sábado, 16 de março de 2019

.: 100 anos de Tatiana Belinky: TV Cultura presta homenagem à escritora


Com mais de 100 livros publicados, Tatiana Belinky deixou um legado importante para alfabetização e formação de muitas gerações de brasileiros e brasileiras. Nascida na Rússia e radicada no Brasil por  84 anos, a autora completaria seu centenário em março de 2019. 

Para celebrar a vida e obra da escritora – que faleceu em 2013 –, a TV Cultura exibe dois programas sobre Tatiana. Neste domingo, dia 17, às 15h30, vai ao ar o "Especial Tatiana Belinky – A Menina Trança Rimas". Já na segunda-feira, dia 18, às 11h15 e às 17h15, o "Quintal da Cultura" a homenageia com uma edição especial. Vão ao ar na emissora e no aplicativo Cultura Digital.



"Especial Tatiana Belinky – A Menina Trança Rimas"
No domingo, dia 17 de março, às 15h30, é exibida uma reedição do episódio de "Teatro Rá-Tim-Bum" dedicado a autora, que foi ao ar originalmente em 2009. Narrada por um marcador de livros que caminha por uma biblioteca, a história traz momentos marcantes da trajetória pessoal e profissional da autora responsável por clássicos como "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", entre outros. Por meio de contação de histórias criadas pela própria autora e de linguagens lúdicas como a poesia e a música, o episódio recria e explora o universo fantástico criado por Belinky desde muito nova.

Com foco principalmente no desenvolvimento de sua criatividade enquanto criança, a edição é protagonizada pela atriz Vitória Zimmermann, que interpreta Belinky aos 10 anos. O especial ainda conta com a atuação de Tatiana, que, vestida de bruxa, despeja no caldeirão suas histórias de rir, chorar, ter medo, ter raiva e se emocionar; e com a participação de nomes como Antônio Abujamra, Manuel da Costa Pinto, Felipe Reis e Monica Nassif, além dos bonecos Júlio e Caco, do "Cocoricó".



"Quintal da Cultura – Especial Tatiana Belinky"
Já na segunda-feira, 18 de março, dia em que Tatiana Belinky completaria 100 anos, o "Quintal da Cultura" homenageia a  grande escritora infantojuvenil com uma edição especial inédita. O programa irá ao ar em dois horários, às 11h15 e às 17h15. Na edição, Bruxoteia se prepara para ir a uma reunião especial no fã-clube da escritora Tatiana Belinky. Mas o sumiço de algo muito importante a faz se atrasar para o evento.

O programa é protagonizado pelos personagens já conhecidos e amados da atração: Bruxoteia (Doroteia), Corcovico (Ludovico) e Osório. Além de contar também com a presença de Giba Pedroza – roteirista de A Menina Trança Rimas –, que narra histórias de autoria de Tatiana, e do músico, escritor e palhaço Cláudio Thebas, que recita poemas da literata russa.

Serviço
"Especial Tatiana Belinky A Menina Trança Rimas"
Exibição: Domingo (17/3), às 15h30
Na TV Cultura e no app Cultura Digital

"Quintal da Cultura –  Especial Tatiana Belinky"
Exibição: Segunda, às 11h15 e  às 17h15 
Na TV Cultura e no app Cultura Digital

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.