quarta-feira, 15 de maio de 2019

.: Virada Cultural no Sesc da Paulista relembra tempos áureos da TV

Programação da Unidade traz homenagem a Elis Regina e Jair Rodrigues e telão de cinema no meio da Avenida


A tradicional Virada Cultural, que acontece anualmente na cidade, promove uma série de atividades gratuitas durante 24h de evento. Nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, o Sesc Avenida Paulista participa da programação trazendo como tema a televisão de tubo e as grandes atrações que apareciam na telinha naquela época.

Entre os destaques está o show que Luciana Mello e Pedro Mariano fazem em homenagem a seus respectivos pais, Jair Rodrigues e Elis Regina, que juntos conduziam um programa de TV na década de 1960. Outra atração é a "Sessão da Madrugada", com filmes clássicos dos anos 80 e 90 que embalavam as tardes de jovens e crianças como "Mudança de Hábito" e "Curtindo a Vida Adoidado". Para a exibição será montado um telão na Avenida Paulista, em frente a Unidade, e serão disponibilizados fones de ouvido para os espectadores. Quem quiser pode trazer seus próprios fones também. Os shows são também destaque da Unidade, como o da cantora Deborah Blando, que apresenta uma série de sucessos que fizeram parte de diversas trilhas de novelas. O grupo As Bahias e a Cozinha Mineira traz o show "No Coração do Brasil", com grande s clássicos do cancioneiro popular em um formato que lembra as saudosas apresentações acústicas transmitidas na década de 90.

Para manter a energia e encarar a maratona de programações, a Comedoria incrementa o cardápio com o "Mexidão na Madrugada", item especial servido das 22h às 04h. O mexidão é um prato típico dos anos 80 que mistura arroz, feijão fradinho, ovo, bacon e carne seca, com opção a base de vegetais com mistura de ervas e arroz integral. Na Virada Cultural do Sesc Avenida Paulista o prato será servido nas tradicionais marmitas de alumínio, que se tornaram populares no período pós-guerra. As crianças têm diversão garantida na oficina "Culinária X-Tudo", com o chef mirim Eduardo Prado, numa releitura do programa de mesmo nome exibido na TV Cultura. E para os mais dispostos, há a opção de aulas abertas de lambada, dança do ventre e de coreografias de videoclipes. Já na área de Literatura, o jornalista Caco Barcellos faz um bate-papo sobre jornalismo investigativo e fala sobre as reportagens que inspiraram seus livros.

A Unidade funciona até as 4h da manhã durante a Virada Cultural e para algumas atividades é necessário retirar ingressos com antecedência.
Confira a programação do Sesc Avenida Paulista para a Virada Cultural 2019:

ALIMENTAÇÃO
Mexidão! Boia quente na madrugada
Cardápio especial da Comedoria
Para encarar a maratona que é acompanhar as programações da Virada Cultural, no cardápio especial da comedoria será servido um mexidão feito para turbinar as energias durante a madrugada. A receita leva arroz, feijão fradinho, ovo, bacon e carne seca, com opção a base de vegetais com mistura de ervas e arroz integral, tudo servido em uma marmita de alumínio.
Quando: Dia 18/5, sábado, das 22h às 4h
Onde: Comedoria
Quanto: R$10

ARTES VISUAIS
VideoCriatura: Bolero Singer
Intervenção de Otávio Donasci
Bolero Singer é uma VideoCriatura original criada e construída por Donasci na década de 80 a partir de televisores preto e branco CRT e equipamento VHS analógico. Foi apresentado nos principais festivais de Vídeo no Brasil e na Alemanha, França e USA. O protótipo foi desenvolvido para ser usado ortopedicamente no corpo do performer. As VideoCriaturas são estes seres híbridos, cyborgues, que existem graças ao encontro do homem com a máquina televisiva, e as fusões possíveis entre estes seres. O resultado é um efeito "low tech", feito com equipamentos domésticos de vídeo e recursos artesanais.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 19h30 às 20h e das 21h30 às 22h
Dia 19/5, domingo, das 16h às 16h30 e das 18h às 18h30
Onde: Avenida Paulista, em frente a Unidade
Ingressos: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

