quinta-feira, 4 de junho de 2020

.: "Café Filosófico Expresso" estreia na TV Cultura com "Gula e Boemia"


No episódio de estreia, Fernanda D’umbra e Fabrício Corsaletti falam da relação da humanidade com a alimentação. Fotos: Pedro Caldas

Com 16 anos de existência, o "Café Filosófico" tem se reinventado quanto à forma, conteúdo, cenários e palestrantes que protagonizam reflexões relevantes para o pensamento contemporâneo. Em sinergia com esse processo evolutivo, o Instituto CPFL, em parceria com a TV Cultura, estreia na emissora o programa "Café Filosófico Expresso", na terça-feira, dia 9, às 23h.

O novo formato reúne dois convidados em cenários itinerantes que servem como palco para um diálogo mais curto - mas não menos qualitativo - sobre um tema definido por meio de uma curadoria própria de conteúdo. Aliás, qualidade foi uma preocupação constante na entrega do projeto.

“O Instituto CPFL tem uma produção audiovisual intensa e contínua. O acervo do Café Filosófico é um celeiro de inúmeras possibilidades para explorarmos e encontramos novas formas de reflexão. A TV Cultura, nossa parceira há muitos anos, acreditou na relevância desta produção e vai exibir os episódios em sua grade. Isso coroa nossos esforços para entregar conteúdo de alta qualidade à população brasileira”, pontua o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Diferentemente do programa tradicional, com 2 horas de duração ao vivo e 50 minutos na TV, o tempo do “Expresso” gira em torno de 25 minutos. Com uma mecânica mais dinâmica e sem pré-roteiro, o programa adota novas linguagens, criando uma personalidade própria, porém, mantém os valores do Café Filosófico por meio de temas e reflexões conectados à veia editorial do programa original.

Primeira temporada
A temporada "Sete Pecados na Literatura" tem inspiração na série "7 Prazeres Capitais - Pecados e Virtudes Hoje", realizada pelo Café Filosófico CPFL em 2014, com curadoria de Leandro Karnal. A lista dos sete pecados capitais é descrita pela história como a lista dos vícios. Sua intenção seria o controle dos padrões religiosos mediante a aproximação com Deus. Por outro lado, o texto literário inverte o método religioso e permite ler, com os olhos dos escritores, os pecados como paixões fundamentais para a existência do ser humano.

Para Eneida Maria de Souza, convidada do episódio 3, que trata do pecado da preguiça, participar do projeto foi uma experiência inovadora. “Colaborar com o Café Expresso em torno do tema da preguiça, com Frederico Barbosa, interlocutor de fino trato, foi uma experiência ímpar na minha trajetória acadêmica. A conversa, sem pretensões eruditas, acompanhou o movimento vivo de São Paulo, visitou suas ruas e contemplou os arranha-céus, imagem de uma cidade tão evocada e vivida por Mário de Andrade”, explicou.

Com estética que faz alusão ao estilo documental, o Café Filosófico Expresso fez uso de recursos de captação de imagens em movimento. Para as imagens aéreas, o emprego de drones deu amplitude ao trajeto percorrido pelos convidados. Foi a primeira vez que o Café Filosófico fez uso do equipamento dentro de um episódio. Para as imagens captadas no interior dos automóveis, foram utilizadas câmeras esportivas que, além de menores e melhor ajustadas ao ambiente de um carro, também garantem maior estabilização do vídeo.

O projeto, que foi gravado antes da pandemia em 2019, demandou uma equipe de cerca de 30 profissionais entre câmeras, diretores, produtores, além de operador de áudio, equipe de conteúdo, comunicação e os pesquisadores convidados.



Primeiro episódio
Para a estreia da temporada "Sete Pecados na Literatura", o episódio será sobre Boemia e Gula, com Fernanda D’umbra e Fabrício Corsaletti. O episódio vai refletir sobre quais relações podem ser traçadas entre criatividade e gula e ainda: a intensidade criativa pode se confundir com o prazer da gula? No estado de boemia, come-se. E bebe-se pela gula. Ou pela excitação do paladar? Na boemia, floresce a poética do ser, do texto, da poesia. Os artistas podem ser boêmios profissionais? Existe uma gula por produtos culturais, principalmente livros?

"Boemia e Gula" percorre o caminho até a Livraria Simples e o Box 62 - um restaurante frequentado por hipsters, localizado debaixo de um viaduto da Radial Leste e que faz frente com o Teatro Oficina. A conversa faz uso do livro Perambule, de Fabrício Corsaletti, como referência literária. O episódio também relembra trechos do acervo do Café Filosófico no programa com Luis Estevam de Oliveira Fernandes: “Entre vícios e virtudes, uma história da relação da humanidade com sua alimentação”. O “Episódio 1: Boemia e Gula” vai ao ar na próxima terça-feira, dia 9, às 23h, logo após o programa #Provoca, na TV Cultura.

Confira as datas de exibições de todos os episódios da 1ª temporada:

9 de junho - Episódio 1 - "Boemia e Gula"
16 de junho - Episódio 2 - "Orgulho Clandestino"
23 de junho - Episódio 3 - "Macunaíma e a Preguiça Primordial"
30 de junho - Episódio 4 - "Avareza na Literatura Infantojuvenil"
7 de julho - Episódio 5 - "Ira e Literatura Marginal"
14 de julho - Episódio 6 - "Imagem e Inveja"
21 de julho - Episódio 7 - "Luxúria na Literatura e na Vida"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.