quarta-feira, 6 de março de 2019

.: João Carlos Marinho e os 50 anos da obra "O Gênio do Crime"

Livro que consagrou João Carlos Marinho como escritor e que há 50 anos encanta o público infantojuvenil.

O livro que inaugurou a coleção da turma do gordo, "O Gênio do Crime", é a prova de que o escritor João Carlos Marinho sabe conquistar gerações. Cinquenta anos se passaram desde a primeira publicação e até hoje centenas de crianças e, inclusive, adultos, se aventuram nas páginas dessa turma.



Sobre João Carlos Marinho
João Carlos Marinho nasceu no Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1935, mudando-se logo para Santos, onde cursou o primário no Ateneu Progresso Brasileiro. Fez o ginasial em São Paulo no Colégio Mackenzie, mudando-se depois para Lausanne, na Suíça, onde cursou o colegial e obteve o diploma da Maturité Fédérale Suiça.

Voltando ao Brasil, fixou residência em São Paulo e diplomou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP). Uma vez formado, passou a advogar em Guarulhos, onde foi titular do famoso escritório de advocacia trabalhista J. C. Marinho até 1987, quando voltou a morar em São Paulo e deixou a advocacia, passando a viver exclusivamente de direitos autorais.

Em 1969, quando ainda advogava, publicou o livro "O Gênio do Crime", que tornou-se um clássico da literatura infantil brasileira, já tendo folgadamente passado a marca das sessenta edições. Daí para frente foram surgindo os outros livros da Turma do Gordo, no total de 13 até hoje.

Pelo livro "Sangue Fresco", o autor recebeu o Prêmio Jabuti e o Grande Prêmio da Crítica (APCA). O livro "Berenice Detetive" foi agraciado com Prêmio Mercedes-Benz, um dos mais importantes prêmios já destinados a obras infantojuvenis no Brasil.

Escreveu ainda quatro livros para adultos. "O Gênio do Crime" foi levado para o cinema em 1973, em filme dirigido por Tito Teijido e que leva o nome de "O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime". "O Gênio do Crime" também foi traduzido para o idioma espanhol com o título de "El Genio del Crimen". 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.