domingo, 12 de janeiro de 2020

.: Grátis: espetáculo "O Besouro Mutante", do Grupo Namakaca


Comemorando 14 anos de trabalho continuo de pesquisa o Grupo Namakaca realiza projeto de circulação com o espetáculo "O Besouro Mutante" em parques da cidade, faz mostra de repertório no Circo do Beco e diversas atividades formativas com oficinas de malabarismo e de iniciação circense para adultos e crianças, especialidades da companhia.  O grupo foi contemplado com o Edital de Apoio a Criação Artística – Linguagem Circo, da Secretaria Municipal de Cultura. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto começa com a apresentação do espetáculo Besouro Mutante no Parque da Independência (no Ipiranga), dia 18 de março, domingo, às 16h. E segue no Parque da Aclimação, dia 7 de abril; Parque Jardim da Luz (Bom Retiro), dia 14 de abril; Parque Raul Seixas (José Bonifácio), dia 15 de abril; Parque Vila Guilherme(Vila Maria), dia 21 de abril e Parque Piqueri (Tatuapé), dia 29 de abril.

De 2 de abril a 1º de maio acontece a mostra de repertório no Circo no Beco, na Vila Madalena com os espetáculos "Carlos Felipe em Apuros" (dia 2 de abril), "Quebrando a Bacia" (dia 9 de abril), "O Omelete" (dia 16 de abril), "É Nóis na Xita" (dia 23 de abril), "Besouro Mutante" (dia 28 de abril) e "Zé Preguiça" (dia 1º de maio).

Formado pelos artistas circenses Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho, o Grupo Namakaca  foi criado em 2004 com a proposta de ampliar, contribuir e preservar os horizontes da linguagem do palhaço e das artes do circo. Desde então, criaram sete espetáculos:  "É Nóis na Xita", "Zé Preguiça", "Besouro Mutante", "O Omelete", "Carlos Felipe em Apuros", "Quebrando a Bacia" e o mais recente espetáculo, "O Pavão Misterioso".

“Nosso estímulo para este projeto vem ao encontro com tudo de inusitado que podemos oferecer ao público, e também pelo desejo de interferir em locais onde, comumente, os frequentadores não encontram manifestações artísticas”, explica Cafi Otta.

Programação completa

Espetáculo "Besouro Mutante"
Direção: Rhena de Faria. Duração: 50 minutos. Classificação: livre. Três vendedores charlatões rodam o mundo divulgando seu incrível produto: o Elixir Besouro Mutante, uma bebida milagrosa capaz de resolver todos os males, físicos e psíquicos. A prova da sua eficácia é a transformação do fusca 73, antes conhecido como Tétano, em uma máquina incrível. Utilizando suas habilidades circenses, os três caixeiros viajantes tentam convencer a plateia dos poderes de seu produto, transformando até mesmo os próprios espectadores, que descobrirão habilidades que nem imaginavam ter.

Dia 18 de março, domingo, às 16h.
Parque da Independência - Av. Nazareth, S/N – Ipiranga.
Dia 7 de abril, sábado, às 11h.
Parque da Aclimação - Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação.
Dia 14 de abril, sábado, às 11h.
Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, S/N - Bom Retiro.
Dia 15 de abril, domingo, às 16h.
Parque Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Dia 21 de abril, sábado, às 15h.
Parque Vila Guilherme – Trote - Av. Nadir Dias de Figueiredo - Vila Maria Baixa.
Dia 29 de abril, domingo, às 11h.
Parque Piqueri - Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé.



Mostra de Repertório
Local: Circo no Beco
Rua Belmiro Braga, 31 – Vila Madalena.

Dia 2 de abril, segunda-feira, às 21h.
"Carlos Felipe em Apuros"
Carlos Felipe é um homem elegante, educado e fino.  Sua vida segue aparentemente em equilíbrio, mas seu universo é repleto de pequenos problemas.  A partir daí técnicas de equilibrismo, malabares e palhaço são usadas para que Carlos Felipe e a plateia divirtam-se sem parar.  Um espetáculo simples, quase sem texto, baseado na relação entre o artista, o público e o espaço a sua volta. Direção: Grupo Namakaca. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

Dia 9 de abril, segunda-feira, às 21h.
"Quebrando a Bacia"
O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho do contra-regra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do nosso herói. Atrás das cortinas do picadeiro, o personagem transita por vários tipos do imaginário do circo: malabarista, palhaço, mágico, tudo terminando sempre em grande confusão. Como no momento em que se arrisca no picadeiro para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. Direção: Alê Roit. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.


Dia 16 de abril, segunda-feira, às 21h.
"O Omelete"
Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? O artista Du Circo responde esta pergunta com uma mistura de ingredientes: técnicas circenses, muita habilidade e pitadas generosas de humor. Um espetáculo que revive momentos inesquecíveis do imaginário circense. Apesar de estar sozinho no palco, Du Circo divide a cena com o público o tempo inteiro. A participação ativa da plateia é uma das características principais do espetáculo. Direção: Grupo Namakaca. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

Dia 23 de abril, segunda-feira, às 21h.
"É Nóis na Xita"
Carro chefe do grupo, esse espetáculo circense mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação. Além de malabarismos, monociclos, acrobacias e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, pandeiro e percussão. Direção: Alê Roit. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.


