domingo, 16 de agosto de 2020

.: Grátis: Dirce Thomaz apresenta peça baseada no livro "Quarto de Despejo"

Espetáculo tem como base a obra-diário "Quarto de Despejo", que recebe adaptação especial para a série Teatro #EmCasaComSesc. Foto: Paulo Pereira

Dentro de apresentações teatrais das lives #EmCasaComSesc, nesta segunda-feira, dia 17, às 21h30, a atriz Dirce Thomaz apresenta o monólogo "Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus", com direção da própria atriz-criadora e realização da Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro. A classificação indicativa é 12 anos. A peça pode ser assistida no YouTube do Sesc São Paulo youtube.com/sescsp -  e no Instagram do Sesc Ao Vivo - @sescaovivo

Narrado em primeira e terceira pessoas, o espetáculo mostra a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, que escreveu sobre sua trajetória repleta de luta, superação e sofrimento. Tendo por base a obra-diário "Quarto de Despejo", o espetáculo recebe adaptação especial para a série Teatro #EmCasaComSesc. Atriz, diretora e dramaturga há mais de trinta anos, Dirce Thomaz é também presidente-fundadora do Centro de Desenvolvimento Cultural e Social do Negro Maria Thomaz de Jesus, com passagens marcantes no teatro. 

Ela foi a protagonista de "Xica da Silva", com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Antunes Filho. Considerado um símbolo da escrita feminina no Brasil, "Quarto de Despejo" foi lançado em 1960 e tornou-se sucesso editorial. O livro narra o dia a dia das comunidades pobres da cidade de São Paulo, o sofrimento, a fome e as angústias dos moradores e as mudanças pelas quais passavam as favelas neste momento. Compre "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, neste link.

Com concepção, direção e atuação de Luciana Paes, integrante da Cia. Hiato, a peça "Olar Universo" será apresentada na quarta-feira, dia 19. Os textos do espetáculo são livremente inspirados nos livros "A Breve História de Quase Tudo", de Bill Bryson (compre neste link), e "Sapiens", de Yuval Noah Harari (compre neste link), obras que trazem para o público temas científicos gerais sobre o universo e as grandes perguntas feitas pelo homem. A direção de fotografia e operação de câmera é de Otávio Dantas e a trilha sonora de Kuki Stolarski. A peça narra a história de uma mulher em quarentena em seu apartamento, que tenta entender por que o universo se deu o trabalho de criá-la. Classificação indicativa: 12 anos.

Na sexta-feira, dia 21, o ator Antônio Petrin apresenta "Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores", grande sucesso de público e crítica. Com quase 52 anos de carreira, o ator volta a interpretar Jacek que, assim como ele, é um ator. Na peça, o ator polonês está às vésperas da estreia de uma montagem de "Ricardo III", de Shakespeare, quando seus médicos o proíbem de continuar a trabalhar, pois sofre do coração. 

Para Jacek, encerrar sua carreira significa sua própria morte, tamanha sua vocação artística. Por isso, ele continua os ensaios. Atuar para ele é o que o faz estar vivo. Inspirado no depoimento de um ator polonês cardíaco, transcrito no livro "Além das Ilhas Flutuantes", do diretor teatral italiano Eugênio Barba, a peça foi escrita e é dirigida por Eduardo Figueiredo. A trilha foi criada exclusivamente para o espetáculo, com piano interpretado por Elaine Giacomelli. Classificação indicativa: 14 anos.

Agenda de 17 a 21 de agosto, sempre às 21h30

Segunda-feira, 17 de agosto: Dirce Thomaz em "Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus".
Quarta-feira, 19 de agostoLuciana Paes em "Olar Universo".
Sexta-feira, 21 de agostoAntônio Petrin em "Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores".
Transmissões pelo Instagram @sescaovivo e YouTube do Sesc São Paulo - youtube.com/sescsp



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.