domingo, 19 de maio de 2019

.: Estreia "O Bote da Loba" no Teatro de Arena Eugênio Kusnet


Parte do Projeto Ocupação Plinio Marcos, que vem acontecendo desde 2014 no Teatro Garagem, penúltimo texto do polêmico autor marca a parceria do diretor Marcos Loureiro com a atriz Anette Naiman e agora conta com a atriz convidada Dani Moreno.

Plínio Marcos é considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros. Sua obra "O Bote da Loba" foi escrita em 1997, e permaneceu inédita até a montagem realizada pelo Teatro Garagem, em 2016. Esta obra, que integra o Projeto Ocupação Plinio Marcos, aborda o universo feminino sob a ótica de duas mulheres que se encontram para uma sessão de tarô. Veriska (Anette Naiman), a maga vidente, por meio dos seus poderes místicos, tentará ajudar a cliente Laura (Dani Moreno), mulher casada e reprimida, a libertar-se de suas angústias e de seu sofrimento. O espetáculo estreia dia 22 de maio no Teatro de Arena Eugênio Kusnet 
Penúltimo texto escrito pelo polêmico dramaturgo em 1997, dois anos antes de sua morte, "O Bote da Loba" traz à tona temas e questões atuais de extrema relevância para a sociedade. A obra gira em torno, principalmente, da questão do prazer feminino, reprimido por tantos milênios e considerado como “tabu” até os dias de hoje, abordando o encontro entre o prazer feminino, proibido historicamente com a perpetuação de uma cultura misógina, machista e patriarcal, e o conhecimento do corpo feminino, onde há uma protagonização de tal busca por duas mulheres. 

De acordo com o autor, seus textos poderiam ser utilizados como referência para a percepção temporal do desenvolvimento da sociedade brasileira. Plínio foi um homem de seu tempo, retratou aquilo que vivenciava cotidianamente, observando e registrando a visão da sociedade de sua época. Seus textos podem ser utilizados como documentos históricos, pois retratam valores, costumes e pensamentos do passado, de um tempo de uma sociedade, e comprovam se a sociedade brasileira, ao longo dos anos, progrediu e caminhou para a modernização de um pensamento social. Consequentemente, seus textos tornaram-se clássicos da dramaturgia brasileira.

Em 2016, o Teatro Garagem celebrou seus 12 anos de existência com a estreia deste texto, até então inédito, que também faz parte do projeto “Ocupação Plinio Marcos no Teatro Garagem” que atualmente conta com o espetáculo "Navalha na Carne" em cartaz. Ambos com direção de Marcos Loureiro e com a participação da atriz e idealizadora do projeto Ocupação Plinio Marcos, Anette Naiman, interpretando a antológica prostituta Neusa Sueli, de Plinio.

"O Bote da Loba"
Teatro de Arena Eugênio Kusnet (99 lugares)
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque
Informações: (11) 3256-9453
Bilheteria: abre uma hora antes do espetáculo. Pagamento somente em dinheiro pela Funarte e em cartão de débito e crédito pela produção. Acesso para cadeirantes.

Quartas-feiras, às 20h
Ingressos: R$ 20
Duração: 60 minutos
Recomendação: 18 anos
Gênero: drama

Estreia dia 22 de maio
Temporada até dia 24 de julho

Ficha Técnica:
Direção, luz e sonoplastia: Marcos Loureiro
Elenco: Anette Naiman e Dani Moreno
Figurino: Anette Naiman e Dani Moreno
Assessoria de imprensa: Morente Forte (da peça) e Adriana Monteiro (do teatro / Projeto Ocupação Noites Sujas)
Fotos: Priscila Prade
Arte: André Kitagawa
Apoio: Pop Vegan Food

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.