Dia 28 de abril, sábado, às 16h.

"Besouro Mutante"
Três vendedores charlatões rodam o mundo divulgando seu incrível produto: o Elixir Besouro Mutante, uma bebida milagrosa capaz de resolver todos os males, físicos e psíquicos. A prova da sua eficácia é a transformação do fusca 73, antes conhecido como Tétano, em uma máquina incrível. Utilizando suas habilidades circenses, os três caixeiros viajantes tentam convencer a plateia dos poderes de seu produto, transformando até mesmo os próprios espectadores, que descobrirão habilidades que nem imaginavam ter. Direção: Rhena de Faria. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.


Dia 1º de maio, terça-feira, às 17h.

"Zé Preguiça"
A peça infantil é uma infiel adaptação de Lazy Jack, conto folclórico britânico que imortalizou a figura arquetípica do preguiçoso presente em diversas culturas, inclusive no Brasil,  com o emblemático Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato. Premiada em 2008 no 12º Cultura Inglesa Festival como Melhor Espetáculo Infantil, seu roteiro é estruturado a partir da interpretação de três galos narradores, que cantam, tocam e improvisam versos. Em seguida o que se vê é uma divertida sequência de números e esquetes cômicos, onde a trupe mostra seu diversificado repertório de técnicas circenses. Direção: Lu Lopes. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.



Oficinas
Oficina de manipulação de objetos não convencionais
Dias  16 e 23 de maio, das 19h às 22h.
Local: Galpão do Grupo Namakaca.
Rua Álvaro Martins, 17 – Vila Ipojuca.
Público: artistas, alunos de escolas de circo/artes cênicas, mímicos, artistas circenses com intenção de criarem números com objetos normalmente não utilizados para fazer malabarismo.
12 vagas
Inscrições até o dia 14 de março pelo e-mail: namakaca@gmail.com
A seleção será divulgada até o dia 16 de março pela página do grupo no Facebook.


Oficina de malabarismo para iniciantes e iniciados

Dia 5 de maio, das 9h30 às 12h30
Local: Tendal da Lapa
Rua Constança, 72 – (travessa da Rua Guaicurús) – Lapa.
Público: curiosos, artistas, alunos de escola de circo com dificuldade em malabares, pessoas que queiram lutar contra a gravidade,...
Idade: a partir de 8 anos  
20 vagas
Inscrições até o dia 27 de abril e-mail: namakaca@gmail.com
A seleção será divulgada até o dia 30 de abril pela página do grupo no Facebook.


Oficina de iniciação circense para pais/mães e crianças.

Dias 28 de abril, das 9h30 às 12h30.
Local: Galpão do Grupo Namakaca
Rua Álvaro Martins, 17 – Vila Ipojuca
Público: interessados em circo em geral de todas as idades.
20 vagas
Inscrições até o dia 20 de abril e-mail: namakaca@gmail.com
A seleção será divulgada até o dia 23 de abril pela página do grupo no Facebook.

Oficina de Passe de Clave
Dias 23 de março e 6 de abril, das 14h30 às 17h30.
Local: Galpão do Grupo Namakaca.
Rua Álvaro Martins, 17 – Vila Ipojuca.
Público: Iniciados em atividade circense - nível intermediário e avançado.
20 vagas
Inscrições: enviar carta de interesse contando sua trajetória circense e habilidades de passe de clave até o dia 19 de março.
Obs: caso trabalhe em dupla ou em grupo fazer uma única inscrição informando o número de participantes.    

Bate Papo
Dia 9 de abril, às 14h.
Local: EEP (Encontro de Estudos da Palhaçaria) - Centro de Memória do Circo – Café dos Artistas.
Galeria Olido – Av. São João, 473.
Objetivo: falar sobre o histórico da companhia.

Sobre o Grupo Namakaca
O Grupo foi criado em 2004 para ampliar, contribuir e preservar, através de pesquisas contínuas, os horizontes da linguagem do palhaço e das artes circenses brasileiras.  Em sua trajetória criou sete espetáculos: "É Nóis na Xita"; "Zé Preguiça"; "Besouro Mutante"; "O Omelete"; "Carlos Felipe em Apuros"; "Quebrando a Bacia"; e o mais recente espetáculo, "O Pavão Misterioso".

Com eles realizaram mais de 1.000 apresentações, em 23 estados brasileiros, agindo sempre nas fronteiras sociais, oferecendo atrações com entrada gratuita para pessoas com pouco ou nenhum acesso a espetáculos circenses e teatrais.  O Grupo Namakaca também se arriscou em outras praias, como no musical Noé, Noé, Deu a Louca no Convés, de Ivaldo Bertazzo, na ópera A Italiana em Argel, de Hugo Possolo  e no longa-metragem O Contador de Histórias, de Luiz Villaça. 

Fora do Brasil, se apresentaram em Hamamatsu, Japão; em diversas Convenções Européias, como na Eslovênia, na Grécia e na Holanda; e em alguns dos mais importantes festivais de teatro da Espanha, como o FIT de Cadiz e o Festival de Teatro Clássico de Almagro. Em 2016 participaram das gravações de uma série de tv que será exibida pelo Canal HBO.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.