quarta-feira, 10 de julho de 2019

.: 7 adaptações cinematográficas de "Alice no País das Maravilhas"


Curiosa e desbravadora, a história de "Alice no País das Maravilhas" é imortal e ganhou mais de 40 adaptações para o cinema e a TV. É uma das jornadas mais clássicas da literatura mundial. Não há quem não tenha ouvido falar, lido o livro ou assistido pelo menos uma das mais de 40 adaptações cinematográficas do universo surreal e sonhador de Alice no País das Maravilhas.

Publicado originalmente em 1865 e escrito por Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas" conta a história da jovem Alice, que cai numa toca de coelho e é transportada para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares, antropomórficas e, por vezes, assustadoras. Misturando sonhos com realidade, a obra está repleta de falas satíricas, além de paródias a poemas populares ingleses do século XIX e também referências linguísticas e matemáticas a partir dos enigmas que surgem no caminho da personagem principal. 

"Alice no País das Maravilhas" pode ser considerado um livro para crianças e adultos tamanha sua complexidade e sutileza, que pode ser vista pelos olhos inocentes de uma criança como uma jornada fantástica da personagem ou pode ser interpretado em toda a sua magnitude pelos adultos.

Confira abaixo uma lista com sete adaptações da história de Alice para os cinemas:



1. A primeira versão, de 1903
É um filme mudo dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow, que está em domínio público e, portanto, disponível na íntegra pela internet. A produção é considerada a primeira adaptação sobre a história de Alice no País das Maravilhas e um clássico do cinema mudo. Além desta, outras duas produções do cinema mudo também foram lançadas no começo do século XX, uma em 1910 e outra, em 1915.



2- Em 1933, a Paramount apostou em Alice
Em 1933, outra adaptação de sucesso surgia nos cinemas, dirigida por Norman Z. McLeod. O filme norte-americano "Alice no País das Maravilhas" foi lançado na sequência do centenário de nascimento do autor Lewis Carroll, em 1932. A produção ficou com a Paramount, que reuniu o principal elenco da época incluindo Gary Cooper, no papel de Cavaleiro Branco e Charlotte Henry, como Alice.


3- "Alice no País das Maravilhas" é o 13º longa-metragem produzido pela Disney
Apenas em 1951 os estúdios Walt Disney entram no jogo e também adaptam essa obra inesquecível de Carroll. A versão de 1951 tem direção de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. Na época de seu lançamento, a animação não foi tão bem recebida pelo público, mas acabou atingindo o status de clássico com o passar dos anos. Em 1952, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora.



4-  A versão britânica de 1972
"As Aventuras de Alice no Mundo das Maravilhas" é um filme produzido no Reino Unido e dirigido por William Sterling, com a atriz Fiona Fullerton como Alice. Entretanto, nas cenas em que Alice canta, a voz é da atriz Natalie Farmer. Michael Crawford interpretou o Coelho Branco ao mesmo tempo em que aparecia na comédia teatral "No Sex Please. We’re British". A maquiagem de seu personagem era removida a caminho da peça.



5- Alice no País das produções feitas para TV
Lançado em 1985 e dirigido por Harry Harris, essa é uma versão feita para a TV norte-americana e exibida em duas partes, nos dias 9 e 10 de dezembro, pelo canal CBS – a parte 1 com o título "Alice in Wonderland" e a parte 2 chamada "Through the Looking-Glass". Nesta produção, Alice é interpretada pela atriz Natalie Gregory. Com figurinos clássicos e cenário surreal, o filme foi bem recebido na época. As atrizes Natalie Gregory and Sharee Gregory (Alice e sua irmã, respectivamente) também são irmãs na vida real.



6- "Alice no País das Maravilhas" com Whoopi Goldberg e Christopher Lloyd
Com Tina Majorino no papel de Alice, o filme é mais uma produção para a TV e conta com a participação de diversos rostos conhecidos, como Whoopi Goldberg, Ben Kingsley, Peter Ustinov, Christopher Lloyd e Gene Wilder no elenco. A direção do longa ficou com Nick Willing. Muitas das cenas do filme foram copiadas diretamente das ilustrações de John Tenniel, o ilustrador da versão original de Alice no País das Maravilhas.



7- Em 2010, Alice e Tim Burton se encontraram
Pela segunda vez a Disney adaptou o clássico de Lewis Carroll. Nessa versão, Alice tem 19 anos e volta ao País das Maravilhas para descobrir o seu verdadeiro destino, reencontrando-se com personagens que marcaram sua infância. Como diretor, ninguém menos que Tim Burton, e  Mia Wasikowska, como Alice, Johnny Depp, no papel do Chapeleiro Maluco e Helena Bonham Carter, como Rainha Vermelha O longa foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais, ganhando as duas primeiras. Em 2016, o filme recebeu ainda a continuação "Alice Através do Espelho", em que a jovem garota retorna ao país das Maravilhas para salvar o Chapeleiro Maluco.



Bônus | Alice no país dos games
"Alice no País das Maravilhas" também entrou no fantástico mundo dos games, tamanha a sua influência e a imortalidade da obra de Carroll. Em 2010, um jogo de ação e aventura foi lançado pela Disney Interactive Studios para plataformas Wii, Nintendo DS, PC e Zeebo. O game é inteiramente baseado no filme "Alice no País das Maravilhas" (2010), com direção de Tim Burton.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.