quinta-feira, 4 de junho de 2020

.: "O Fio da Palavra", livro que percorre os caminhos da escrita, tem 2ª edição



Global Editora lança a segunda edição do livro "O Fio da Palavra", do cultuado escritor Bartolomeu Campos de Queirós. Com lustrações de Salmo Dansa, a obra percorre os processos da escrita e faz diversos questionamentos nas 48 páginas da obra. 

Como será que um autor escreve? Será que ele planeja ou tem a inspiração? Como conversar sobre isso? Cada escritor tem seu percurso, tem sua forma de se relacionar com o texto. Este livro é uma declaração de amor à escrita, a cada letra que é desenhada pelo poeta. E o que o leva a escrever? Já pensou? "É a coceira nos dedos", como disse o autor. A vontade de escrever é maior do que o poeta.

Sobre o autor
Bartolomeu Campos de Queirós foi muito importante para a literatura. Ele nasceu em 1944 na cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais - fato que não gostava de falar abertamente, e viveu a infância em Papagaios, no mesmo estado, com o avô. Aos seis anos de idade, perde a mãe. Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), formou-se em educação e artes, e criou-se como humanista. 

Cursou o Instituto de Pedagogia em Paris e participou de importantes projetos de leitura no Brasil como o ProLer e o Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários para professores de leitura e literatura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e membro do Conselho Estadual de Cultura, ambos em Minas Gerais, sendo também muito convidado para participar de júris e comissões de salões, além de curadorias e museografias.

É autor do Manifesto por um Brasil Literário, do Movimento por um Brasil literário, do qual participava ativamente. Por suas realizações, Bartolomeu colecionou medalhas: Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira e Medalha Santos Dumont (Governo do Estado de Minas Gerais). Recebeu, ainda, láureas literárias importantes, como Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Jabuti, FNLIJ e Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 16 de janeiro de 2012, na cidade de Belo Horizonte, em decorrência de insuficiência renal.

Ficha Técnica - "O Fio da Palavra"
Edição: 2ª edição
Formato: 14 x 21 cm
48 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 130 gramas
ISBN: 978-85-260-2501-1
Código de Barras: 9788526025011

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.