segunda-feira, 11 de março de 2019

.: Clássico “O Lago dos Cisnes” ganha montagem para toda família

Foto: Janderson Pires
Encenado por Juliana Martins, espetáculo com texto de Daniel Porto e direção de Alexandre Lino fica em cartaz de 16 de março a 21 de abril no Teatro PetroRio das Artes. Eleito pelo Jornal do Brasil um dos melhores espetáculos infantis de 2018, o clássico “O Lago dos Cisnes” ganhou uma nova adaptação que retorna em cartaz dia 16 de março, no Teatro PetroRio das Artes, no Shopping da Gávea. 

Dirigida por Alexandre Lino e trilha sonora original de Alex Fonseca, a peça marca a estreia da atriz Juliana Martins num espetáculo solo e ficará em cartaz até o dia 21 de abril aos sábados e domingos às 17h. Inspirado no balé do compositor russo Tchaikovscky, o autor Daniel Porto criou uma adaptação moderna e bem diferente do teatro comumente apresentado às crianças.

"O Lago dos Cisnes"  é o balé mais montado mundialmente e conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne por Rothbart, um feiticeiro perverso que desejava com ela se casar e possuir o seu reino. Condenada permanecer como cisne, Odette só pode ter seu feitiço quebrado até encontrar quem lhe jure amor eterno. Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876 em Paris, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou. 


"A peça reúne dança, música e teatro físico. Uma experiência criativa intensa e que tem trazido muita alegria por onde passamos", conta a atriz Juliana Martins. O propósito é trazer para as novas gerações o acesso à música “clássica” e com uma leitura atraente para toda a família. As nuances da música erudita vividas com a potência teatral trazendo o lúdico e a beleza em contornos abstratos, sutis e delicados. 

Além de estimular reflexões sobre o amor e as relações humanas esse é um projeto que nasce com a perspectiva de continuidade e irá transitar pelos balés de Tchaikovscky e na musicalidade de outros gênios como: Chopin, Beethoven e Vivaldi. A montagem busca a desconstrução da perspectiva e do estigma do teatro infantil como um teatro de construção linear e pouco provocativo para o universo das crianças. 

"O Lago dos Cisnes" rompe com esse conceito a partir do momento que assume o "Teatro Para Toda a Família" - uma nomenclatura já usada na Espanha quando se trata do teatro para crianças. Além disso, propõe um diálogo entre as artes quando traz a obra de Tchaikovscky para o universo do teatro, especialmente do teatro infantil – apresentando o estudo da obra erudita que é pouco difundida dentro da arte para crianças.


O que foi dito sobre "O Lago dos Cisnes"
"Com força se estabeleceu um gênero que une adultos e crianças, que como cunhou Alexandre Lino, teatro para toda a família. “O Lago dos Cisnes”, de Daniel Porto, com direção de Alexandre Lino, é um poema que resume todo o drama de Odette com a atriz/bailarina Juliana Martins."
(Claudia Chaves – Jornal do Brasil)

“Embora seja um amante e incentivador inveterado do teatro infanto-juvenil raramente, surge uma produção que mereça ser aplaudida e que eu dedique parte do meu tempo a escrever sobre ela, como ocorre agora. A escolha de Juliana Martins, para o papel de Odette me pareceu perfeita. Espetáculo habilmente dirigido por Alexandre Lino. Um trabalho que reúne uma dupla tão afinada, o que já foi comprovado inúmeras vezes, como Daniel Porto e Alexandre Lino, os quais tocam no mesmo diapasão, já é uma garantia de que algo de bom gosto será exibido ao público”.
(Gilberto Bartholo – Crítico e Jurado do Prêmio Botequim Cultural)

“'O Lago dos Cisnes' é repleto de nuances e contornos abstratos. As penas da ave são um emaranhado de poesias, inspirando o mais adormecido dos poetas. Um espetáculo que não apenas entretém e diverte; mas que leva os espectadores a momentos de reflexão, colaborando de alguma forma na formação humana e cultural dos pequenos”.
(Andre Santana - Crítico Jornal Daki)

Ficha Técnica:
Texto - Daniel Porto
Direção - Alexandre Lino
Elenco - Juliana Martins

A partir da obra de Tchaikovscky
Trilha sonora original - Alex Fonseca
Direção de arte - Karlla de Luca
Iluminação – Paulo Denizot
Consultoria sobre cisnes e Direção de Movimento - Giselda Fernandes
Assistente de Direção  - Rodrifo Salvadoretti
Designer Gráfico - Guilherme Lopes Moura
Assessoria de Imprensa - Minas de Ideias
Direção de Produção e Realização - Cineteatro e Bubu Produções
Idealização - Alexandre Lino

Serviço:
"O Lago dos Cisnes"
Local - Teatro PetroRio das Artes - Rua Marquês de São Vicente, 52 - 2º andar - Shopping da Gávea - Gávea
Temporada - 16 de março a 21 de abril de 2019
Horário - Sábado e domingo às 17h
Ingressos - R$ 70 / R$ 35 (meia-entrada)
Duração - 50 minutos
Classificação - Livre
Gênero - Infantil
Capacidade - 421 lugares


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.