domingo, 14 de junho de 2020

.: Cursos online gratuitos de cinema e literatura têm inscrições abertas


Inscrições a partir desta segunda-feira, no site do CPF Sesc - sescsp.org.br/cpf.

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc abriu inscrições para cursos online gratuitos de cinema e literatura. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 15 de junho.

Gratuito e com 50 vagas, o curso "Cinema e Literatura", que acontece de 18 de junho a 9 de julho, às quintas, das 14h às 16h, realiza um panorama histórico  para destacar as aproximações e distâncias entre essas artes. Com abordagens histórico-críticas e leituras encenadas, o curso explora as especificidades de cada arte, discute a noção de adaptação e destaca exemplos paradigmáticos em que o encontro do cinema com a literatura resulta em obras-primas.

Com Olga Fernández, atriz e doutoranda em artes cênicas pela Eca-Usp, com projeto sobre o trabalho teatral no cinema de Leon Hirszman, a partir das influências de dispositivos de criação no Teatro de Arena na elaboração de seu próprio trabalho como diretor e como diretor de atores.

Com Adilson Mendes, historiador pela Universidade Estadual Paulista (2000), doutor pela ECA-USP. Autor de Trajetória de Paulo Emilio (Ateliê: 2013). Organizou o livro de Thomas Elsaesser Cinema como Arqueologia das Mídias (Edições Sesc: 2018).

"Autoficções e 'diários' em tempos de Pandemia", gratuito, acontece na terça-feira, dia 30 de junho, das 19h às 21h, e conta com 20 vagas. O curso trata do romancista de autoficção, um fabulador e criador de sua própria vida. Ele é aquele que inventa uma história a partir das suas experiências, das suas fantasias e de seus traumas - por isso precisa de um tempo para gestar e compreender o passado para escrever. É possível, então, escrever "literatura" neste momento conturbado ou apenas diários de quarentena? Nesta  oficina este tema será discutido.

Com Jacques Fux, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013, do Prêmio Capes de Tese, do Prêmio Cidade de Belo Horizonte e do Prêmio Manaus de Literatura. Autor de 7 livros. Doutor e pós-doutor em Literatura Comparada. Pesquisador na Universidade de Harvard (2012 a 2014).
Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013, do Prêmio Capes de Tese, do Prêmio Cidade de Belo Horizonte e do Prêmio Manaus de Literatura. Autor de 7 livros. Doutor e pós-doutor em Literatura Comparada. Pesquisador na Universidade de Harvard (2012 a 2014).


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.