quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

.: Grupo Namakaca celebra 15 anos com série de atividades

Foto: Divulgação

O Grupo Namakaca foi selecionado na primeira edição do edital municipal para Espaços Independentes e preparou uma série de atividades circenses que envolvem oficinas, espetáculos e cabarés. A Ocupação Espaço Namakaca – Circo para Todos tem todas as atividades gratuitas, com atrações para todas as idades, durante seis meses e acontecem na sede do grupo, na Vila Ipojuca, Lapa.

Na abertura, haverá um evento especial com convidados e o Bazar de Troca no dia 22 de fevereiro, sexta-feira, às 17h,onde circenses podem levar equipamentos e aparelhos que não usam mais e trocar com outros interessados.

A programação também conta com oficina de circo para pais e filhos (16 e 17 de março, sábado e domingo, das 10h às 13h), para crianças (23 de março e 25 de maio, sábados, das 10h às 13h), cascata (1 e 2 de abril, segunda e terça-feira, das 18h às 21h), malabares para iniciantes (6 de abril e 8 de junho, sábados, das 10h às 13h), passe de claves (8 e 15 de maio, quartas, das 18h às 21h), malabares com objetos inusitados (4 e 6 de junho, terça e quinta, das 18h às 21h), umbate-papo sobre a manutenção de sedes e produção cultural para grupos de circo acontece no dia 18 de maio.

O grupo entra em cena com os espetáculos Quebrando a Bacia (27 de março, quarta-feira, às 14h), Carlos Felipe em Apuros (28 de abril, domingo às 14h) e O Omelete (12 de junho, quarta, às 14h).

O Grupo Namakaca é formado pelos artistas circenses Cafi Otta, Montanha Carvalho e Du Circo. Durante estes 15 anos, o grupo criou um repertório com 7 espetáculos diferentes, além de uma intensa programação de oficinas em sua sede na Vila Ipojuca, Lapa. Em 2016, participou da gravação da série Minha Vida é Um Circo, e viajou por 8 países diferentes visitando circos e artistas ao redor do mundo.  A série estreou em 2018 e vem sendo exibida semanalmente no Canal HBO.

Sede do Grupo Namakaca:
Rua Álvaro Martins, 17 – Vila Ipojuca – Lapa – São Paulo – SP
Informações: namakaca@gmail.com | facebook.com/grupo.namakaca

Confira a programação:

Abertura - Bazar de troca
22 de fevereiro, sexta-feira, às 17h às 22h
Na atividade, os artistas poderão levar os equipamentos circenses em bom estado, mas que não são mais utilizados e trocar com outros artistas por outros equipamentos. O bazar contribui para a sustentabilidade no meio das artes do circo, proporcionando nova vida útil ao equipamento. A abertura ainda conta com uma jam da banda Manga Sucker´s Dog, intervenção do artista plástico Aquiles, comidinhas e bebidinhas.

OFICINAS
Oficina de Circo para pais e filhos
16 e 17 de março, sábado e domingo, das 10h às 13h
Professores: Du Circo e Montanha Carvalho. Vagas: 30.
Público alvo: pais e crianças a partir de 4 anos
Inscrição: No email namakaca@gmail.com até o dia 10 de março.
A oficina tem como objetivo brincar de circo em família, sentir as dificuldades e vencer os desafios circense juntos, sempre se divertindo. Trabalhar em dupla, trio, trabalhar o coletivo. A divulgação dos selecionados será no dia 14 de março por meio de email e lista publicada na página do Facebook do Grupo Namakaca.

Oficina de Circo para Crianças
23 de março e 25 de maio, sábados, das 10h às 13h
Professor: Montanha Carvalho. Vagas: 20
Público alvo: crianças entre 4 e 12 anos
Inscrição: No email namakaca@gmail.com até o dia 18 de março
Visa propor técnicas básicas de equilíbrio e concentração para pequenas acrobacias de solo e aéreas, pirâmide humana de até 5 crianças, cambalhotas, estrelas, paradas de mão. Noções básicas de palhaçaria como cascatas, aprender a cair e não machucar. Noções do momento presente e a troca com o parceiro, a relação com o público, o desfio. A divulgação dos selecionados será no dia 20 de março por meio de email e lista publicada na página do Facebook do Grupo Namakaca.

Oficina de Cascata
1 e 2 de abril, segunda e terça-feira, das 18h às 21h
Professor: Guga Carvalho. Vagas: 20.
Público alvo: artistas e arteiros interessados em acrobacias cômicas e técnicas para saltos, tombos e cascatas.
Inscrição: no email namakaca@gmail.com até o dia 30 de março.
Busca trabalhar o palhaço que existe dentro de cada um, trabalhar gags clássicas de circo tradicional, criar cenas novas, se colocar no difícil e no ridículo provocando o riso. Descobrir o que seu corpo pode fazer parte do seu palhaço. Manipular objetos comicamente. Cascatas: entender e receber os treinamentos para bons tropeços e batidas de cabeça sem dor, aprender a técnica de tapas na cara, caída de costas na cadeira, trabalhar o erro proposital. A divulgação dos selecionados será no dia 30 de março através de email e lista publicada na página do Facebook do Grupo Namakaca.

