sexta-feira, 16 de agosto de 2019

.: Show do Creedence Clearwater Revival em Woodsotck é lançado em CD


Por Luiz Gomes Otero*, em agosto de 2019.

Um tesouro escondido há 50 anos foi finalmente redescoberto. Trata-se da apresentação da banda Creedence Clearwater Revival no mítico Festival de Woodstock, nos Estados Unidos, em 1969. O registro foi lançado em CD, para delírio dos fãs do bom e velho rock´n roll.

A banda americana originária da California contava com a sua formação clássica, com os irmãos John Fogerty e Tom Fogerty nas guitarras e mais Stu Cook no baixo e Doug Clifford na bateria. Em 1969 o grupo estava começando a surgir para o público. E a exposição em um festival como o de Woodsotck acabou sendo perfeita para consolidar ainda mais a sua popularidade.

O repertório do show funciona como uma ótima coletânea do que eles produziram naquele período. Logo de cara, o show abre com a emblemática "Born On The Bayou" e segue com o poderoso riff de "Green River". Também constam no set list as clássicas "Proud Mary", "Bad Moon Rising" e "Susie Q" (com 12 minutos de duração e um solo matador de John Fogerty na guitarra).


Da canções menos conhecidas destaco as energéticas "Bootleg" e "Commotion", além das excelentes releituras de "Ninety-Nine And A Half" (hit de Wilson Pickett), "I Put A Spell On You" (de Screamin Jay Hawkins) e "Night Time Is The Right Time" (de Ray Charles)

A qualidade da gravação está ótima e capta a energia da banda de uma forma perfeita. Não por acaso, o vocalista do The Who, Roger Daltrey, considerou essa apresentação do Creedence Clearwater Revival como uma das melhores do festival em uma entrevista recente sobre os 50 anos de Woodstock.

Infelizmente a banda só duraria mais alguns anos, até 1972. Tom Fogerty faleceu em 1990 e John Fogerty (o dono da voz característica da banda) segue em carreira solo. Stu Cook e Doug Clifford montaram a Creedence Clearwater Revisited, revisitando a obra da banda nos anos 60 e 70.


"Green River"

"Born On The Bayou"

"Proud Mary"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.