quinta-feira, 1 de setembro de 2016

.: Catfish Brasil: Primeiro episódio traz mentiroso de carteirinha

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2016



Como lidar com lindas mentiras pregadas de modo compulsório? Sem se importar com os sentimentos alheios, o outro brinca com quem, ingenuamente, acredita em tudo que lhe é dirigido como sendo verdade absoluta. Essa também é a tônica da versão brazuca de "Catfish", ou melhor, do "Catfish Brasil".

Seguindo, exatamente o formato e edição do programa original da MTv gringa, apresentado por Yaniv "Nev" Schulman e Max Joseph, a versão verde e amarela não deixa muito a desejar ao investigar o primeiro caso: o de Laís e Arthur. Em tempo, a trilha sonora do programa é muito boa!

Qual é a história inaugural? Laís, que nunca namorou antes de conhecer e se apaixonar por Arthur Schnyder, seu amado da internet, decide, finalmente, encontrá-lo, após um anoConversas por telefone? Muitas. Contudo, quando o papo era para um encontro, tudo mudava de figura. O que ele fazia para ganhá-la ainda mais? Mandava presentes, mas nunca a encontrava pessoalmente. Desculpas? Das mais variadas.

Apesar dos pesares, a moça foi enrolada, mantendo a relação virtual, embora os dois morassem em Brasília. Aos poucos, as farsas são desvendadas pela dupla brasileira: Ciro e Ricardo. Fotos montadas, nome inventado e por aí vai. A atitude do "enganador" é habitual? Sim! Seguir fervorosamente na mentira, mesmo diante das lágrimas de Laís. Eis que o papel de toda boa mãe, entra em cena. Mãe companheira que tudo vê, alerta e confirma a mentira na cara de Rodrigo, o verdadeiro "catfish". "Ele quer te deixar na dúvida, para ter você", sentencia a super mãe de modo arrepiante. Mãe é mãe!

História triste? Demais! Com a postura do jovem, fica evidente que ele apenas brincou com os sentimentos de Laís. No dia seguinte, com os ânimos mais calmos, Rodrigo Garbo assume as presepadas que fez. Contudo, na tentativa de arrumar as porcalhadas feitas pelo príncipe que virou um completo sapo, a jovem acaba deixando claro ainda ter interesse nele. Puro apego da parte dela, o que é compreensível. O mentiroso? Não demonstra qualquer ressentimento. O dano emocional causado? Fica marcado apenas nela. 

Se toda a situação foi de fato verdadeira? Não é possível afirmar com todas as letras. Há falhas na história? Muitas -e das boas- que tornam a história sem sentido. Vamos combinar... Quem, em viagem internacional, ficaria presa no hotel, esperando por seu amado que nunca apareceu, nem mesmo em Brasília? Em tempo, o espaço da trama foi uma escolha bem apropriada para o tempo atual. Pelo sim, pelo não... Há diversão! Que venha o próximo episódio, pois muitos enganadores de carteirinhas precisam ser desvendados. Veremos!!


Programa: Catfish Brasil
Exibido em: 31 de agosto, às 22h, na MTV
Episódios inéditos: toda quarta-feira, às 22h, na MTV
"Catfish Brasil" também estará disponível no aplicativo MTV Play, disponível para as versões Android e iOS.

Ficha Técnica
Idealizador: MTV / Viacom International Media Networks
Direção de Produção Viacom Brasil: Elisa Chalfon
Co-direção do programa: Damaris Valero e Humberto Giancristofaro
Produção: Animus em associação com a Panorâmica



*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm




Sobre "Catfish Brasil"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

24 comentários:

  1. Eu até gostei do programa

    ResponderExcluir
  2. achei muito teatral,pareciam atores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. A trama toda foi interessante, apesar das falhas, mas ficou a impressão de que foi coisa combinada.

      Excluir
    2. Eu cravo que foi trama. E ela uma péssima atriz. Pra matar a parada eu queria ver o tal CARRO, que entregava flores. Muito mentirosa

      Excluir
    3. gente o q ocorreu é de verdade, sou de Brasilia e tenho amigos que conhecem o cara..rindo muito, muita vergonha alheia

      Excluir
    4. Tbm tive essa impressão,a garota ficou meio forçada com o ataque de fúria dela

      Excluir
    5. Quem conhece o verdadeiro carro Eh percebe que esse do Brasil, como sempre, teatral e sem nenhuma substância. Nojento

      Excluir
  3. próximo episodio? Passo, obrigado.
    O programa fez exatamente oque quer combater "catfish"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por outro lado... Para ter certeza, vou ver o próximo... Podem melhorar.

