domingo, 29 de setembro de 2019

.: Olimpíada de Língua Portuguesa: “Vai me trazer várias oportunidades”


As estudantes Raíssa de Souza e Camila Mendonça representam a cidade de Itanhaém na Olimpíada de Língua Portuguesa
Por Letícia Santiago, da #LigaDoJornalismo, em setembro de 2019.

Estudantes de escolas públicas de Itanhaém foram homenageados na Câmara dos Vereadores da cidade. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, dia 27, e contou com a participação dos alunos finalistas da primeira fase da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa.  Os estudantes estão concorrendo pelas categorias poema, crônica, memória literária, documentário e artigo de opinião e irão disputar com outras redações do estado de São Paulo. Na ETEC de Itanhaém, o destaque foram duas alunas do ensino médio. 

Classificada entre mais de 100 redações, Camila Mendonça escreveu um artigo de opinião relatando a violência no lugar onde vive e questionou os dados da Secretaria de Segurança Pública, o estudo indicava que a cidade litorânea seria a mais perigosa do estado. “Estou me sentindo muito orgulhosa por todo esse reconhecimento pelo trabalho, é muito interessante”, disse a adolescente, que estudou sua vida inteira em escolas públicas da região, “É importante a valorização pelo ensino destas escolas, foram essenciais para o meu esforço. Sem elas, eu não teria conseguido chegar onde estou hoje”. Questionada sobre o que a competição mudaria em sua vida, ela expressa orgulho de participar da primeira etapa e continuar com a prática de escrita e leitura, “A Olimpíada vai me trazer várias oportunidades e experiências também, mudou bastante a forma como eu me via antes”, explica.

Com 15 anos, a estudante Raíssa de Souza trouxe para o concurso de redações o roteiro e documentário “Ainda Há Tempo”, em que ela aborda críticas sociais e outras problemáticas abrangendo o tema "O Lugar Onde Vivo". A adolescente afirma que se sentiu especial ao ser homenageada pela escola e representar a cidade. Desde pequena, a garota sempre foi incentivada pela mãe a continuar lendo, auxiliando com livros educativos e outros materiais pedagógicos.

Investimentos na educação
O prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos expressou seu reconhecimento pelo engajamento pedagógico aos docentes da cidade e projetos da Secretaria de Educação, “A gente acredita que outras crianças possam ser estimuladas a partir da capacitação e qualificação dos nossos professores, auxiliando o aluno com bom material pedagógico. Este conjunto de ações realmente estimula toda a grade curricular dos estudantes”

O secretário de educação Douglas L. Rodrigues manifestou seu orgulho com o desempenho satisfatório dos alunos da região. “Está sendo uma resposta ao trabalho contínuo dos profissionais da educação, onde você vê mais de 23 unidades escolares participando, envolvendo um número superior a 600 alunos e com resultados tão proficientes”, o secretário ainda ressalta a importância da cidade de Itanhaém estar sendo tão representada na questão educacional, “Além de ser uma grande alegria para todos, a importância é que a gente vê que o efeito é um grande estímulo aos alunos e, ao mesmo tempo, aos profissionais, professores, coordenadores pedagógicos e diretores”.  

Ele também responde que os moradores da cidade podem esperar por mais investimentos na área da educação, sendo o ensino na região prioritário na vinculação de uma parte dos orçamentos públicos. A segunda fase da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa começa no período de 26 de setembro a 11 de outubro, com os resultados emitidos pela comissão julgadora sobre as redações aprovadas na fase estadual. Após esta etapa, as redações aprovadas estarão convocadas para a Semifinal.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.