Você na Telinha
Intervenção com Castanheira Audiovisual
O público terá figurinos, adereços, maquiadores a disposição para caracterizá-los como um personagem da época da televisão de tubo. A pessoa será convidada a escolher entre 10 opções, o seu personagem favorito, depois será caracterizada como tal e poderá registrar o momento com seu celular.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 20h às 2h
Dia 19/5, domingo, das 12h às 18h
Onde: Avenida Paulista, em frente à Unidade
Ingressos: Grátis - Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência.
Classificação: Livre

Abertura Extraordinária: Máquina de Rube Goldberg
Vivência com Máquina Tudo
Oficina de construção de uma traquitana de reação em cadeia (Máquina de Rube Goldberg). Inspirada na abertura do Programa Infantil Rá-Tim-Bum.
Sinopse: Nessa vivência os participantes poderão montar circuitos por onde bolinhas irão correr através de peças e elementos que serão presos a um painel, criando diferentes caminhos nessa espécie de traquitana de reação em cadeia, conhecidas também como "máquinas de Rube Goldberg".
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 19h às 23h e
Dia 19/5, domingo, das 14h às 17h
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

CINEMA E VÍDEO
Sessão da madrugada
Conjunto de filmes icônicos dos anos 1980 e 1990, clássicos da "Sessão da Tarde" exibidos ao ar livre com sistema de som individual (fode de ouvido). A programação é composta por:
Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, Dir. John Hughes, EUA, 1986, 143')
Mudança de Hábito (Sister Act, Dir. Emile Ardolino, EUA, 1992, 100')
Quero ser Grande (Big, Dir. Penny Marshall, EUA, 1986, 1988, 105')
Um Príncipe em Nova York (Coming to America, Dir. John Landis, EUA, 1988, 116')
Duração total: 7h4'.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 21h às 4h
Onde: Avenida Paulista, em frente à Unidade
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

CIRCO
Passarinho quer dançar
Cortejo com OrKestra Meraki
Uma orquestra itinerante formada por oito músicos que tocam a parte instrumental de hits da TV dos anos 1980 e 90, como aberturas de programas, desenhos, novelas e jingles de comerciais clássicos, enquanto dez performers recriam ações símbolos da época.
No cortejo, músicos, atores, dançarinos e circenses.
Quando: Dia 18/5, sábado, das 18h às 18h30
Onde: Avenida Paulista, em frente à Unidade
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

Show de Aplauso
Espetáculo com Palhaça Rubra e Palhaço Adão
Recriando a atmosfera alegre, criativa e à vontade dos programas de auditório dos anos 1970 e 80, a dupla Palhaça Rubra e Adão apresenta o Show de Aplauso, releitura de quadros clássicos e cômicos, conduzidos com humor e poesia e costurado por dinâmicas musicais pela banda e a dupla de palhaços. Um espetáculo em que o improviso e a interatividade são base de conexão e troca com o público.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 18h30 às 20h30
Dia 19/5, domingo, das 17h30 às 19h30
Onde: Praça (Térreo)
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

SóLadies in.press - Nossa Imprensa Oficiosa
Intervenção com Circo di SóLadies
Intervenção em que as palhaças realizam a cobertura jornalística por meio de sua imprensa oficiosa com fatos e relatos da Virada Cultural no Sesc Avenida Paulista. O público é recepcionado e dá suas impressões sobre as ações, incentivados pelas artistas.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 23h às 23h30
Dia 19/5, domingo, das 0h30 às 1h
Dia 19/5, domingo, das 1h30 às 2h
Onde: Avenida Paulista, em frente à unidade
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

CRIANÇAS
Culinária X-Tudo
Oficina com Chef mirim Eduardo Prado
O chef vai ensinar as crianças a prepararem um lanche completo, como acontecia no quadro do programa X-Tudo
Quando: Dia 18/5, sábado, das 18h30 às 20h
Onde: Comedoria (16º andar)
Ingressos: Grátis - Entrega de ingressos na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência
Classificação: Livre
Contação de Histórias com Objetos
Contação de histórias com Helen Helene
Helen Helene narra histórias com os mais diversos tipos de objetos.Usando a imaginação, os participantes buscam transformar objetos simples em elementos lúdicos dando vida às palavras.
Inspirado no quadro do programa Rá-Tim-Bum, da TV Cultura
Quando:
Dia 19/5, domingo, das 12h às 13h
Dia 19/5, domingo, das 16h às 17h
Onde: Crianças (3º andar)
Ingressos: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

