quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

.: Japan House SP apresenta instalação artística de Tadashi Kawamata

Intervenção exclusiva, feita com mais de 180 mil hashis, ocupa segundo andar do centro cultural de 04 de fevereiro a 12 de abril. A visitação é gratuita

Nest - Photo. Archives kamel mennour_Easy-Resize.com


A Japan House São Paulo apresenta, de 04 de fevereiro até 12 de abril, a obra ‘Construção’, de Tadashi Kawamata, artista japonês de destaque na cena contemporânea internacional. Ele é reconhecido por realizar instalações de grande dimensão com o uso de materiais pouco convencionais, como os hashis (par de pequenas varetas usadas pelos japoneses como talher), importante elemento do cotidiano da cultura nipônica, utilizados na obra criada exclusivamente para o segundo piso do centro cultural.

Em seu trabalho, Kawamata levanta questões sobre as necessidades e os desejos humanos, por meio de um estudo cuidadoso que oferece ao expectador um novo ponto de vista do local em que a obra se encontra. Famoso pelo reaproveitamento dos mais variados tipos de materiais como fragmentos de madeira, pranchas, barris e cadeiras, em ‘Construção’ - obra idealizada após uma visita do artista à Japan House São Paulo em 2019 – ele utiliza mais de 180 mil hashis (90 mil pares) e evidencia um organismo que reage ao espaço em que está inserido, em uma movimentação que toma grande escala no centro cultural. Para ressaltar a versatilidade do trabalho de Kawamata, a mostra apresenta também uma série de fotos e vídeos das principais intervenções realizadas ao longo de sua carreira, compondo um panorama histórico do artista.

“Kawamata ocupa a Japan House São Paulo com essa massa simultaneamente densa e leve de hashis, alterando a natureza desse objeto tão simples e corriqueiro, que usamos de forma mecânica, sem muita atenção. Envolve seus visitantes nesse novo ambiente que cria, enaltecendo o material e a sua essência ao tirá-lo de seu contexto. E desconcerta o público com essa intervenção artística e arquitetônica, ao modificar a paisagem com a qual estão acostumados." comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo. Os hashis utilizados nesta obra são materiais de refugo, ou seja, seriam descartados por não atenderem as exigências de padrões para sua finalidade tradicional.

Por meio de uma proposta da Japan House São Paulo, a montagem da obra ‘Construção’ contou com a colaboração de dezenas de estudantes que participaram do Programa de Voluntariado da instituição, no qual jovens universitários de artes, arquitetura, design,  entre outras áreas, tiveram a oportunidade de auxiliar na montagem da instalação, sob supervisão da equipe do artista. No total foram mais de 350 voluntários inscritos de diversas universidades de São Paulo. “O envolvimento da comunidade estudantil neste projeto foi fundamental e reforça a importância dada aos diferentes tipos de intercâmbio cultural que promovemos na Japan House São Paulo”, relata Natasha. Este processo colaborativo segue a lógica que permeia o trabalho do artista em toda sua carreira.

Nascido em Hokkaido, em 1953, Tadashi Kawamata foi convidado a representar o Japão na Bienal de Veneza de 1982, com apenas 28 anos. Desde então, produziu intervenções artísticas em Paris, Berlim, Tóquio e Nova Iorque, incluindo duas edições da Documenta de Kassel, Alemanha, em 1987 e 1992. Esta exposição marca o retorno do artista à São Paulo, após mais de 30 anos de sua primeira e única exposição na cidade, em 1987, quando participou da 19ª Bienal Internacional de São Paulo, com a “Nove de Julho Caçapava", uma intervenção ao ar livre na Avenida Nove de Julho, esquina com a rua Caçapava.

‘Construção’, Tadashi Kawamata
Japan House São Paulo
De 04 de fevereiro a 12 de abril de 2020
Segundo andar
Entrada Gratuita

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no facebook.com/JapanHouseSP

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.