sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

.: Aniversário Museu do Amanhã: programação especial e gratuidade

Instituição que bateu a marca de 3 milhões de visitantes e conquistou reconhecido prêmio internacional destaca os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos nas atividades de aniversário para o público neste fim de semana


Foto: Divulgação

No ano em que foi premiado com o Leading Culture Destinations Awards 2018 – LCD Awards, na categoria "Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de Soft Power", um reconhecimento mundial, o Museu do Amanhã também ultrapassou a marca de 3 milhões de visitantes – no acumulado supera 3,2 milhões de pessoas. Nesses três anos de operação, a instituição carioca que nasceu como símbolo da revitalização da região portuária celebra conquistas e mostra que está construindo uma história de sucesso, com muito empenho e dedicação. 

Para comemorar, o Museu do Amanhã planejou programação especial para o fim de semana (15 e 16/12) que destaca uma data emblemática: os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). E no domingo (16), a entrada será gratuita para todos."Para nós, que temos como eixos éticos a sustentabilidade e a convivência, essa data é especialmente representativa. 

Os 30 artigos que compõem o DUDH definem os direitos básicos do ser humano para a promoção de uma vida digna para todos os habitantes do mundo, independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa", ressalta Henrique Oliveira, diretor executivo do Museu do Amanhã.

"Exemplo bem-sucedido de parceria entre a Prefeitura do Rio e a iniciativa privada, o Museu do Amanhã apresentou à sociedade um novo significado do conceito de museu e nisto reside todo seu sucesso. É um lugar de convivência, inclusão cultural e social. A programação de aniversário de três anos não foge à regra ao convidar o público a um momento de celebração e de reflexão", afirma a Secretária Municipal de Cultura Nilcemar Nogueira.

A programação contará com exposição de estandartes confeccionados por alunos de escolas da região portuária, com releituras dos 30 artigos da DUDH, além de diversas apresentações culturais.

Balanço de 2018 e perspectivas para 2019: Neste terceiro ano de operação, os números do Museu do Amanhã continuam a impressionar. Apenas em 2018, mais de 720 mil pessoas estiveram na instituição – sendo 28 mil estudantes em visitas educativas mediadas. Destes, 79% dos visitantes afirmaram que pretendem mudar hábitos relacionados às questões ambientais; 49% do público é formado por pessoas que não são frequentadoras habituais de instituições culturais e 11% nunca tinham ido a um museu antes.

Para garantir que o conteúdo explorado na Exposição Principal esteja sempre atualizado, foram realizadas mais de 140 atualizações este ano. Desde a abertura, somam-se mais de 450 atualizações no total. Uma das novidades foi a nova tecnologia instalada no Portal Cósmico, primeira experiência da mostra, que agora conta com uma projeção ainda mais real para o público, utilizando projetores de vídeo da tecnologia laser fósforo, que garante qualidade de imagem dez vezes superior. Até então eram utilizados projetores com lâmpadas.

O Museu do Amanhã realizou cerca de 60 atividades baseadas em três diretrizes principais: Águas e Oceanos, Alimentação e Brasil. A partir de seus pilares éticos – sustentabilidade e convivência –, os temas definidos para 2019 são: Alimentação, Exploração Espacial, 50 Anos da Internet, Felicidade e Convivência. Além disso, "Alimentação" permanecerá como foco e ganhará uma grande exposição.

Nesse período de muitos desafios, o IDG consolidou no Museu do Amanhã um exemplo de gestão eficiente, com segurança jurídica e financeira garantida por um modelo de governança pioneiro na gestão cultural público-privada. De acordo com Ricardo Piquet, diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, organização à frente da administração do Museu do Amanhã, hoje 88% dos recursos do orçamento anual são de fonte privada.

"Uma das fórmulas do modelo do IDG é engajar parceiros privados, de modo a captar recursos e firmar parcerias para financiar exposições e eventos de qualidade e, ao mesmo tempo, desonerar o poder público", comenta Piquet, completando que a participação de recursos privados no orçamento do Museu do Amanhã tem crescido ano a ano.

