quinta-feira, 28 de março de 2019

.: Violência Psicológia: O Fenômeno "Gaslighting". Você sabe o que é?


“A dra. Stephanie Sarkis evidentemente conhece muito bem o assunto sobre o qual escreve. Este livro esclarece as vítimas desse tipo de manipulação, levando-as da escuridão à luz e ajudando-as a se curar. ”  (New York Journal of Books)

A manipulação que faz a pessoa questionar sua própria sanidade mental. Silencioso e destrutivo, o Gaslighting é a forma de violência psicológica onde uma pessoa utiliza distorções, omissões e mentiras a fim de colocar em xeque a memória, a sanidade mental e as convicções de alguém. 

Vítimas do Gaslighting têm suas noções de realidade ameaçadas por constantes questionamentos e desmandos por parte de maridos, chefes e amigos que mentem e manipulam a verdade que as rodeiam. O abusador quer de toda a forma ver o sofrimento do outro e consolidar uma relação de dependência.

O termo "Gaslighting" teve origem no filme “Gaslight”, protagonizado por Ingrid Bergman, na qual parte da manipulação do marido para enlouquecer a esposa consistia em diminuir a intensidade da iluminação a gás da casa onde viviam. Porém, somente a partir de 1960, “a manipulação dos sentidos da realidade” ganhou o nome de Gaslighting.

"O Fenômero Gaslighting" foi escrito pela Ph. D. em Comportamento e Saúde Mental Stephanie Moulton Sarkis e será lançado no Brasil em Abril pela Editora Cultrix. Ele traz dezenas de casos reais praticados em ambiente familiar, entre amigos, no trabalho e até por figuras públicas em exercício de suas funções e defesa de seus interesses. Com a leitura, também aprendemos a lidar com tais situações e como podemos nos livrar dessa cilada.

Tal forma de manipulação é facilmente percebida em relacionamentos abusivos onde o intuito do agressor é gerar uma enorme dependência em sua companheira e em discursos de ódio onde a intenção é desmoralizar a reputação do outro. Tudo pelo domínio psicológico que se quer aplicar.

Um exemplo atual do uso do Gaslighting está presente no discurso da defesa do médium João de Deus: “Temos informações de que ela é prostituta e tem histórico de extorsão”, disse Alberto Toron, advogado de João de Deus, acusado de abuso sexual por mais de 300 mulheres ao se referir a uma das supostas vítimas.

A pessoa que o pratica, o Gaslighter, pode ser o namorado controlador que está certo sobre todos os assuntos, o colega de trabalho que quer os créditos de algo que não fez ou o amigo que sempre realizou algo mais importante que você. Tudo passa pela intenção de minar a segurança da vítima para que esta enxergue a realidade de forma distorcida.

Esse fenômeno também é pano de fundo de filmes como "A Garota do Trem", "O Bebê de Rosemary", "O Sorriso de Monalisa", "Beleza Americana" e "O Desespero de Veronika Voss", além da série "Jessica Jones", da Netflix, na qual a protagonista é vítima constante de gaslighting pelo vilão Kilgrave.

Se você desconfia que seu marido, filho, melhor amiga, chefe ou sogra são seus frenemys (mistura das palavras amigo ‘friend’ e inimigo ‘enemy), a leitura desse livro o ajudará a identificar e lidar com esses “vampiros emocionais”.

Sobre a autora:
Dra. Stephanie Moulton Sarkis é terapeuta especializada em comportamento gaslighting. É também especialista em clínica de saúde mental e em aconselhamento de crianças e adolescentes na Associação Americana dos Conselheiros de Saúde Mental, conselheira nacional certificada e conselheira licenciada em saúde mental, bem como mediadora da família certificada pela Suprema Corte da Flórida (EUA).

É ainda fundadora do Instituto Sarkis, escreve para o blog Psychology Today e o jornal The Huffington Post. Doutora e mestre em Aconselhamento de Saúde Mental pela Universidade da Flórida e especialista em Distúrbios de Hiperatividade e Déficit de Atenção, Dor Crônica e Transtornos de Ansiedade, tem também uma clínica particular em Tampa, na Flórida (EUA).

Serviço:
Livro: "O Fenômeno Gaslighting"
Autora: Stephanie Moulton Sarkis, Ph. D. (www.stephaniesarkis.com)
Editora: Cultrix
Páginas: 304
Preço: R$ 49

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.