segunda-feira, 8 de abril de 2019

.: Agenda: IV SPHarpFestival com entrada franca no CCBB São Paulo

Foto: Divulgação


De 10 a 12 de abril, quarta a sexta, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta o IV SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas com duas apresentações diárias, às 13h e às 18h, tendo músicos interpretando em harpas clássica, koto (japonesa) e céltica. Os eventos acontecem no teatro com entrada franca.

Destaque para a argentina Soledad Yaya que se apresenta com a soprano Juliana Starling. Soledad viajou em turnê pela OSESP pela Europa, Estados Unidos e países sul-americanos. Juliana é mestre e doutora em canto pela Unesp, tendo se formado na Unicamp. O espetáculo Recordas traz canções brasileiras e argentinas e surgiu da ideia de realizar um duo de harpa e voz em alusão às cordas dos dois instrumentos. A soprano brasileira Juliana Starling e a harpista argentina Soledad Yaya se uniram neste projeto que valoriza a música brasileira e a argentina, apresentando um repertório composto de canções de compositores nativos de ambos os países. O tema, como o título do espetáculo sugere – Recordas [Recuerdas], trata das lembranças de amores, tempos, lugares e sentimentos, como num desejo de relembrar, recordar um passado que já não existe mais. 


Vídeos:




O Grupo Seiha  Brasil de Koto tem como objetivo difundir a música do Japão. Vários músicos interpretam obras na harpa japonesa koto: Tamie Kitahara, Marcia Abe, Daisuke Takai, Alejandro Barrios, Alvaro Nishikawa e Alexander Iwami Petzhold, no shakuhachi, instrumento tradicional do Japão em cordas. Tamie Kitahara nasceu no Japão e veio para o Brasil em 1955. Na sua infância estudou koto no estilo Ikuta-Ryu e desde 1982 dedica-se ao estilo Ikuta-Seiha.

O Vento Celta se uniu em 2012 e vai interpretar músicas celtas, medievais e irlandesas. O argentino Dario Andino toca na harpa clássica com Dennis Crepaldi na flauta, Fabio Britto e Débora Ruba ao violino, Fabricio Rinaldi ao violão, Natalia Bueno, violoncelo e Eduarda Rimkievickz, na percussão.
O Duo Floratta vai interpretar trilhas sonoras de filmes de desenhos com a harpa clássica de Tatiana Henna e a flauta de Letícia Castro.

Nando Araújo fará um Concerto Meditativo por meio da harpa céltica promovendo uma vivência estética e terapêutica em um encontro entre as propriedades da harpa e da meditação. Vários estudos científicos indicam os benéficos efeitos psicossomáticos da meditação, principalmente decorrentes do estresse e da ansiedade. A harpa, como instrumento terapêutico, e a música, com propósitos de cura é utilizada desde a antiguidade em culturas ancestrais como a egípcia, a mesopotâmica, grega e chinesa. Recentemente vários estudos e práticas têm resgatado a harpa como um instrumento no combate ao estresse físico e emocional, tais como ansiedade, medo, dores crônicas e depressão. 


Vídeo:


Jonathan Faganello tocará rock. Já se apresentou na Itália e Argentina. Atuou com a Orquestra Filarmônica e Sinfônica de Piracicaba, Sinfônica de Rio Claro e Banda Sinfônica de Limeira. 


Vídeos:



Programação:
IV SPHarpFestival - CCBB-SP
De 10 a 12 de abril, quarta à sexta, duas apresentações, às 13h e às 18h.
Entrada gratuita, com retirada de senha a partir de 1 hora antes do início das apresentações.

Dia 10 de abril, quarta-feira
13h - Duo Floratta (Tatiana Henna, harpa clássica e Leticia Castro, flauta) - trilha sonora de filmes e desenhos
18h - Grupo Seiha  Brasil de Koto (Tamie Kitahara, Marcia Abe, Daisuke Takai, Alejandro Barrios, Alvaro Nishikawa, koto e  Alexander Iwami Petzhold, shakuhachi) – músicas japonesas

Dia 11 de abril, quinta-feira
13h - Vento Celta (Dario Andino, harpa, Dennis Crepaldi, flauta, Fabio Britto e Débora Ruba, violino, Fabricio Rinaldi, violão, Natalia Bueno, violoncelo e Eduarda Rimkievickz, percussão) – músicas celtas, medievais e irlandesas
18h - Recordas (Juliana Starling e Sandro Bodilon, canto, Soledad Yaya, harpa) - canções e poesias brasileiras e argentinas

Dia 12 de abril, sexta-feira
13h - Nando Araujo, harpa céltica - Concerto Meditativo
18h - Jonathan Faganello, harpa - rock

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
ccbbsp@bb.com.br  |  bb.com.br/cultura  |  twitter.com/ccbb_sp  |
facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar - Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.