Programação de Aniversário – 3 Anos Museu do Amanhã

15.12 (sábado)

10h30 | Clube de Leitura | Observatório
Edição especial com abordagem sobre "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's. Há 21 anos, o principal grupo de rap do Brasil lançava o disco brasileiro mais importante do gênero. Mais de duas décadas depois, a obra acaba de ser publicada pela Companhia das Letras.

14h | Coral Uma Só Voz | Átrio
Encerramento das atividades do ano com apresentação especial do Coral Uma Só Voz. O grupo que ensaia semanalmente no Museu é formado por 35 pessoas em situação de rua. Com financiamento do Programa de Amigos do Amanhã - NOZ, o projeto busca resgatar a dignidade e a autoestima dos participantes através de aulas de teatro e canto.

15h | Batalha de Slam | Átrio
O Slam é uma forma de competição de poesia vibrante e que faz parte da programação da Festa Literária das Periferias desde 2014. O gênero tem-se multiplicado pelas periferias do Rio e trazido à tona uma juventude empoderada, poética, política e que tem muito a dizer sobre o nosso tempo. Poemas serão executados por duplas, e público escolherá o campeão.
16 de dezembro

11h | Os Tapetes Contadores de Histórias – Temos voz, sim! | Terreiro
As crianças poderão se encantar com histórias de bichos e pessoas que resgatam e valorizam a sua liberdade, o convívio em paz e em comunidade. São belos e coloridos tapetes criados no Brasil e na França, cheios de detalhes, bolsos e surpresas, e que servem de cenário a fábulas e contos. Para crianças a partir de 4 anos.

15h | Galpão Aplauso | Átrio
Intervenção artística convida o público a refletir, de forma lúdica e teatral, sobre alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, contextualizando-os para os dias atuais.

17h | Cortejo com Estandartes | Átrio
Com intuito de aprimorar o conhecimento das crianças da região portuária, os alunos das escolas Padre Francisco da Motta, Vicente Licínio, Benjamin Constant e Fundação Darcy Vargas foram convidados para confeccionar estandartes sobre os 30 artigos da DUDH. Para finalizar, será realizado um cortejo, em que estudantes e público poderão interagir. Os estandartes ficarão expostos no Átrio do Museu durante uma semana.

Números do Museu do Amanhã em 2018: 

Mais de 720 mil visitantes em 2018. Desde a inauguração a instituição já recebeu mais de 3,2 milhões de pessoas.

79% dos visitantes afirmaram que pretendem mudar hábitos relacionados às questões ambientais.

49% do público é formado por visitantes que não são frequentadores de museus, dentre estes, 11% nunca tinham ido a um museu antes.

Foram realizadas mais de 120 atualizações na Exposição Principal. Desde a abertura do Museu, já foram mais de 490.

Foram realizados 59 seminários, debates, palestras e rodas de conversa, pensados para os mais variados perfis de público.

Foram realizados 45 eventos comerciais no Museu do Amanhã.

LAA organizou 9 eventos, entre exposições, exibições de projetos e protótipos, e experimentações coletivas.

Mais de 60 cientistas e estudantes se interessaram em pesquisar o Museu do Amanhã.

Inspira Ciência (programa de capacitação para professores da Educação Básica) selecionou 50 profissionais e tem potencial de impacto para atingir 9.000 alunos.

Mais de 4.000 pessoas cadastradas no Vizinhos do Amanhã.

Mais de 1.000 alunos da região portuária participaram do Entre Museus, que reuniu 21 museus e instituições culturais.

Coral Uma Só Voz promoveu mais de 40 encontros e reuniu mais de 1.200 participantes.

Mais de 28.000 estudantes participaram de visitas mediadas educativas.

Programa de Amigos do Museu do Amanhã ultrapassou a marca de mais de 500 participantes.

Em 2018, o Museu do Amanhã foi vencedor do Leading Culture Destinations Awards 2018, na categoria Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de Soft Power.

O Museu também concorreu ao Prêmio Jabuti, maior premiação da Literatura Brasileira. O "Manual de Inovanças", catálogo da Exposição Inovanças – Criações Brasileiras foi um dos finalistas do Prêmio na categoria Economia Criativa.

O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Com patrocínio máster do Banco Santander e uma ampla rede de patrocinadores que inclui empresas como Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo e Instituto CCR, o museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho.

O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais e também atua em consultorias para empresas privadas e na execução ou desenvolvimento de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.