quarta-feira, 4 de setembro de 2019

.: "Tatianices" é peça-festa que estreia no Teatro Sérgio Cardoso

Peça-festa Tatianices apresenta aos pequenos o universo literário de Tatiana Belinky em comemoração ao centenário da escritora infantojuvenil. Com dramaturgia de Marcello Airoldi e direção de André Capuano, concepção e pesquisa Deborah Corrêa e Elder Fraga espetáculo estreia dia 7 de setembro no Teatro Sérgio Cardoso. Elenco traz Joaz Campos, Rita Gutt, André Pereira e Gabriel Ivanoff


Créditos: Bob Sousa

A saudosa escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky (1919-2013) é homenageada no infantojuvenil Tatianices, de Marcello Airoldi, que estreia no feriado do dia 7 de setembro, no Teatro Sérgio Cardoso. O espetáculo tem direção de André Capuano, músicas originais de Joaz Campos, que também está no elenco ao lado de Rita Gutt, André Pereira e Gabriel Ivanoff.

Com bom-humor e música tocada ao vivo, essa espécie de peça-festa comemora o centenário da escritora ao promover o encontro entre a Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil, e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo.

Essa figura conecta a história da família que sai da Rússia foragida da guerra na primeira metade do século XX, com a da mulher que escreveu 250 livros ao longo de sua vida e foi responsável, por exemplo, pela criação, ao lado do marido Júlio, de centenas de episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo na TV Tupi.

A ideia é reunir atores-narradores e personagens famosos de Belinky para organizar uma espécie de festa de aniversário e de celebração da carreira dela. No caminho de sua festa a menina encontra inúmeros personagens que habitam seus livros no futuro, mas que ela ainda não sabe que os inventou.
É como se o tempo apresentasse à futura autora a sua própria obra. Os personagens são responsáveis por fazê-la viver essa experiência para que possa chegar à sua maturidade como autora, caso contrário, não haverá celebração. Atemporal e sua equipe têm a missão de fazer a Tatiana criança viver de forma plena sua vida, cercada de livros, do amor da família, de um ambiente criativo e propício para a imaginação.

“Escrever um texto para o público infantojuvenil sobre Tatiana Belinky é tão desafiador quanto prazeroso. Certamente ela é uma das autoras mais importantes desse país e sua obra influenciou um sem número de pessoas interessadas na literatura para crianças e jovens”, afirma o autor Marcello Airoldi.

Sobre a encenação: A concepção de encenação surgiu do desafio de criar uma peça-festa para Tatiana Belinky. “Um presente que queríamos dar a ela, ao público e também a nós, artistas. Uma homenagem muito especial, num momento muito triste. Uma comemoração da arte, num tempo de depreciação da arte no Brasil”, diz o diretor André Capuano.

A encenação foi inspirada por conversas que Deborah Corrêa, a idealizadora do projeto, também produtora e figurinista, teve com Tatiana Belinky nos últimos anos de sua vida, em entrevistas concedidas pela escritora, em sua obra e nas vidas dos próprios artistas que criaram o espetáculo. “Criamos a festa mais divertida e poética que conseguimos. Esperamos, agora, inspirar o público”, diz o diretor.

No espetáculo existem três camadas distintas, que se cruzam e interferem umas nas outras, ressaltando a ligação entre passado, presente, futuro, ficção e realidade. Nessas camadas transitam personagens que preparam uma festa, Tatiana com 10 anos de idade, acontecimentos da vida real da escritora, personagens fictícios criados por ela e memórias dela em relação a sua mãe e a seu do pai.

Sobre Tatiana Belinky: Nascida em 1919 em Petrogrado, na Rússia, Tatiana Belinky chegou ao Brasil com sua família aos 10 anos, fugindo das guerras civis que assolavam sua terra natal. Radicada em São Paulo, ela escreveu mais de 250 livros voltados ao público infantojuvenil, com destaque para "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Diversos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros.

Ela também trabalhou como tradutora e adaptadora e passou por grandes veículos de comunicação como a Folha de S.Paulo, o Jornal da Tarde e a TV Cultura. Tatiana e seu marido Júlio Gouveia foram responsáveis pela primeira adaptação de O Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para a TV Tupi.

SINOPSE: Com bom humor e música tocada ao vivo, a peça-festa comemora o centenário da escritora Tatiana Belinky (1919-2013), que escreveu cerca de 250 livros infantojuvenis ao longo de sua carreira. Capaz de superar as barreiras do tempo, o personagem Atemporal conduz a menina Tatiana para sua festa de aniversário de 10 anos e, no caminho, ela encontra inúmeros personagens que habitam seus livros no futuro, mas que ela ainda não sabe que os inventou.

FICHA TÉCNICA
Ideia e pesquisa: Deborah Corrêa, Elder Fraga e Joaz Campos
Dramaturgia: Marcello Airoldi
Direção: André Capuano
Direção de Animação: Joaz Campos
Direção de Arte: Kleber Montanheiro
Interpretes: Joaz Campos, André Pereira, Gabriel Ivanoff e Rita Gutt
Músicas originais composta: Joaz Campos, Marcelo Airoldi, Giovani Martins e Gabriel Ivanoff e Tatiana Belinky "Canção do Navio"
Música: Tatiana Belinky "Canção do Navio"
Direção musical: Joaz Campos, André Pereira, Gabriel Ivanoff e Rita Gutt
Cenário: Criação Coletiva
Figurino e adereços: Deborah Corrêa
Designer gráfica: Aida Cassiano
Ilustrações Desenhos Artísticos: Victor Grizzo
Krigamis: Osvaldo Piva
Bonecos: Marcio Pontes 
Visagismo: Kleber Montanheiro
Iluminação: Ronaldo Dias
Fotos: Bob Sousa
Assessoria para mídias sociais: Gabriela Wazlawick
Assistente de direção: Gilka Verana
Assistente de iluminação: Kelvin Imperio
Produção Executiva e cenotécnico: Karlito Soares
Direção de Produção: Deborah Corrêa e Elder Fraga
Realização: D&E Produções e Cia Pé no Canto – Cooperativa Paulista de Teatro

SERVIÇO
Tatianices, de Marcelo Airoldi
Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista Estações do Metrô Próximas: São Joaquim e Brigadeiro
Linhas de ônibus: 475M-10 Jd. da Saúde; 967A-10 Imirim/Pinheiros
Temporada: 7 de setembro a 13 de outubro 
Aos sábados 15h e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (11) 3288-0136
Bilheteria: Vendas Antecipadas – de terça a sábado das 14h às 19h | Vendas para o Espetáculo do dia – das 14h até o início do espetáculo.
Vendas online: Ingresso Rápido
Classificação: recomendado para crianças a partir de 4 anos
Duração: 50 minutos

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.