quinta-feira, 25 de abril de 2019

.: Exposição celebra o gênio Leonardo Da Vinci no Shopping Center 3

A partir de 24 de abril até 24 de maio, o público poderá visitar a exposição inédita “Leonardo Redux” e desfrutar do legado de um dos maiores gênios renascentistas sob o olhar da arte contemporânea

Retrato de Mulher, por Marcos Fajardo

Fruto de parceria entre a Galeria Myllery e o Shopping Center, a mostra marca os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci (1452-1519) e reúne cinco renomados artistas contemporâneos: Blagojco Dimitrov, Georg Vine Boldt, Maurício Mallet, Rogério Martins, Marcos Fajardo e Jorge Padilha.

Os artistas apresentam trabalhos inéditos, inspirados pela técnica, estética, inquietações e espírito investigativo, que influenciou e influencia, ainda hoje, criadores por todo o mundo.

Em Leonardo Redux, o contínuo diálogo entre técnicas do passado e do presente, se faz sentir em meio a obras imersas no espírito idealista e questionador, desafiador e envolvente, como os vôos da mente brilhante de um dos mais notáveis artistas da história.

“Redux”, que dá nome à mostra é um adjetivo que significa "trazido de volta" ou “ressurgido”. Por isso, vale ressaltar que os trabalhos não são releituras de obras de Leonardo Da Vinci, mas resultados da inspiração de cada um desses artistas, afetados pela busca incessante do gênio italiano pela perfeição e originalidade.

Encontro dos artistas com o público: Na sexta-feira, 26 de abril, às 19h, os seis artistas da exposição fazem uma performance no Lounge Piso Jardins, inspirada na famosa pintura de Da Vinci, o Homem Vitruviano, que descreve as proporções de uma figura masculina nua em duas posições sobrepostas. E das 20h às 21h30, acontece uma apresentação sobre a obra de Da Vinci, mediada pelo professor de história da arte, Giovanni Bagnoli.

Saiba Mais sobre Da Vinci (texto de Jorge Padilha) 
Nascido em abril de 1452, em Vinci, próximo à Florença, Leonardo faleceu na França em maio de 1519.  Leonardo Redux busca homenagear e criar reflexões sobre o artista, inventor, cientista, músico, matemático, engenheiro, arquiteto, geólogo, cartógrafo, botânico, astrônomo, escritor, anatomista, filósofo e humanista, como ponto de partida. O homem do Renascimento buscava alargar os limites do conhecimento através de um ímpeto cientifico e filosófico em paralelo a uma época de descobrimentos que descortinava não apenas os limites físicos do mundo como também da universalidade e inventividade humanas. A isso se deu o nome de Humanismo e Leonardo foi um de seus grandes expoentes. Como artista é o autor (entre outras obras primas) da pintura mais famosa do mundo, a Mona Lisa, mesmo não tendo sido um pintor prolífico. Muitas de suas pinturas permaneceram inacabadas e uma de suas características era a experimentação em termos de materiais e suportes. A gama de técnicas que experimentou foi vasta: pintura a óleo, aquarela, bico de pena, sanguínea, carvão, ponta de prata, têmpera, fresco etc ( Jorge Padilha).

Exposição Leonardo Redux no Shopping Center 3 
Realização: Galeria Myllery
Artistas: Blagojco Dimitrov, Georg Vine Boldt, Maurício Mallet, Rogério Martins, Marcos Fajardo e Jorge Padilha
Período: De 24.04.2019 a 24.05.2019, das 10h às 22h
Local: Lounge Piso Jardins
Endereço: Avenida Paulista, 2.064 – São Paulo - SP
Tel: (11) 3285-2458, www.shoppingcenter3.com.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.