Histórias da Sherazade
Contação de história com Raquel Barcha
Quem não se lembra da SHERAZADE da TV CULTURA, que vinha voando para contar as histórias dos livros? Em um dos quadros mais criativos do programa X-TUDO, os lançamentos do mercado editorial chegavam em primeira mão na telinha em um quadro inovador: ao mesmo tempo educativo e divertido.
Criada e interpretada pela atriz RAQUEL BARCHA, a personagem iniciou assim uma carreira de sucesso que atingiu diversas outras mídias - como teatro, literatura, workshops e CDs.
SHERAZADE continuou a contar suas histórias na TV e em livros.
Para comemorar seus 25 anos de carreira, Sherazade traz de volta suas melhores histórias contadas no teatro e na TV, em um espetáculo para toda a família.
Após acender uma fogueira imaginária com a ajuda da platéia, iniciam-se as narrativas de bichos que falam, de heróis, fadas, vilões, duendes e outros seres fantásticos vividos pelo público que interpreta alguns desses personagens ao lado de bonecos.
É uma apresentação encantadora que resgata o espírito das brincadeiras de infância, compartilhados por pais e filhos.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 14h às 15h
Onde: Biblioteca (15º andar)
Ingresso: Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência
Classificação: Livre

Mundo de Beakman - experiências óticas
Oficina com Unsquepensa
Sinopse: Usando um brinquedo simples como o pião, o participante vai descobrir fenômenos da física como a decomposição das cores luz, energia eólica e força centrípeta, terminando por criar seus próprios experimentos artístico-científicos.
O participante recebe o pião impresso em 3D pronto e é encorajado a realizar pelo menos uma das experiências propostas: criar um disco ótico e/ou um peão eólico. Ateliê aberto.
A atividade começa com uma breve introdução sobre o tema (Mundo de Beakman e como ele inspirou esse trabalho
Quando:
Dia 19/5, domingo, das 11h às 13h30
Dia 19/5, domingo, das 14h30 às 17h
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Ingressos: Grátis - Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência
Classificação: Livre

Criação de Animação com Massinha
Oficina com Analúcia Godoi
Nessa oficina vai ser possível experimentar todo o processo da criação de uma pequena história à produção de uma animação com massa de modelar.
Vamos experimentar todo o processo da criação à produção de uma animação com massinha: modelar para inventar uma pequena história. Descobrir quais as formas que se pode chegar e como elas podem se transformar. Levar a ideia para a frente da câmera e fazer a animação quadro a quadro.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 14h30 às 17h
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Ingressos: Grátis - Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência
Classificação: Livre

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA
Dança do Ventre
Aula aberta com Karina Piazentin e Maiara Grifo
Vivências da modalidade com os elementos básicos da dança do ventre, discutindo sobre conscientização corporal e seus benefícios para o corpo.
Não recomendado para menores de 12 anos
Quando: Dia 18/5, sábado, das 20h30 às 21h30
Onde: Avenida Paulista, em frente ao Sesc
Ingressos: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: 12 anos

Lambada
Aula aberta com Isa Zendron
Nesta aula aberta, os participantes poderão se movimentar ao som deste ritmo que surgiu na região Norte do Brasil, mas se popularizou ao redor do mundo especialmente no início dos anos 1990.
Quando: Dia 18/5, sábado, das 22h às 23h
Onde: Avenida Paulista, em frente à unidade
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: 12 anos
Dançando como nos Videoclipes
Aula aberta com Isadora Zendron
Estilo de dança coreografada relacionada às músicas pop muito conhecidas na internet com grandes produções de videoclipes.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 13h às 14h
Onde: Avenida Paulista, em frente à Unidade
Ingressos: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: 12 anos

Os gols mais exaltados dos anos 80 - Narração e Comentários
Bate-papo com Juarez Soares, Anderson Cheni e participação especial de Biro-Biro
Tão emocionantes quanto os próprios gols em si, as narrações sempre marcaram a história da cultura futebolística. Para falarem sobre a cobertura esportiva com um recorte do período em que replay de gols só passava no programa de domingo a noite, se encontrarão o narrador, comentarista e jornalista esportivo, Juarez Soares - também conhecido como China - e o blogueiro, radialista e jornalista, Anderson Cheni. O assunto será ilustrado com uma seleção dos lances mais célebres do futebol na década de 1980 e a participação especial de Antônio José da Silva Filho, o Biro-Biro.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 15h30 às 17h30
Onde: Corpo I (10º andar)
Ingressos: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

