quarta-feira, 26 de junho de 2019

.: O “drink da Glória Pires” e do "007" - Por que o gin ficou famoso no Brasil?

Conheça um pouco da história da bebida e dos motivos que tornaram o gin famoso outra vez

Eis que de uma hora para outra o gin passou a fazer parte dos costumes do brasileiro. Contudo, a maioria não sabe é o motivo que despertou a popularidade repentina da bebida.

Neste artigo, vamos tentar descobrir alguns fatores que fizeram uma das bebidas destiladas mais antigas que existem voltar a moda. Incluindo algumas obras de entretenimento que podem ser responsáveis pela sua divulgação.

O Gin foi inventado para ser medicamento
Inventada originalmente na Holanda para fins medicinais, o responsável pela criação foi o médico e professor, Francisco de la Boe. Na época, ano de 1650, em busca de uma fórmula diurética para tratar problemas renais, Francisco adicionou zimbro, um fruto, ao destilado de cereais. Bem, como medicamento a ideia não deu muito certo.

Anos mais tarde a invenção chegou a Inglaterra e começou a fazer sucesso, mas como bebida. Também foram os ingleses responsáveis por criar várias combinações excelentes com o Gin, incluindo aromas e sabores inigualáveis — alguns fazem sucesso até os dias de hoje.

A fama do Gin no Brasil
Sabendo da história da bebida, vamos voltar um pouco ao presente. No país da caipirinha e da cerveja gelada, a popularidade do Gin costumava ser bastante tímida, quase que rara. Costumava. Afinal, hoje o cenário é completamente outro.

Dados de uma pesquisa feita pela agência Llorente & Cuenca, a pedido da Bacardi, marca de bebidas destiladas, apontam que o gin é o destilado preferido entre os brasileiros das classes A e B, na frente até do uísque e da vodca. Para se ter ideia, a bebida, criada na Holanda e popularizada na Inglaterra, foi citada por 34% dos entrevistados.

De acordo com alguns especialistas, incluindo donos de bares e restaurantes, a popularidade se deve a um movimento de amadurecimento da população quando o assunto é gastronomia. Ou seja, o brasileiro tem se interessado mais por novas descobertas e diferentes gostos, e as bebidas e coquetéis acabam pegando carona nisso.

Outro fato que justifica a recente popularização do Gin no mundo é uma história que começou em meados de 2007. Na época, na Europa, os chefes de cozinha costumavam tomar uma boa e caprichada taça de Gin Tônica ao final de seus expedientes, como uma espécie de ritual para relaxar. Com isso, acabaram trabalhando no desenvolvimento de receitas ainda mais sofisticadas para degustar a bebida, o que, eventualmente, acabou se popularizando e reanimando a fama do Gin. Verdade ou não, essa é uma justificativa bastante convincente.

O drink da Glória Pires
Há também quem atribua o sucesso do Gin no país verde e amarelo a uma recente novela produzida e transmitida pela Globo, no ar do dia 23 de outubro de 2017 ao dia 12 de maio de 2018, chamada “O Outro Lado do Paraíso”. 

Na novela, a atriz Glória Pires interpreta uma personagem chamada Duda, que aparece em algumas cenas degustando um bom Gin Tônica. Vários bartenders confessam que após o sucesso da novela, muita gente chegou a pedir pelo “drink da Glória Pires”, referindo-se ao famoso coquetel a base de Gin, limão e água tônica.

Mas a obra da Globo não é a única obra que colaborou com o sucesso de um coquetel específico. Isso, na verdade, é bem comum também em filmes e séries. No "007", por exemplo, James Bond transformou o consumo de Dry Martini, outro drink muito popular a base de Gin, símbolo de pessoas poderosas e cheias de classe.

A conclusão é que seja qual for o motivo, fato é que o Gin caiu no gosto do povo, mas não podia ser diferente. Afinal, o Gin é uma bebida forte, aromatizada e que permite infinitas possibilidades de combinação – desde o refrescante Gin Tônica ao encorpado Negroni, mistura de Gin, Vermute, Campari e Laranja. 

Sua versatilidade colabora cada vez mais com a sua popularidade, pois, com uma única dose da bebida, é possível agradar a gregos e troianos. 

Receitas de drinks com Gin
Depois de saber tudo isso sobre a bebida, nada mais justo do que algumas sugestões de consumo. Afinal, com poucos passos e ingredientes é possível criar receitas incríveis com Gin. Veja algumas das mais clássicas e faça em casa:

Gin Fizz: agite em uma coqueteleira 45 ml de Gin, 30 ml de suco de limão-siciliano, 1 colher de sopa de Açúcar e alguns cubos de gelo. Sirva em um copo e complete com 80 ml de Club Soda.

Gin Tônica: coloque em um copo uma fatia de limão, cubos de gelo até o topo e despeje o Gin e a água tônica.

Dry Martini: adicione 60 ml de Gin e 60 ml de Vermute Seco em uma taça de haste fina, previamente gelada. Para se sentir o James Bond, finalize com uma azeitona.

E aí, concorda com os motivos que tornaram o Gin popular no Brasil ou pensa que existe algum outro motivo? Aqui a gente fica na torcida para que a moda pegue cada vez mais, afinal comprar Gin para degustar bons coquetéis nunca é demais!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.