Oficina de malabares para iniciantes
6 de abril e 8 de junho, sábados, das 10h às 13h.
Professores: Du Circo e Montanha Carvalho. Vagas: 16
Público alvo: artistas circense iniciantes, estudantes de circo e teatro, atores iniciantes e interessados nas artes do malabares em geral
Inscrição: no email namakaca@gmail.com até o dia 30 de março
Técnicas básicas de concentração e equilíbrio. Disponibilidade corporal e mental, troca com o parceiro. Primeiros contatos com malabares de aro, claves, bolas. Formas tradicionais com 1, 2 e até 3 bolinhas. A divulgação dos selecionados será no dia 3 de abril através de email e lista publicada na página do Facebook do Grupo Namakaca.

Oficina de Passe de Claves
8 e 15 de maio, quartas, das 18h às 21h.
Professor: Du Circo. Vagas: 12
Público alvo: Malabaristas que já saibam passar claves em Dupla. Pode se. Inscrever solo ou em grupo. Inscrição: Carta de intenção enviado para o email namakaca@gmail.com até o dia 4 de maio.
O conteúdo visa passar para os malabaristas opções para trabalhar o passe de claves em dupla ou trio. Treinamento para salvar os erros durante as apresentações e treinos sem parar o jogo. Criar rotinas para criações de números. Mostrar os melhores ângulos dos artistas para o público. Auxilio nas anotações, criar um caderno de treinamento. A divulgação dos selecionados será no dia 6 de maio no email e lista publicada na página do Facebook do Grupo Namakaca.

Oficina de Malabares com Objetos Inusitados
4 e 6 de junho, terça e quinta, das 18h às 21h
Professor: Otávio Fantinato. Vagas: 12
Público alvo: artistas circenses iniciantes ou profissionais de todas as áreas do teatro e do circo.
Inscrição: Carta de intenção enviada para o email namakaca@gmail.com até o dia 31 de maio
A oficina propõe a pesquisa e experimento das várias possibilidades de desenvolver a arte do malabares com objetos inusitados. Abrindo mão dos equipamentos convencionais, como bolas, claves ou aros, a proposta é partir para objetos propostos pelo professor e pelos alunos e praticar para descobrir as possibilidades que estes objetos diferentes podem oferecer e agregar nesta arte. A divulgação dos selecionados será no dia 3 de junho no email e lista publicada na página do Facebook do Grupo Namakaca

Bate-papo
18 de maio, sábado
Na busca de troca de ideias e experiências, um encontro promove um bate-papo sobre a manutenção de sedes e produção cultural para grupos de circo. O objetivo é aprofundar as questões comuns entre grupos que mantém suas sedes e seu modo de produção para manter a estabilidade econômica. Este diálogo com grupos convidados é parte fundamental na programação pois na troca de ideias, podem surgir novas soluções para os mesmos problemas.

ESPETÁCULOS E CABARÉS
Quebrando a Bacia
27 de março, quarta-feira, às 14h
Concepção, roteiro e atuação: Montanha Carvalho. Direção Geral: Ale Roit. Direção Cênica: Ademir Emboava. Trilha Sonora: André Caccia Bava. Concepção de Figurinos: Flávia Arruda. Figurinos: Mirian Cassano e Marta Gaia.Contrarregra: Yuri Fabiano. Duração: 45 minutos.
O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contra-regra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do protagonista. Atrás das cortinas do circo, o personagem transita por vários tipos do imaginário do circo: malabarista, palhaço, mágico, tudo terminando sempre em grande confusão. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas.

Carlos Felipe em Apuros
28 de abril, domingo às 14h
Supervisão cênica: Rhena de Faria. Atuação, figurino, cenário e trilha sonora: Cafi Otta. Duração: 45 minutos.
Carlos Felipe é um homem elegante, educado e fino. Sua vida segue aparentemente em equilíbrio, mas seu universo é repleto de pequenos problemas. A partir daí técnicas de equilibrismo, malabares e palhaço são usadas para que personagem e a plateia divirtam-se sem parar. Um espetáculo simples, quase sem texto, baseado na relação entre o artista, o público e o espaço a sua volta.

O Omelete
12 de junho, quarta, às 14h
Direção: Grupo Namakaca. Atuação, figurino, cenário e trilha sonora: Du Circo. Duração: 45 minutos.
Omelete é um espetáculo que revive momentos inesquecíveis do imaginário circense, remexendo na memória dos que conheceram o circo quando eram crianças, e presenteando aqueles que começam agora a interagir com o mundo do circo. Apesar de estar sozinho no palco, Du Circo divide a cena com o público o tempo inteiro. A participação ativa da plateia é uma das características principais do espetáculo. 
Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? O artista Du Circo responde esta pergunta com uma mistura de ingredientes: técnicas circenses, muita habilidade e pitadas generosas de humor.

Cabaré Circo para Todos
13 de julho, sábado, 20h30
Ingresso: contribuição ao chapéu
Apresentações de grupos circenses e convidados especiais e o Grupo Namakaca como Mestre de Cerimônia.
Cabaré para crianças
14 de julho, domingo, 16h
Ingresso: contribuição ao chapéu
Cabarés com artistas convidados e números circenses infantis. Também haverá a participação de números criados pelas crianças que participaram das oficinas do projeto.

FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Cafi Otta, Du Circo, Montanha Carvalho. Coordenação de produção: Cristiani Zonzini. Produção executiva e registros: Silvia Compte. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Designer gráfico: Mariana Carvalho

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.