sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

.: III Colóquio na Fundação Japão: Diplomacia pop cultural e influência do art nouveau


Diplomacia pop cultural e a influência do art nouveau nos jornais dos imigrantes japoneses são temas do III Colóquio na Fundação Japão. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Interessados deverão retirar senha (uma por pessoa) meia hora antes do evento;

Em 30 de janeiro de 2019, a Fundação Japão e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP) promovem o III Colóquio em Estudos Japoneses.

O evento contará com duas apresentações distintas. "A Diplomacia Pop Cultural Japonesa entre 2004 e 2012" abre o evento, às 19h30, pela mestranda da USP Lais Santos Belini, bacharel em Relações Internacionais pela FACAMP.

Será apresentada a estratégia de expansão do soft power japonês implantada pelo Departamento de Relações Públicas desde a sua implantação, em 2004, pelo então primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi.

"A estratégia incluiu o acréscimo da cultura pop, como por exemplo mangás, animes, música e moda na diplomacia", revela Lais. A expositora explicará o que foi essa política, suas motivações e transformações ao longo do tempo.

Art Nouveau nos jornais
Na segunda parte do evento, o tema "A influência do estilo gráfico do art nouveau nos primeiros jornais dos imigrantes japoneses no Brasil" abordará a influência do movimento artístico art nouveau na criação dos elementos gráficos que compunham os primeiros jornais produzidos pelos imigrantes japoneses no Brasil. A apresentação será feita por Larissa C. M. Falcão, designer e mestre em Letras pela FFLCH - USP.

III Colóquio em Estudos Japoneses
Data: 30 de janeiro de 2019
Horário: 19h30 às 21h
Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52, 3º andar, Paraíso, São Paulo, SP
Mais informações: (11) 3141-0110
Ingressos: gratuitos - Necessário retirar senha (uma por pessoa) meia hora antes do evento

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.