilização em vez do consumo, e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas.

Os nomes vão dos veteranos suíços Peter Fischli e David Weiss, passando pela mexicana Azucena Losana, os consagrados Guto Lacaz e Abraham Palatnik, ao lado de Coletivo Armatoste, Daniel Herthel, Ganso, Juliana Porfírio e Neville d´Almeida, Milton Marques, Motta/Lima, Paulo Nenflídio, Sara Lana e Zaven Paré.

“Tenho interesse em investigar a relação dos artistas com a criação de aparatos técnicos, com uma proposta de arte eletrônica que tenha a marca do improviso, da precariedade, do despojamento e do reuso de materiais”, explica o curador.

Fred Paulino é designer e idealizador do conceito de Gambiologia (“ciência da gambiarra”), Maquinações reflete sobre a criação e operação de máquinas por artistas que são inventores de engenhocas e atuam na intersecção entre arte, ciência, tecnologia e vida. São criadores que transformam seus ateliês em oficinas, suas oficinas em laboratórios, seus laboratórios em extensão da vida.

“Teremos a ousadia de fazer uma exposição de arte e tecnologia que não conta com nenhum computador na galeria. Independentemente da mídia utilizada, me interessa uma arte que seja sensível, esteticamente propositiva e, mesmo assim, suscite questões políticas, tecnológicas e sociais”, enfatiza Fred Paulino.

Serviço:
Maquinações
Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano
22 de novembro, das 19h às 20h30
23 de novembro a 14 de fevereiro de 2019,
segundas a sextas, das 9h30 às 19h30
Espaço de Tecnologias e Artes
SESC Carmo
Rua do Carmo, 147 – Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 20h.
Telefone: (11) 3111-7000
Redes Sociais
Site: sescsp.org.br/unidades/1_CARMO
Facebook: facebook.com/search/top/?q=sesc%20carmo

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.