quarta-feira, 14 de novembro de 2018

.: Nos cinemas: deficientes visuais e auditivos podem ‘assistir e ouvir’

Projeto inédito foi inaugurado em sala de cinema de Curitiba e, em breve, chegará em São Paulo


A tecnologia ProAccess desenvolvida pelas empresas brasileiras Riole e ETC Filmes permite que deficientes visuais e auditivos consigam assistir aos filmes no cinema juntos com o público em geral, sem que um interfira o outro. Uma das salas de cinema da Cineplus, em Curitiba, é o piloto deste projeto inédito no Brasil, desde o final do mês passado e pretende incluir pessoas com deficiência neste tipo de lazer com suas famílias. A tecnologia está em fase de implantação no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e, em breve, estará disponível para a população.

O acesso à tecnologia é individual e deve ser solicitado pelo cliente no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema. Para clientes com deficiência visual o equipamento vem com um fone de ouvido que narra tanto a fala quanto as expressões e cenários em tempo real, junto com um aparelho que regula o volume. Para clientes com deficiência auditiva, é fornecida uma pequena tela para ser encaixada no porta-copos da sala, em que aparece uma pessoa fazendo os sinais de libras, isso sem interferir na exibição aos demais espectadores.

ProAccess é a solução definitiva para acessibilidade nas salas de cinema do Brasil. Sua instalação dispensa alterações na infraestrutura do cinema e está totalmente adequada aos padrões da DCI – Digital Cinema Initiatives, organização formada pelos grandes estúdios internacionais que garante as especificações de cinema digital pelo mundo. O sinal utilizado no ProAccess é em infravermelho e não há a necessidade de wi-fi ou qualquer outro tipo de conexão. Os conteúdos de Libras, Audiodescrição, Áudio assistência e Legendas descritivas são extraídos diretamente do DCP – Digital Cinema Package - e o usuário não precisa fazer downloads, pois o sistema sincroniza automaticamente com o conteúdo que está sendo exibido na tela. Os equipamentos são de baixa luminosidade e o volume é ajustável para garantir que todos os espectadores assistam ao filme independentemente.

Com 35 anos atuando no Brasil, a Riole é empresa considerada referência mundial em equipamentos de tradução simultânea. Localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, a empresa sempre apostou em inovação e ao longo de sua trajetória foi pioneira no seguimento de áudio profissional. A paulistana ETC Filmes atua há quase 15 anos no mercado audiovisual e tem em seu DNA a paixão pela sétima arte. É especializada em todos os serviços e recursos necessários para o filme chegar às salas de cinema e às TVs em todo o país.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.