sábado, 19 de outubro de 2019

.: Coletânea resgata obra autoral de Paul Simon, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em outubro de 2019.

Uma coletânea de canções escritas por Paul Simon e interpretadas por outros artistas foi lançada pelo selo Ace. E na prática, funciona como um bonito tributo para o compositor americano, que é frequentemente apontado como um dos melhores de todos os tempos.

Esta coletânea abrange praticamente todas as fases de Paul Simon. Desde os tempos em que fazia dupla com Art Garfunkel nos anos 60 e início dos 70, passando por sua fértil carreira solo. Em alguns casos, as versões soam até óbvias. Em especial, nas interpretadas pelas cantoras de música folk, como Emmylou Harris (que canta "The Boxer") e Shawn Colvin (que interpreta "American Tune").

A versão soul de Aretha Franklin para "Bridge Over Troubled Waters" não chega a superar a original, solada por Garfunkel no vocal. Mas também soa bem convincente. E há versões com os grupos The Hollies ("I Am A Rock") e The Tremeloes (Blessed), mostrando uma conexão da obra de Paul Simon com o rock produzido nos anos 60.

Annie Lennox, do duo Eurythmics, canta de forma motiva a balada "Something So Right", enquanto que o grupo The Bangles recria "A Hazy Shade Of Winter", um hit dos anos 60, com o clima de new wave dos anos 80. Por sua vez, o duo Peaches And Herb interpreta "The Sound Of Silence" com uma irresistível batida de soul music. E o mestre da folk music, Willie Nelson, empresta sua habitual classe ao cantar Graceland, da produção dos anos 80 de Paul Simon.

Se a intenção foi mostrar a pluralidade da obra do compositor, esta coletânea cumpre bem o seu papel. São versões bem agradáveis para se ouvir no CD player ou no seu serviço de streaming.


"Graceland" - Willie Nelson

"Bridge Over TRoubled Waters" - Aretha Franklin

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.
 
google.com, pub-3645003449125371, DIRECT, f08c47fec0942fa0 subdomain=subdomain.resenhando.com subdomain=subdomain.www.resenhando.com