LITERATURA
Reportagem: em campo, nas páginas e nas telas
Bate-papo com Caco Barcellos
Um dos gêneros mais fascinantes do jornalismo, a reportagem está presente tanto na mídia impressa como nos programas jornalísticos. Caco Barcellos tem transitado por ambas as linguagens, e virá falar sobre sua trajetória profissional, na qual se especializou em jornalismo investigativo, denunciando a injustiça social e a violência.
Quando: Dia 18/5, sábado, das 22h às 23h
Onde: Biblioteca (15º andar)
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

MÚSICA
Deborah Blando
Concomitante ao lançamento de discos e paradas musicais, em sua trajetória a cantora gravou singles para comerciais, se apresentou em diversos programas de televisão e teve mais de 20 participações em trilhas sonoras de novelas e filmes. Seus temas eternizaram personagens e histórias que povoam a memória de gerações. Neste show da turnê internacional "One Truth", Deborah Blando evoca uma influência romântica e revisita muitos destes sucessos.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 3h às 4h
Onde: Praça (Térreo)
Ingressos: Grátis - retirada de ingresso às 17h do dia 18/5 nas bilheterias do Sesc
Classificação: 18 anos

Clímax: uma trilha sonora 'over the top'
Intervenção com DJ Frederico Pellachin
Nesta ação, o radialista, DJ e pesquisador musical Frederico Pellachin transita pelos sons que marcaram meio século de teledramaturgia no Brasil. O mirante do Sesc Avenida Paulista será o tele-espaço para uma jornada sonora nostálgica, dançante e envolvente. E claro, um pouco acima do tom, como manda todo bom melodrama.
Esta ação é um DJ live-set que mistura mídias analógicas (discos de vinil) e arquivos de mídia digital (mp3). A ação também conta com o suporte de um vídeo que será exibido em uma tela de TV (estilo tubo), disposta sobre um totem e posicionada ao lado da mesa de trabalho ocupada pelo DJ/performer.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 21h às 2h
Onde: Terraço (17º andar)
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

As Bahias e a Cozinha Mineira
Show No Coração do Brasil
O show "No coração do Brasil" é uma ode ao cancioneiro popular. Três vozes e um violão passeiam por clássicos da MPB, entre sambas, axés, choros e bossas, em reinterpretações sensíveis. No repertório: Caymmi, Dona Ivone Lara, Adriana Calcanhoto, Milton Nascimento e Luiz Melodia, de quem vem o verso que batiza o show.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 21h às 22h15
Dia 19/5, domingo, das 18h às 19h15
Onde: Arte II (13º andar)
Ingressos: Grátis – retirada de ingresso às 17h do dia 18/5 nas bilheterias do Sesc
Classificação: 16 anos

Vale a Pena Ouvir de Novo
A festa leva o som das melhores trilhas de novelas com participações especiais de Simony, Adryana Ribeiro e As Frenéticas Dhu Moraes e Sandra Pera, além de drag queens caracterizadas como personagens ícones da teledramaturgia.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 23h às 2h
Onde: Praça (Térreo)
Ingresso: Grátis – retirada de ingresso às 17h do dia 18/5 nas bilheterias do Sesc
Classificação: 18 anos

Luciana Mello e Pedro Mariano
Homenagem a Jair Rodrigues e Elis Regina
O programa "O Fino da Bossa" foi exibido na década de 1960 na Tv Record. Apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, recebeu os principais nomes da música brasileira da época. Nesta apresentação, a filha de Jair e o filho de Elis interpretam canções que foram muito importantes no período.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 1h às 2h30
Onde: Arte II (13º andar)
Ingresso: Grátis – retirada de ingresso às 17h do dia 18/5 nas bilheterias do Sesc
Classificação: 18 anos

