terça-feira, 16 de junho de 2020

.: Quarentena: como preparar um Chivito - lanche uruguaio - em casa?



Guilhermo Quintana, Chef do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este, conta a história por trás do Chivito, tradicional lanche uruguaio. Foto: Chivito do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este

Sabe-se que a época é de isolamento social, mas nada impede que as pessoas possam conhecer outros sabores do mundo, não é mesmo? O nome pode soar estranho para os brasileiros, mas o Chivito é um clássico sanduíche uruguaio que nunca sai de moda. Preparado com basicamente tudo dentro, carne bovina, queijo, presunto, maionese, alface, tomate, bacon, azeitonas... e o que mais estiver ao alcance do chef na hora do preparo, este lanche delicioso é um verdadeiro sucesso de vendas entre uruguaios e turistas. Mas como ele surgiu?

O Chef Guilhermo Quintana, do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este, recorda que o lanche foi criado por acidente, em meados da década de 40, pelo proprietário do restaurante Mejillón Bar, Antonio Carbonaro. “Segundo arquivos da época, o Chivito foi um improviso para atender a uma turista argentina que havia pedido carne de cabrito. Mas como esse tipo de carne não era muito comum no Uruguai, Antonio resolveu preparar um sanduíche especial com carne bovina e uma série de ingredientes. A receita pegou e desde então o lanche passou a ser vendido”, conta Quintana, que também serve Chivito no Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este.

Segundo relatos da imprensa uruguaia da época, a receita de Antônio chegou a vender mais de mil Chivitos por dia, especialmente para atender os jogadores que saiam dos cassinos. Hoje, quase 80 anos depois da invenção do Chivito, o sanduíche ainda é servido em todo o Uruguai e é um verdadeiro sucesso de vendas. Mas o seu modo de preparo varia de lugar para lugar. Ora com ingredientes diferentes ou modo de preparo alternativos.

O preparo mais comum, utilizado pelo Chef Quintana no Las Brisas, aliás, leva bife na chapa, bacon, presunto, muçarela, alface, tomate, ovo cozido, maionese, azeitonas e pão. A iguaria também acompanha fritas. Além do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este, outros empreendimentos da região também servem um excelente Chivito. Para fazer em casa, leva menos 30 minutos para preparar as porções e é uma delícia. Vamos tentar?



Ingredientes (para cada lanche)

  • 1 bife para cada pão - pode ser alcatra ou filé mignon, mas se você não tiver e quiser dar um jeitinho brasileiro, use hambúrguer artesanal (feito em casa com carne moída) ou industrial.
  • Recomenda-se pão de hambúrguer, mas pode usar o de sua preferência - pão francês, pão de cará, pão de leite, italiano e até pão de forma.
  • 1 folha grande de alface americana
  • tomates em rodelas
  • 1 fatia de presunto
  • 1 fatia de muçarela 
  • 2 fatias de bacon 
  • 1 ovo
  • Maionese à gosto
  • Azeitonas cortadas em pedaços ou sem caroço à gosto

Modo de preparo
Em uma frigideira ou chapa muito quente, frite a carne temperada e coloque um pouco de azeite. Frite os ovos, se preferir pode fazer com gema mole, fica uma delícia. Frite os pedaços de bacon. Para montar, espalhe a maionese no pão. Coloque a carne, o ovo frito em cima da carne, bacon, presunto e a fatia de queijo mussarela, que vai derreter. Acrescente a alface, os pedaços de tomate e as azeitonas cortadas ou sem caroço. Por sua natureza o Chivito é servido com o pão fechado, como um sanduíche, mas muitas pessoas preferem que o lanche seja servido no prato.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.