sexta-feira, 25 de outubro de 2019

.: MIS SP: observação entre a janela do trem e Rio Pinheiros

Formada em Fotografia pela Panamericana Escola de Arte e Design, a autora Márcia Beltrão expõe no projeto Nova Fotografia 2019, do MIS


Desde terça-feira, dia 22 de outubro, o MIS deixa acessível a mostra do programa Nova Fotografia 2019, chamada Em curso, da fotógrafa Márcia 
Beltrão. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, no Espaço Nicho.

Ainda dentro da programação da mostra, no dia 30 de outubro, a fotógrafa realiza um bate-papo aberto ao público com Ronaldo Entler, responsável pelo acompanhamento curatorial da mostra.

Em Curso foi realizada a partir da observação da fotógrafa entre o trem, o Rio Pinheiros e sua paisagem, que convivem lado a lado, atravessando parte da cidade de São Paulo. 

“Ao fotografar o percurso que o trem faz nas margens desse rio, me remeto à 
experiência cinematográfica, em que as janelas servem como "frames", que se repetem e contam histórias. As histórias dessa cidade e das pessoas que por ela passam”, descreve a fotógrafa, cuja formação se deu na Panamericana Escola de Arte e Design. 

A série teve início em 2015, quando Marcia começou a fotografar sempre do ponto de vista de quem está no trem, o qual segue acompanhando as margens desconstruídas do rio, se colocando no eixo desse contraste. “Entendo que o trem é o ponto de convergência entre as pessoas e o rio. A janela é um lugar pelo qual a gente olha e traz o novo, servindo também como um respiro e distraindo do caos ao redor. O movimento do trem adiciona a fragmentação”, diz a fotógrafa.

“Em um gesto sutil de resistência, e sem qualquer romantismo, Marcia Beltrão tenta construir por meio da fotografia uma sensibilidade sincronizada com a saturada que é vista pela janela de um trem suburbano. Assim, ela compõe com os resíduos desse imaginário moderno um discurso ajustado à contemporaneidade. 

Acostumada a ver o mundo pelo enquadramento da câmera, ela descobre que o trem, com seu ritmo e suas próprias molduras, constitui um dispositivo capaz de falar o idioma fragmentário de nossas paisagens”, diz Ronaldo Entler. “Essas imagens não são capazes de restituir nem as belezas, nem as promessas que ficaram pelo caminho. Mas, ao menos, elas inventam uma gramática que permite traduzir as contradições da cidade em breves encontros poéticos”, completa.

A série foi realizada entre 2015 e 2018 e é composta por 17 dípticos e duas imagens individuais.

Bate-papo com a fotógrafa 
No dia 30 de outubro, a fotógrafa Márcia Beltrão realiza um bate-papo com Ronaldo Entler. A conversa, aberta ao público, será realizada às 19 horas, no Auditório LABMIS, com entrada gratuita. Para participar basta retirar senha com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

Sobre a fotógrafa: Márcia Beltrão nasceu em Curitiba (PR) e atualmente vive em São Paulo. É advogada, mestre nas áreas de economia agrícola e educação. Estudou fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design e participou da exposição coletiva de fotografia À procura de um centro, com Curadoria de Rosely Nakagawa. Atualmente, dedica-se à fotografia autoral com projetos que abordam os temas rio Pinheiros, Minhocão e araucárias.

Serviço
Exposição Em curso – Fotógrafa Márcia Beltrão 
Data: De 22 de outubro a 1 de dezembro
Local: MIS (Avenida Europa 158) 
Horário: Das 10 horas às 20 horas 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.