Canta Inezita
Show com Celia & Celma, Maria Alcina, Consuelo de Paula e Claudio Lacerda
Um show que celebra a cantora Inezita Barroso, uma das principais personagens da história da música brasileira. A tradicional dupla sertaneja de raiz Celia & Celma, a performática Maria Alcina, a compositora Consuelo de Paula e o jovem violeiro Claudio Lacerda integram um time que dá voz aos maiores sucessos de Inezita. Com direção musical do violonista Paulo Serau, o show conta com um quinteto que apresenta as canções com novos arranjos, valorizando os mais genuínos ritmos brasileiros.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 11h às 12h30
Onde: Praça (Térreo)
Ingresso: Grátis – retirada de ingresso às 17h do dia 18/5 nas bilheterias do Sesc
Classificação: Livre

Banda Estralo nos Programas Infantis
Quando: Dia 19/5, domingo, das 12h às 13h
Onde: Arte II (13º Arte)
Ingresso: Grátis – retirada de ingresso às 17h do dia 18/5 nas bilheterias do Sesc
Classificação: Livre
Bunytos de Corpo
O Bloco Bunytos de Corpo satiriza o culto ao corpo, desconstruindo arquétipos estéticos padronizados, nas suas performances encena de modo irreverente e criativo os rituais e coreografias de ginástica criando um espaço onde todos são "Bunytos", independente de estatura e idade, celebrando a libertação do corpo.
Quando: Dia 19/5, domingo, das 14h às 15h30
Onde: Avenida Paulista, saída da esquina com a Av. Brigadeiro Faria Lima
Ingresso: Grátis, não é necessário retirar ingressos
Classificação: Livre

TEATRO
Você é da caravana de onde?
Intervenção com Cia do Núcleo
Intervenção a partir das brincadeiras de programas de auditório. Três atores, caracterizados como apresentadores símbolos do fim do Séc. XX recriam gincanas como torta na cara, passa ou repassa, porta da esperança e leilão de notas musicais.
Quando: Dia 18/5, sábado, das 19h às 2h
Onde: Diversos espaços da Unidade
Ingresso: Grátis - Sem retirada de ingressos
Classificação: Livre
New Generation

Intervenção coletivo Ele Quer um Nome
Conjunto de performances que trazem imagens cultuadas da televisão nos programas populares nos anos 1990, mas que problematizam a questão da pretensa liberdade do corpo no período versus a opressão e objetificação.
Quando: Dia 18/5, sábado, das 19h às 2h
Onde: Diversos espaços da Unidade
Ingresso: Grátis - Sem retirada de ingressos
Classificação: Livre

TECNOLOGIAS E ARTES
Explode TV!
Vivência com Explode! Bianca Della Fancy, Preta Rara, Nu Abe, Roddrag, Mama Jo e Madama Brona
Inspirados na cultura VJ MTV dos anos 90 e início dos 2000, o Explode TV! cria um programa jovem de auditório, dividido de hora em hora, nos seguintes blocos temáticos: música; astrologia; moda e estilo; novelas, filmes e séries; performance e dança; gênero e música. A cada hora, um convidado especializado comanda a atração, que conta também com a presença de VJs e cinegrafistas que criam e transmitem o programa nos telões da sala. Nas ações, convidados e público são provocados a compartilhar sua memória da televisão, exibindo e criando conteúdos em diálogo com o público presente, como num programa de auditório.
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 19h às 1h
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Ingresso: Grátis - Sem retirada de ingressos.
Classificação: 14 anos

Games Antigos
Vivência com Marcelo Duarte
10 tvs e consoles da década de 90 para o publico jogar e conhecer
Brinquedos e jogos de tabuleiro dos anos 90 para ver e saber curiosidades
Jogo Guia dos Curiosos para o público jogar
Quando:
Dia 18/5, sábado, das 21h às 2h
Onde: Crianças (3º andar)
Ingresso: Grátis - Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência.
Classificação: Livre

SERVIÇO
Virada Cultural Sesc Avenida Paulista 2019
Quando: dias 18 e 19 maio de 2019
Onde: Diversos locais da Unidade
Horário: das 18h às 4h (sábado) e das 10h às 18h (domingo)
Quanto: Grátis – Verifique a necessidade de retirada de ingressos para cada atividade
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista
Facebook: facebook.com/sescavpaulista 
Instagram: @sescavpaulista
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.