sábado, 14 de dezembro de 2019

.: Programa CCBB Educativo em SP conversa de arte com jovens


Em dezembro, o Programa CCBB Educativo em São Paulo apresenta uma série de eventos voltados ao público infantojuvenil e à integração com as famílias pelo projeto Lugar de Criação. São quatro atividades aos fins de semana e feriados. Educadores desenvolvem uma programação especial com foco na ocupação, convivência, criação e no diálogo com a arte.

Trata-se de um espaço em que a equipe recebe o público e integra adultos e crianças em processos de experiência com os conteúdos da exposição em cartaz, que neste mês é "Chiharu Shiota: Linhas da Vida" ("Lifelines"), com curadoria de Tereza Arruda.

Na primeira atividade do mês, o Programa CCBB Educativo convida a todos a viajar pela história da Abayomi, nome de origem iorubá, que significa “aquele que traz felicidade”. A palavra também se designa a bonecas de pano artesanais, feitas a partir de sobras de tecido reaproveitadas.

Em outras três oficinas, o projeto vai reunir o público infantojuvenil para construções de peças artísticas, brinquedos e também para uma visitação a monumentos da região central paulistana, que contam um pouco da história da colonização da cidade.

As ações do programa CCBB Educativo estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não-governamentais.

Sobre o Projeto Lugar de Criação
Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte. É um espaço em que a equipe de educadores recebe o público e atua também no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com os conteúdos da exposição.

Programação:
"Lugar de Criação"
Sábados, domingos e feriados – de 10h às 12h e de 12h às 14h

14 e 15 de dezembro
"Eu faço meu brinquedo"
"Pode ou não pode?"
O Programa CCBB Educativo convida a todos a construir um objeto artístico tátil, fazendo uso de diferentes materiais para a experimentação que revelem as múltiplas formas de sentir pelo tato e vivenciar texturas, trazendo questões de acessibilidade de forma interativa e colaborativa.

21 e 22 de dezembro
"Trocação de Histórias"
"Derivas da Memória"
A partir de narrativas de diferentes culturas presentes no centro histórico de São Paulo o Programa CCBB Educativo propõe uma deriva por alguns monumentos da região central paulistana que contam e representam narrativas fictícias e reais da colonização da cidade. No trajeto sugerido, os educadores estarão presentes em duas paradas: na Praça Antônio Prado e no CCBB. O público será instigado a transitar por esses espaços, observar, dialogar e registrar por meio de fotos e vídeos com duração de até 1 minuto, indícios de diversos processos de ocupação presentes na atualidade.
Consulte a programação completa no site ccbbeducativo.combb.com.br/cultura ou na bilheteria.

28 e 29 de dezembro
"Desde Pequeno"
"Encontro [Nós]"
Você já construiu algum brinquedo durante uma viagem? E por acaso essa viagem foi de navio? Que tal embarcar nessa história conosco e navegar por mares pouco conhecidos e cheios de encontros? O Programa CCBB Educativo convida a todos a viajar pela história da Abayomi, a fim de nos aproximarmos dessa prática presente na construção da identidade afrobrasileira, e significados como o encontro precioso e aquele que traz felicidade e alegria.

Serviço:
CCBB São Paulo - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo - SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651/3652
E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças
Site e redes sociais: bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.