domingo, 18 de agosto de 2019

.: 31º Troféu HQMIX comemora 150 anos do primeiro quadrinho brasileiro

Neste ano, a estatueta será do personagem "Nhô Quim", criação de "Angelo Agostini" publicada em 30 de janeiro de 1869, no semanário "Vida Fluminense"

A 31ª edição do Troféu HQMIX vai comemorar os 150 anos da publicação do primeiro quadrinho brasileiro. A coordenação do evento apresenta a escultura da estatueta, baseada no personagem "Nhô Quim", do autor Angelo Agostini, para ser o troféu deste ano. A escultura foi confeccionada no processo 3D pelo artista plástico Itamar Braga, com a reprodução do artista Wilson Iguti. 

Já, o escolhido como o Grande Mestre dos Quadrinhos, desta edição, é Carlos Edgard Herrero, que trouxe grande contribuição para toda a área das HQs no Brasil.

O Brasil é um dos pioneiros na publicação de quadrinhos na era Gutemberg. Muito antes do que os americanos dizem ser o início dos quadrinhos no mundo, com a publicação do personagem "Yellow Kid", de "Richard Felton Outcault", no jornal "New York World", em 1895. Na verdade, "Angelo Agostini", italiano radicado no Brasil, foi personagem importante da época, como ativista pelo movimento republicano e antiescravagista. Considerado o maior artista gráfico do segundo reinado, começou a publicar quadrinizações antes dessa data, em "O Cabrião", em São Paulo. Mas, foi na primeira graphic novel do mundo, "As aventuras de Nhô Quim", que criou personagem fixo e com capítulos semanais, publicados na revista "Vida Fluminense". 

Baseado nas pesquisas realizadas pela "Associação dos Caricaturistas e Quadrinhistas de São Paulo", fundada à época pelo cartunista JAL e o editor Gualberto Costa, em 1984, foi criado o "Dia do Quadrinho Brasileiro", na data de 30 de janeiro e comemorada em todo o País desde então.

Carlos Edgard Herrero será o homenageado como Grande Mestre
Herrero, paulistano, corintiano roxo, nasceu em 2 de agosto de 1944. Estudou na Escola de Belas Artes e desenhou cerca de quatro mil páginas de quadrinhos Disney para a Editora Abril. Criou o visual de diversos alter egos do personagem Peninha, como o herói Morcego Vermelho e o caubói Pena Kid. Também colaborou com a revista Crás! e desenhou HQs de suspense, terror, ficção científica e faroeste, além de escrever e ilustrar livros infantis.
Ele tem uma agência de publicidade e, em janeiro de 2015, foi premiado com o Prêmio Angelo Agostini, na categoria Mestre do Quadrinho Nacional.  

Concorrentes aos Troféus de Projeto Editorial e Projeto Gráfico
Duas categorias com grande concorrência pela qualidade gráfica e pela qualidade editorial estão concorrendo a duas premiações. O resultado desses e de todos os outros itens da premiação serão divulgados dias antes do evento que acontecerá em 15 de setembro de 2019, às 17h30, na comedoria do SESC Pompeia, com apresentação de Serginho Groisman.

Projeto editorial
1. "A Arte de Charlie Chan Hock Chye" (Pipoca & Nanquim)
2. "A Zika #5" (Independente)
3. "Estórias Tristes e Piadas Ruins" (Independente)
4. "Frankenstein 200" (Clepsidra)
5. "Imaginário Coletivo" (Darkside)
6. "Isto Não É Um Assassino" (SESI-SP)
7. "Luto" (Peba)
8. "Paraíso Perdido" (Darkside)
9. "QP" (Lote 42)
10. "Refugiados – Última Fronteira" (Darkside)
11. "Teatro do Pavor" (Skript)
12. "Todos os Santos" (Veneta)
13. "Estórias Tristes e Piadas Ruins" (Independente)

Projeto gráfico
1. "5 Por Infinito" (Pipoca & Nanquim)
2. "Ayako" (Veneta)
3. "Billy Soco Vol. 2" (Independente)
4. "Box Noites de Trevas – Metal X Sepultura" (Panini)
5. "Imaginário Coletivo" (Darkside)
6. "O Perfeito Estranho" (Veneta)
7. "Partir" (Independente)
8. "Projeto Corsários – Os Senhores do Novo Mundo" (Independente)
9. "Smoking Mata" (Independente)
10. "Tekon Kinkreet" (Devir)
11. "Uma Dobra no Tempo" (Darkside)
12. "Uzumaki" (Devir)

Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.