sábado, 14 de setembro de 2019

.: Barão Vermelho segue adiante com CD "Viva", por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em setembro de 2019.

O Barão Vermelho continua vivo e forte. Depois da saída de Frejat, a banda se reinventou com o novo vocalista, Rodrigo Suricato, em um CD intitulado "Viva" com nove canções novas que seguem na essência da linha de trabalho do grupo.

Da formação inicial restam Maurício Barros (teclados) e Guto Goffi (bateria), além de Fernando Magalhães (guitarra) que passou a integrar o grupo ainda nos anos 80. E a decisão de seguir adiante parece ter sido mesmo mais um ato de coragem. A mesma coisa quando a banda ficou sem Cazuza nos anos 80 e teve Frejat assumindo os vocais. Agora novamente o vocalista sai de cena e é substituído por outro integrante.

Ao ouvir "Viva", é preciso esquecer qualquer tipo de comparação de Suricato com Frejat. Os timbres de voz deles até são parecidos. Mas o fato é que o novato conseguiu colocar a sua personalidade a serviço do tipo de sonoridade que o Barão está acostumado a produzir: um rock nacional básico, com sabor dos anos 80.


As canções fluem fácil no CD player. Desde a mensagem da faixa "Jeito" (“A gente é o que é/Não tem jeito/A gente é como é/cada um de um jeito..."), passando por outras cheias de energia como as ótimas "Por Onde Eu For" e "Eu Nunca Estou Só", esta segunda com participação do rapper BK.

As letras de algumas canções falam de forma direta com o público, como "Tudo por Nós 2",que reforça o espírito de continuidade que a banda deseja  manter. ("...Ei, se liga aí/Eu ainda não morri/Tô aqui/Vou fazer barulho, não vou desistir/Todo esse bagulho é prá nos confundir/Nada vai nos impedir...").

Continuar com a banda foi uma decisão corajosa de Guto Goffi e Maurício Barros. Mas ao mesmo tempo foi um acerto, pois o resultado final com esse novo vocalista foi positivo. Uma prova de que os desafios estão aí para ser superados com persistência e muito rock´n roll.


"A Solidão Te Engole Vivo"

"Jeito"

"Por Onde Eu For"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.