      Excluir
  4. Bom,eu gostei da história, mas ficou muito falso.Sou fã do original, vi todas as temporadas e tem detalhes que eles aqui se passaram. Não é que tenha que ser igual ao programa americano, mas detalhes do contexto como as pesquisas, os diálogos.... Vemos algo fraco! Mas enfim...é Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, muitas "coisinhas" estranhas saltam aos olhos, mas... Quero ver o segundo para ver se há alguma evolução. ;)

      Excluir
  5. Não deixa nada a desejar foi demais ne! Programa tem um tema muito bom mas foi muito falso! Atuações ruins, nem perto da versão americana!

    ResponderExcluir
  6. Bha pessoal, na verdade fiquei com pena do rapaz,sou uma ex Testemunha de Jeová e sei muito bem como deve ter sido difícil pra ele. Acredito que ele realmente gostaria de viver algo com Laís....mas por conta de uma crença é proibido, e explicar isso realmente é complicado,só quem viveu isso na pele pra saber !!!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dúvidas se o programa realmente é verdadeiro... pq achei tudo muito 'atuação'.
      MAS, se é mesmo real, acho que a religião dele não tem nada a ver. Se, de fato, ele é Testemunha de Jeová, sabe os princípios com os quais deve viver e é decisão dele seguir ou não. Se ele realmente ama a Laís, ele poderia deixar a religião e ficar com ela... Agora, continuar na religião E enganar a garota, isso foi sacanagem e ele é um tremendo babaca por não ser homem o suficiente pra tomar decisões e lidar com as consequências.

      Excluir
  7. Infelizmente o programa é fake. A laís é minha prima, ela contou como foi feito o roteiro para o programa e os pseudo atores recebem um pequeno cache e por contrato não podem revelar a armação

    ResponderExcluir
  8. Gente parece M fake . Tô vendo um episódio aqui e olha o negócio tá difícil de acreditar viu 🙄🙄

    ResponderExcluir
  9. ACHEI ESTRANHO ELE PESQUISAR UM VEICULO DE BRASILIA NO DETRAN RJ A MENOS QUE O CARRO FOSSE DO RIO, E TAMBEM O PERFIL DO FACE DELE ESTÁ IGUAL HOJE O DO PROGRAMA

    ResponderExcluir
  10. Por ele ser TJ acho q ele não se exporia dessa forma , tanto q ele nem apareceu no final do programa, eu sou TJ e já tive um problema com internet,fui até disciplinada por isso, e hj não uso nenhum tipo de rede social pq me machuca, e me traz lembranças ruins, talvez por isso ele não use mais a rede... e essa tal prima da Laís aí, falando q o programa é fake, mas fica no anonimato.. continuo achando q eh verdade!!!!

    ResponderExcluir
  11. O mais importante destes programas e mostrar a falta de respeito por si que a brasileira tem. Seja fake ou não sempre conhecemos uma trouxiane e um manipulador que não gosta dela. Só nesta ali pra se divertir comó quem treina cachorro.

    ResponderExcluir
  12. Estou venfo o programa agora e na boa gente, pura mentira! Menos né gente! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. To aqui em 2018 assistindo a maratona de Catfish e o episódio da Laís foi um dos últimos. Foi o único que eu chorei. O programa pode ter mil falhas, mas não foi atuação. Os brasileiros não se sentem totalmente a vontade na frente das câmeras e tanto Lais quanto Rodrigo são duas pessoas bem reservadas! Isso é muito nítido. Achei engraçado ler que a menina é péssima atriz, RS. Realmente, ela não é. O que dá pra perceber inclusive é que ela era só emoção (tanto que se tivesse usado razão talvez tivesse percebido que estava sendo enganada), no entanto ela tentava se manter. Sinceramente, eu no lugar dela teria voado em cima dele e teria surtado kkk Masss as pessoas agem de formas diferentes pq são únicas né. Só que a galera espera sempre as mesmas reaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apontamentos bons! Destacou vários detalhes. Maravilha!!

      Muito obrigada por comentar.

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.