sábado, 16 de março de 2019

.: Coletânea mostra uma visão geral da obra de Tom Petty, por Luiz Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em março de 2019.

Denominada "The Best of Everything", a coletânea dupla de hits do músico Tom Petty traça um perfil fiel de sua obra, seja em carreira solo ou ao lado dos Heartbreakers e de sua banda de estreia, a Mudcrutch.

Este é a segunda compilação que surge depois do falecimento do músico, ocorrido em outubro de 2017, aos 66 anos. Recentemente foi lançado "An American Treasure", um box set com quatro CDs de gravações inéditas e raras, gravadas em várias épocas.

"The Best of Everything" baseia-se nos sucessos que foram amplamente ausentes no box set anterior. Não segue uma ordem cronológica específica. Começa com o hit "Free Fallin", de seu álbum solo, para depois cair em canções com os Heartbreakers, como "Mary Jane's Last Dance" e "You Wreck Me".



Claro que os hits que se notabilizaram na MTV, como "Don't Come Around Here No More" (cujo vídeoclipe foi inspirado em "Alice no País das Maravilhas"), estão presentes. Mas creio que o ouvinte acaba ficando satisfeito por conhecer o tipo de rock feito por Tom Petty, que tem influência direta de bandas como Beatles, The Byrds e outros ícones dos anos 60.

Eu, por exemplo, tenho um apreço especial por "American Girl" (quase um rockabilly), "I Won´t Back Down" (esta com um clipe que reune os ex-beatles George Harrison e Ringo Starr e mais Bob Dylan) e "Stop Draggin' My Heart Around" (esta cantada em dueto com Stevie Nicks, do Fleetwood Mac).

Mas é possível ouvir e redescobrir outras pérolas como The Waiting (com um solo de guitarra simples e mágico na introdução) e a animada Jammin Me, de uma fase dos anos 80.

Na prática, essa seleção é talvez a que melhor mostre uma visão geral de sua obra. Funciona como uma ótima introdução a sua música, que merece ser conhecida e divulgada para as novas gerações de músicos e ouvintes do rock.


"Don't Come Around Here No More" 


"I Won´t Back Down"

"The Waiting"

"Free Fallin"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.