sexta-feira, 14 de agosto de 2020

.: Agenda: Orquestra Ouro Preto comemora 20 anos com live especial

 Orquestra Outro Preto - Foto Nathália Torres


Os planos eram diferentes. Depois de iniciar 2020 com a turnê de "Valencianas 2" em Portugal, segundo álbum lançado com o cantor e compositor Alceu Valença, a Orquestra Ouro Preto seguiria a temporada já programada em Belo Horizonte e pelo Brasil. Mas diante da pandemia da Covid-19, foi necessário se reinventar e se adaptar. Os 20 anos da Orquestra serão comemorados em formato especial, com uma live com do grupo completo, no dia 21 de agosto, transmitida diretamente do Teatro Sesc Palladium, em Belo Horizonte, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde. Será a volta dos músicos aos palcos, mas com o diferencial de o contato com o público desta vez ser virtual. O encontro acontecerá a partir das 20h30, pelo canal de YouTube da orquestra - youtube.com/orquestraouropreto.

A pedido do público, o repertório será uma mistura inusitada dos concertos que marcaram a história de excelência e versatilidade da Orquestra: o rock orquestrado dos Beatles, a beleza da musicalidade mineira de Fernando Brant e Milton Nascimento, os sucessos de Valencianas, os clássicos do cinema e muito mais.

A live também comemora o aniversário do Maestro Rodrigo Toffolo, fundador e regente titular do grupo, que ressalta que o momento será especial. "Vamos fazer um passeio pela nossa discografia. Será a primeira vez que vamos apresentar, no mesmo concerto, um repertório que abrange vários projetos da nossa trajetória de duas décadas. É uma live para celebrar e mostrar a versatilidade do nosso repertório".

Além da formação completa, o concerto contará com a participação do premiado pianista Cristian Budu, brasileiro de origem romena considerado um dos principais expoentes da sua geração. O público que estiver acompanhando de casa também será presenteado com a presença virtual de artistas que fizeram parte da trajetória da orquestra, como Alceu Valença, Ivan Lins, Tim Rescala, Bárbara Paz, entre outras surpresas.

Para a realização da live, e visando a segurança dos músicos, produtores e de toda equipe envolvida no projeto, a Orquestra Ouro Preto contratou o médico infectologista Dr. Aílton Alves Júnior, que desenvolveu um protocolo específico para a apresentação da Orquestra, de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo que todos os cuidados sanitários sejam adotados. A equipe envolvida no projeto é reduzida, todos os profissionais terão a temperatura aferida, frascos de álcool em gel estarão disponíveis, além de máscaras e o distanciamento correto no palco entre os músicos. "A Orquestra seguirá um rigoroso protocolo técnico de segurança sanitária específico para o evento que vai permitir que toda a equipe e os músicos possam desempenhar o trabalho com toda segurança, transformando a música em pílulas de esperança no processo de resgate de promoção da saúde", destacou o médico.

A live irá trazer também uma parceria especial que vai unir a música e a solidariedade. O público de casa poderá contribuir com o Mesa Brasil Sesc, um programa nacional de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos para famílias carentes, dedicado ao combate à fome e ao desperdício.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria "Melhor Álbum de MPB", e indicada ao Grammy Latino 2007, como "Melhor Disco Instrumental", por Latinidade. Os discos "Latinidade - Música para as Américas", "Antônio Vivaldi - Concerto para Cordas" e "The Little Prince", versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

Saiba mais: orquestraouropreto.com.br

Serviço - Live Orquestra Ouro Preto
Data: 21 de agosto
Horário: 20h30
Transmissão: http://www.youtube.com/user/OrquestraOP

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.