sexta-feira, 25 de outubro de 2019

.: Pat Travers resgata o som das big bands no álbum "Swing!"



Por Luiz Gomes Otero*, em outubro de 2019.

Depois de mais de 40 anos de carreira, você pensaria que o guitarrista Pat Travers estaria mais acomodado na sua música. Mas o que ocorre é exatamente o contrário. Ele está sempre buscando novos horizontes para explorar o seu talento. E o mais recente lançamento, intitulado "Swing!", traz  releituras de canções clássicas dos anos 40 e 50, que eram tocados pelas chamadas big bands conduzidas por arranjadores como Glenn Miller, Duke Ellington e Tommy Dorsey, entre outros.

"Swing!" sucede o seu excelente álbum de 2015, "Retro Rocket". Travers traz o que com certeza será chamado de um dos registros mais exclusivos de sua distinta carreira:  "Swing!" apresenta arranjos de rock de banda completa de "Sing Sing Sing" de Louis Prima, "Take The 'A' Train" de Duke Elington, "In The Mood" de Glenn Miller e muitos mais.

Desnecessário falar sobre as qualidades de Pat Travers. O guitarrista é dono de uma técnica refinada e inspirada no blues rock. Mas também é capaz de se aventurar em experiências musicais ricas como essa. Todas as versões ficaram acima da média. Eu destacaria "Take The A Train" e "In The Mood" como dois momentos marcantes.

O próprio Travers explica a gênese e a criação do álbum no release de divulgação: "Há pouco tempo, eu ouvia o canal dos anos 40 no rádio por satélite e comecei a pensar que seria divertido entrar na música da era do Big Band Swing. Pensei que poderia encontrei um lugar para o meu estilo de guitarra lá e perguntei às pessoas da Cleopatra Records se elas pensavam o mesmo.Eles descobriram e com o apoio de Cleopatra, comecei a pesquisar a música, as bandas e os jogadores daquele período”.

O resultado você pode conferir nesse Swing! Um trabalho que ilustra as possibilidades do guitarrista para mostrar uma nova face de seu talento. E que, de quebra, vai fazer você ficar com vontade de dançar com a pessoa amada na sala de casa.



"In The Mood"




"Take The A Train"




"Let me Good Times Roll"



*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.