terça-feira, 28 de abril de 2020

.:"Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão": melhor álbum de Marisa Monte


"Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão" é o terceiro álbum de estúdio de Marisa Monte lançado em 1994. Lançado em 1° de agosto de 1994, debutou na primeira posição dos discos mais vendidos no Brasil e se tornou o terceiro álbum consecutivo de Monte a alcançar essa posição na parada musical. 

O álbum está na lista dos 100 melhores discos da história da música brasileira, segundo publicação da revista Rolling Stone. Foi o primeiro disco de Marisa Monte produzido pela própria cantora. É considerado pela crítica como o melhor trabalho dela. Nos Estados Unidos, o disco recebeu o nome "Green, Blue, Yellow, Rose & Charcoal".

O álbum contém em sua maioria faixas novas, além de regravações das músicas “Balança Pema”, de Jorge Ben Jor (na qual Gilberto Gil participa tocando violão), “Pale Blue Eyes” de Lou Reed e “Dança da Solidão” de Paulinho da Viola; e um dueto com Laurie Anderson cantando trechos em Inglês da canção “Enquanto Isso”. A Velha Guarda da Portela ainda faz uma participação especial na canção “Esta Melodia”, que fecha o álbum.

Pouco após o lançamento do álbum, foi lançado uma pequena compilação intitulada “Marisa Monte: Songs from Rose and Charcoal“, que continha as músicas “Segue o Seco“, “Na Estrada“, “Maria de Verdade” e “Pale blue eyes“. Na versão em vinil do álbum, é cortada a faixa “Pale Blue Eyes”. Entre suas 13 faixas, o disco contém sete canções inéditas (“O Céu”, “Maria de Verdade”, “Ao Meu Redor”, “Segue O Seco”, “Bem Leve”, “De Mais Ninguém”, “Na Estrada” e “Enquanto Isso”), além de cinco covers (“Pale Blue Eyes” de Lou Reed, “Dança da Solidão” de Paulinho da Viola, “Alta Noite” de Arnaldo Antunes, “Balança Pema” de Jorge Benjor e “Esta Melodia” de Jamelão). A faixa “Enquanto Isso” é cantada em português e inglês, tendo trechos nessa última língua cantados por Laurie Anderson.

Nas novelas brasileiras, a música "Dança da Solidão" fez parte da trilha sonora da novela "Quatro por Quatro", da Rede Globo, como tema tema das vingadoras: Auxiliadora (Elizabeth Savala), Babalu(Letícia Spiller), Bibi (Betty Lago) e Tatiana (Cristiana Oliveira). "De Mais Ninguém", da novela "Explode Coração", de Glória Perez, na Rede Globo, foi tema de Edu (Cássio Gabus Mendes) e Yone (Deborah Evelyn). "Na Estrada" fez parte da trilha sonora da novela "Vira Lata", de Carlos Lombardi, na Rede Globo, como tema da protagonista Helena (Andréa Beltrão). Os singles do álbum foram, nesta ordem: "Dança da Solidão", "Maria de Verdade", "Na Estrada"e "Segue o Seco".


Tracklist de "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão"
1. “Maria de Verdade” (composição de Carlinhos Brown) 3:47
2. “Na Estrada” (Brown/Marisa Monte/Nando Reis) 3:25
3. “Ao Meu Redor” (Reis) 3:48
4. “Segue o Seco” (Brown) 4:53
5. “Pale Blue Eyes” (Não incluída na versão em vinil, de Lou Reed) 5:08
6. “Dança da Solidão” (participação especial: Gilberto Gil no violão. De Paulinho da Viola) 3:31
7. “De Mais Ninguém” (participação especial: Época de Ouro. De Arnaldo Antunes/Monte) 4:15
8. “Alta Noite” (Antunes) 3:49
9. “O Céu” (Monte/Reis) 3:27
10. “Bem Leve” (Monte/Antunes) 2:28
11. “Balança Pema” (Jorge Ben Jor) 3:02
12. “Enquanto Isso” (participação especial de Laurie Anderson nas partes em Inglês. De Monte/Reis) 4:18
13. “Esta Melodia” (participação especial da Velha Guarda da Portela. De Bubu da Portela/Jamelão) 6:34. 
Duração total: 53:17.

"Dança da Solidão" - Marisa Monte

"Maria de Verdade" - Marisa Monte

"Na Estrada" - Marisa Monte

"Segue o Seco" - Marisa Monte

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.