domingo, 22 de setembro de 2019

.: "Cem: o Que Aprendemos na Vida", de Heike Faller e Valerio Vidali


Uma jornada colorida e poética pelos prazeres e desafios de todas as idades

“Em algum momento, quando viramos adultos, nos acostumamos ao mundo, e mesmo coisas enormes, como montanhas, a lua cheia ou o amor de outra pessoa, nos parecem óbvias. Para voltarmos a enxergar sua grandeza, precisamos aprender a vê-las com outros olhos.”

Talvez um dos aspectos mais mágicos da infância seja o universo de descobertas, boas e ruins, que uma criança ainda tem por fazer. Quando uma nova vida começa, com ela vêm também novos aprendizados proporcionados pelas dores e alegrias de sua própria trajetória. 

É isso que a premiada jornalista alemã Heike Faller registra em seu livro.  "Cem: o Que Aprendemos na Vida" é sobre tudo o que a vida nos traz: a primeira cambalhota, o primeiro amor, a primeira vez que você toma café e a descoberta de que o mundo é verdadeiramente imenso.

Para tecer as frases curtas que narram página a página tudo o que acontece ao longo de uma vida, de zero a cem anos, Faller usou sua habilidade jornalística e entrevistou inúmeras pessoas para descobrir que experiências diferentes elas tiveram e o que a vida ainda lhes guardava para o futuro. 

São reflexões construídas a partir das respostas de um vestibulando de 22 anos da Nigéria; de uma síria, mãe de seis filhos, que mora em Istambul; de um ex-diretor de uma indústria da Alemanha Oriental, hoje com 70 anos; de uma professora da Baviera que encontrou seu verdadeiro amor aos 74 anos; de uma pintora de 87 anos que vive em Berlim e viu seu marido ficar senil; de uma escritora londrina de sucesso de 94 anos; e de tantas outras histórias.

As frases poderosas vêm acompanhadas das sensíveis ilustrações de Valerio Vidali, premiado nos Estados Unidos, Portugal, Coreia, Croácia e Arábia Saudita. Juntos, Vidali e Faller percorrem ano a ano as transformações que nos tornam quem somos, mostrando que, mesmo que muitos aniversários já tenham se passado, ainda é possível não se sentir adulto. 

Amadurecer é perceber que o tempo é não apenas precioso, mas também condescendente e, até o fim, nos dá espaço para viver. Sensível combinação de arte, reflexão e poesia, Cem é um daqueles livros que ficam para sempre conosco e que, a cada compasso dos anos, ganham uma dimensão completamente nova.

Sobre os autores
Heike Faller é jornalista e editora da revista alemã "Zeit". Valerio Vidali é um ilustrador italiano residente em Berlim. Tem muitos trabalhos premiados, e dois de seus livros, "Jemmy Button" (2013) e "The Forest" (2018), foram selecionados pelo The New York Times como melhores livros ilustrados do ano.

"Cem: o Que Aprendemos na Vida"
Tradução: Julia Bussius         
Editora: Intrínseca
208 páginas
Impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.