terça-feira, 3 de dezembro de 2019

.: #MasterChefBr: entrevista com Izabel Alvares, que lança livro de delícias



Por Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando.


Entrevistar a chef Izabel Alvares, vencedora da segunda edição da versão brasileira do reality show culinário "Masterchef" era um objetivo do Resenhando há muito tempo. Ela acaba de lançar o livro "Delícias da Izabel", voltado para os fãs da boa culinária e o melhor da literatura gastronômica.

Na obra, lançada pela editora Alaúde, a chef apresenta ao leitor receitas de encher os olhos e dar água na boca, com pratos desenvolvidos no estilo low carb, adotado pela chef e que contribuiu na eliminação de 40 quilos. “Este livro é a celebração dessa mudança. São receitas que fazem parte do meu cotidiano, divididas entre todas as refeições. Um apanhado do melhor que aprendi nos últimos anos, pratos que seguirão comigo para sempre, ao lado do livro de receitas da minha avó”, relata a autora.

A introdução é assinada por ninguém menos que Paola Carosella. Nas entrelinhas, a chef argentina lembra a passagem de Izabel pelo programa, conta um pouco como foi viver esta experiência e relata a emoção de reencontrar Izabel na cozinha do "MasterChef" após a vitória. “Ela tinha esse andar de ganhadora, um olhar de ‘eu sou vencedora’, com um passo certeiro e firme, que dizia ‘eu sei quem eu sou’. Não deu, não consegui conter as lágrimas”. Nesta entrevista exclusiva, ela relembra a trajetória que a fez campeã do programa de culinária mais querido dos brasileiros, fala sobre o livro e os motivos que a levaram a emagrecer 40 quilos.


RESENHANDO - O que o público pode esperar do livro "Delícias da Izabel"?
IZABEL ALVARES - Um livro sobre comida afetiva e saudável ao mesmo tempo. Com cara e sabor de comida de vó, mas sem refinados e açúcar.

RESENHANDO - Acredita que a literatura gastronômica sofre algum tipo de preconceito?
I.A. - Pelo contrário! Acredito, inclusive, que os livros de gastronomia, em geral, estão cada vez fazendo mais sucesso. A gastronomia em si, ganhou muito espaço nos últimos anos.


RESENHANDO - Você perdeu 40 quilos. Quais as diferenças entre a Izabel da época em que venceu o "MasterChef" e a Izabel de hoje?

I.A. - Autocontrole. Antigamente me sabotava o tempo inteiro e não tinha disciplina. Essa foi a maior transformação. Aprender a controlar minha ansiedade também.


RESENHANDO - O emagrecimento reflete também em uma mudança interna? De que maneira? 

I.A. - Quando você consegue realizar um objetivo difícil, fazer uma real transformação na sua vida, você se torna mais confiante. É como me sinto hoje... como se pudesse realizar tudo que me propuser a fazer.


RESENHANDO - O que você aconselharia para alguém que pretende emagrecer e não consegue? 

I.A. - Pensar em uma dieta possível, simples, que se adeque ao seu dia-a-dia. Não fazer “despedidas”, sair chutando o balde na noite anterior. Comece aos poucos, faça testes com seu corpo e, quando se sentir preparado, simplesmente, comece. Se derrapar, levante-se imediatamente e corra atrás do tempo perdido. O que faz uma dieta possível é a capacidade de mantê-la após as escapadas.


RESENHANDO - A introdução do livro é assinada por Paola Carosella. Qual é a sua relação com ela e como ela é nos bastidores do "MasterChef"?
I.A. - Não tenho uma relação próxima com ela, e quando ela topou escrever a introdução do meu livro, quase caí pra trás. Ela é de uma sensibilidade única. Uma mulher extraordinária, batalhadora, sofisticada e simples ao mesmo tempo. O que você vê na TV, é exatamente o que ela é na “vida real”.


RESENHANDO - Como foi para você a experiência de participar do programa?
I.A. - Foi a melhor coisa que me aconteceu. Mudou tudo na minha vida... agora, voou o tempo! Pareceu uma espécie de sonho.


RESENHANDO - De que maneira o programa mudou a sua vida? 
I.A. - Pude mudar de profissão e trabalhar com o que realmente sempre gostei. Eu me tornei uma figura pública na internet, o que é muito bacana nos dias de hoje. Isso me abriu muitas portas. Interajo com pessoas diferentes todos os dias. Consegui mudar minha vida.


RESENHANDO - O que aconteceu com você depois de sair do programa?

I.A. - Estagiei no Le Pre Catelan, um restaurante com estrela Michelin, no Rio. Fui para Paris, fiz o curso da Le Cordon Bleu e quando voltei, abri a MagrelaShop, uma loja online de produtos low carb.


RESENHANDO - Qual o melhor, e o pior momento, dentro do programa?

I.A. - O melhor é quando passamos pro mezanino direto. É uma sensação ótima! A pior é ir para a berlinda. Ficar entre os dois piores.


RESENHANDO - Da sua edição, se não tivesse vencido,  quem você considera que deveria ser o participante vencedor?

I.A. - O Fernando. Acho que ele é um grande cozinheiro. Está fazendo uma bela carreira e está arrebentando no "MasterChef - A Revanche".


RESENHANDO - Qual o participante de todas as edições do programa mais talentoso de todos os tempos?

I.A. - Mais talentoso é difícil dizer, mas a participante que mais evoluiu após a sua participação foi a Elisa Fernandes, da primeira temporada. Ela trabalhou ao lado do Alain Ducasse, um dos maiores chefs do mundo, por três anos, sem falar francês. Virou uma grande cozinheira.


RESENHANDO - Com quais participantes do "MasterChef" você mantém contato?
Raul, Sabrina, Major, Tenente, Cecília


RESENHANDO - Qual a sua maior qualidade e o seu maior defeito?

Qualidade: inteligente. Defeito: medrosa.


RESENHANDO - Qual é seu prato favorito de todos os tempos?
Bolo de laranja da minha avó Sylvia.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.