sexta-feira, 3 de maio de 2019

.: Rolling Stones: coletânea mostra um perfil da obra da banda

Fotos: divulgação

Por Luiz Gomes Otero*, em maio de 2019.


Lançada recentemente, a coletânea Honk reúne dois CDs com parte da produção musical dos Rolling Stones, a partir de 1971 até os dias atuais, inserindo até as canções do último disco de estúdio, o Blues & Lonesome. Como bônus, inclui ainda mais um CD com faixas gravadas ao vivo, algumas delas com participações especiais de outros astros como Ed Sheeran e Dave Grohl.

Honk essencialmente pega onde outra coletânea, intitulada Hot Rocks, parou nos anos 70. Agora são 36 músicas de uma série de discos começando com Sticky Fingers de 1971 e terminando com 2016 de Blue & Lonesome. Se por um lado há uma série de canções emblemáticas desse período, pode-se dizer que o foco dessa iniciativa é estilisticamente apertado. Além de algumas baladas clássicas ("Wild Horses", "Angie"), Honk serve como um lembrete sobre como a banda construiu seu nome: o rock´n roll.

Há momentos bem inspirados, como a abertura do album  “Exile on Main St.”, “Rocks Off”, e o vocal de Keith Richards no hit “Happy”, desse mesmo álbum, passando por hits mais pop como “Miss You” e a ótima “Beast of Burden”, do álbum  Some Girls, de 1978. Passa também por “Love Is Strong ” de 1994,  “ Start Me Up ”de 1981, e “ Rock and a Hard Place ”de 1989. E os recentes covers de blues como "Just Your Fool" e "Ride 'On On Down", gravados em 2016,  também entraram na lista.




Como os Rolling Stones continuam sendo um dos mais fortes shows ao vivo de todos os tempos, foram  incluídas 10 faixas gravadas na estrada entre 2013 e 2018, algumas das quais com participações especiais de Brad Paisley (Dead Flowers), Florence Welch (Wild Horses), Ed Sheeran (Beast Of Burden) e Dave Grohl (Bitch).

Honk pode até não ser uma grande novidade para quem coleciona discos do grupo. Mas para quem ainda não conhece, serve  como um ótimo aperitivo. O único problema é que, no final das contas,  você vai acabar querendo comprar os discos de estúdio da banda.

Wild Horses

Star me Up

Waiting On a Friend


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.