domingo, 3 de fevereiro de 2019

.: A Cia. Imago faz 20 anos e traz “Pedro e o Lobo” no Teatro Folha

Referência em manipulação de bonecos e teatro com luz ultravioleta, a Cia Imago completa 20 anos em 2019




Crédito: Fernando Anhê

O espetáculo para crianças “Pedro e o Lobo” permanece em cartaz no Teatro Folha até o feriado de carnaval, com apresentações aos sábados e domingos às 16h. Adaptação premiada da Cia. Imago para a fábula musical russa, o espetáculo usa manipulação de bonecos e técnica de teatro negro com luz ultravioleta.

Com direção de Fernando Anhê, a montagem estreou no Teatro Folha há quatorze anos, e já retornou em diversas temporadas, num sucesso absoluto de público, encantando as diversas gerações de crianças. Um dos atrativos da montagem é introduzir à criançada os sons de uma orquestra e os principais instrumentos musicais. Com base em um antigo conto russo – sobre o menino valente que tenta capturar um lobo para salvar os bichos da floresta, o compositor Sergei Prokofiev designou uma personalidade sonora para cada personagem ao criar a obra, em 1936. 

O passarinho é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pela percussão (marimba); o avô pelo fagote; e Pedro, pelas cordas. A base orquestral é pré-gravada; e o maestro Jamil Maluf narra em off a entrada de cada instrumento revelando aquilo que os liga aos personagens.

A montagem conquistou os prêmios APCA na categoria melhor espetáculo de formas animadas, e Coca-Cola Femsa de melhor iluminação, em 2004.

Sobre a companhia: Criada por Fernando Anhê (cena) e Jamil Maluf (música), a Imago (www.ciaimago.com.br) completa 20 anos de atividades em 2019. O grupo escolheu como principal forma de expressão o teatro negro, que ganhou fama em Praga, na República Tcheca. Um cenário no escuro e uma iluminação estratégica de jogo de luz e sombras; luz negra e figurinos fluorescentes completam a cena. O resultado vale a pena ver.

Entre as suas 20 produções, destaque para as óperas “O Menino” e os “Sortilégios” (Ravel), “A Flauta Mágica” (Mozart), e “João e Maria” (Humperdink). Alguns de seus espetáculos - “Pedro e o Lobo”; o concerto cênico “O Pássaro de Fogo” (Igor Stravinsky); “O Quebra-Nozes”; “A Mão”; e “Espias” - receberam o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Femsa, Panamco Coca-Cola e Apetesp.

Sobre a direção: Fernando Anhê criou e dirige desde 1999 a Imago, referência na linguagem de teatro de formas animadas do país. Entre suas criações estão: A Mão (Prêmio APCA 2001, categoria melhor espetáculo); Espias (prêmio Apetesp de melhor trilha sonora, em 1998); e Imago. Adaptou e dirigiu Pedro e o Lobo, O Quebra-Nozes e O Pássaro de Fogo, premiados em conjunto pelo APCA-2004. Assinou cenários, figurinos e técnica de teatro negro para óperas.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Sergei Prokofiev
Direção e adaptação: Fernando Anhê
Direção musical e narração pré-gravada: Jamil Maluf
Elenco: Fernando Anhê, Jah Horácio, Priscila Monsano e Rosana Aparecida Antão
Cenário, iluminação e figurinos: Fernando Anhê
Realização: Cia. Imago
Duração: 50 minutos
Classificação etária: a partir de 3 anos

SERVIÇO – ”Pedro e o Lobo”
Local: Teatro Folha
Temporada: 09 de fevereiro a 05 de março de 2019.
Apresentações: sábados e domingos, às 16h. Sessões extras no feriado de carnaval, dias 04 e 05/03.
Ingresso: R$ 50,00 (setor único)
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos
*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: segunda e terça-feira, das 14 h às 16 h; quarta e quinta-feira,  das 14h às 21h; sexta-feira, das 14h às 21h30; sábado, das 12h às 23h59; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL: O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística e comercial de Isser Korik, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena Sereia”, “Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.


Leia também!

.: "Pedro e o Lobo" traz a beleza das animações Disney ao teatro

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.