sábado, 27 de julho de 2019

.: Crítica do poético "A Gaiola", menina e passarinho que querem ser amados

Foto: divulgação

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em julho de 2019



O amor é um sentimento de forte afeição por outra pessoa, nascido de laços de consanguinidade ou de relações sociais. Contudo, tamanho apreço e cuidado pode também surgir entre o ser humano e um animal. Eis que o espetáculo musical "A Gaiola", com texto impecável de Adriana Falcão, adaptado por ela para o teatro, apresenta a importância de respeitar os diferentes pontos de vista.

Na história, um passarinho cai na varanda de uma menina. Precisando de cuidados, ela também lhe dá amor. Assim, os dois se apaixonam. Quando o animalzinho está em perfeitas condições de partir, chega o momento do dolorido adeus. Mesmo sabendo que no céu está o eu, os dois se dão conta de que na história dele está a menina e na dela está o passarinho. 

É a partir desse momento que se vê a relação criada pelo ponto de vista de cada um. A certeza é de que ambos desejavam ser amados. Cheios de amor, os dois decidem que o melhor é aprisionar o passarinho em uma gaiola. Assim, menina e passarinho descobrem as alegrias e os questionamentos do encarceramento. A conclusão de que lugar de passarinho é no céu e lugar de menina é na terra, cria um final otimista e surpreendente.

É numa história tão delicada e poética que Carol Futuro e Pablo Áscoli brilham com seus contorcionismos e vozes tão agradáveis -seja no canto ou na fala. Afagando o público -de todas as idades- por meio do cantar, fica fácil embarcar na história infantil. Para os adultos vai além e mostra que quando há amor puro e verdadeiro numa relação, nem imposições e limites têm o poder de acabar com o sentimento.

O espetáculo está dentro do projeto Três Histórias de Amor para Crianças: "Contos Partidos de Amor", "Vamos Comprar Um Poeta" e "A Gaiola". 


Foto: Guga Melgar

A Gaiola
Temporada: de 21 de julho a 4 de agosto
Apresentações: às sextas, aos sábados e aos domingos, às 15h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre – Indicado para maiores de 5 anos
Endereço CCBB São Paulo
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo SP | fone 11 3113-3651
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp        
www.facebook.com/ccbbsp
www.instagram.com/ccbbsp


FICHA TÉCNICA
Adaptação: Adriana Falcão e Eduardo Rios 
Direção e Roteiro: Duda Maia 
Elenco: Carol Futuro e Pablo Áscoli 
Diretor Assistente: Fábio Enriquez 
Direção musical e trilha original: Ricco Viana 
Cenário: João Modé 
Iluminação: Renato Machado 
Figurino: Flávio Souza 
Coreografia Aérea: Leonardo Senna 
Identidade Visual: Patricia Clarkson  
Direção de Produção: Bruno Mariozz 
Produção: Palavra Z Produções Culturais 
Idealização: Camaleão Produções Culturais



*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


Encerramento do espetáculo


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.